Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

11 Dec 2017

7 passos para economizar nas compras de fim de ano

O fim de ano é uma época repleta de confraternizações e alegrias. Junto com as comemorações, no entanto, chegam também as temidas compras de Natal, tradição que, apesar de comum, pode comprometer o orçamento para o ano que vai começar.

Para não se deixar levar pelos excessos na hora de fazer suas compras de fim de ano, é importante adotar algumas práticas e deixar de lado alguns hábitos nocivos, como não fazer um orçamento para os presentes de Natal, abrir mão das pesquisas de preço e parcelar toda e qualquer compra que fizer.

É essencial, ainda, selecionar as melhores lojas para suas compras, como as que oferecem algum tipo de benefício, por exemplo. Fugir das compras por impulso, escolher bem os presentes e, de repente, investir no amigo-oculto para aliviar as finanças também sãoformas de não gastar tanto dinheiro na época festiva.

Confira, então, 7 passos para economizar nas compras de fim de ano:

1. Faça um orçamento

O primeiro passo para economizar nas compras de fim de ano é fazer um orçamento estipulando os gastos que terá no período. Nesse sentido, analise a quantia que tem disponível para as despesas da época de festas e a divida entre os presentes e itens que precisam ser comprados.

Um ponto importante: reserve um pequeno valor para compras que não foram previstas. é muito comum ter que comprar um presente de última hora para uma pessoa que não era esperada ou ter um gasto extra com algum item da ceia, por exemplo.

2. Pesquise preços antes de comprar

Com o orçamento em mãos e uma ideia dos presentes e produtos que precisarA?o ser comprados, parta para a pesquisa de preço. Sites como BuscapÉ e Google Shopping podem ser grandes aliados na sua busca pelos melhores negócios.

Caso opte por comprar em lojas online não deixe de considerar pontos como frete (o que pode encarecer o valor final do produto) e, ainda, prazo de entrega. é essencial fazer suas compras com antecedência para não correr o risco de ficar sem presente por problemas com a transportadora.

Fique atento também a promoções e cupons de desconto enviados pelas lojas. Mesmo um abatimento de 5% em um presente pode fazer toda a diferença no valor final das suas compras de fim de ano.

3. Escolha a melhor forma de pagamento

Muitas pessoas recorrem aos parcelamentos para terem a sensação de que estão gastando menos em suas compras de fim de ano. Não caia nessa armadilha.

Ao dividir no cartão tudo o que comprar, você aumenta o risco de se descontrolar financeiramente e, no futuro, não ter dinheiro suficiente para pagar seus débitos.

A melhor forma de economizar nas compras de fim de ano é fazer um orçamento prevendo tudo o que precisa adquirir no período, e sempre pagar suas compras é vista. além de não perder-se nos seus gastos, ao adotar a prática você pode pleitear bons descontos com as lojas.

4. Opte pelo amigo-oculto para presentear

A cada ano, parece que a lista de pessoas a serem presenteadas aumenta: pai, mãe, filhos, avA?s, irmãos, amigos do trabalho, manicure etc. Infelizmente, na maior parte das vezes, a verba disponível para presentes não dá conta de tantas lembrancinhas que tem que ser compradas.

Uma forma de não desfalcar o orçamento e começar o novo ano no vermelho é investir na realização de amigo-oculto. além de divertida, a brincadeira prevê apenas a compra de um presente em vez de vários. Uma economia e tanto.

5. Selecione bem as lojas

além de pesquisar os preços antes de fazer suas compras de fim de ano, escolha também com sabedoria as lojas em que vai adquirir presentes, produtos e serviços.

DA? preferência para aquelas que permitem oacúmulo de pontos. Esse é um benefício que pode se reverter em uma economia incrível, já que os pontos acumulados podem ser convertidos em milhas que, posteriormente, você podevender legalmente.

Na hora de escolher as lojas, opte também por aquelas que oferecem condições mais vantajosas para você, como frete/entrega grátis, desconto a partir de determinado valor, bônus que pode ser usado em compras futuras etc. Na briga por vender mais, as lojas oferecem cada vez mais vantagens para quem compra com elas.

6. Fuja das compras por impulso

O frenesi caracteràstico do fim de ano, infelizmente, estimula práticas que podem prejudicar sua conta bancária. Uma delas é a compra por impulso. Ao passear pelos shoppings e lojas online é muito fácil ceder é tentação e acabar comprando coisas que você nem precisa.

Pelo bem das suas finanças, exerça o autocontrole e fuja das compras por impulso. Adquira apenas aquilo que está previsto na sua lista de fim de ano e no orçamento que fez para o período.

Se for muito difícil resistir, deixe o cartão de crédito bem guardado na gaveta e saia apenas com o dinheiro que será necessário para aquele dia.

7. Saiba escolher bem os presentes

O melhor presente é aquele que tem a ver com a pessoa a ser presenteada. Por isso, deixe de lado a ideia de que apenas coisas caras tem valor. além de aumentar suas chances de agradar a pessoa que vai receber o mimo, você também preserva suas economias.

Nem sempre o item mais caro é aquele que vai agradar. Pense nisso! Economizar nas compras de fim de ano é algo perfeitamente possível. Comece já a planejar o que precisa comprar nos meses de novembro e dezembro para não cair nas armadilhas comuns no período.

Comece criando um orçamento para suas compras baseado naquilo que realmente pode gastar. Em seguida, parta para uma pesquisa completa de preços. Dessa forma, você garante que realmente está fazendo o melhor negócio.

Não deixe ainda de dar preferência para lojas que ofereçam os melhores benefícios, como acúmulo depontos, e de adotar práticas que ajudam a preservar suas finanças, como investir em amigo-oculto e fugir das temidas compras por impulso.

Ao seguir esses passos, pode ter certeza que economizar nas compras de fim de ano ficará muito mais fácil!

Gostou deste conteúdo? Siga a gente noTwitter,InstagrameFacebookpara ter acesso em primeira mão a outros posts como este!

Posts relacionados

Comentários