Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

26 mar 2017

Aprenda como não perder as suas milhas

 

Há algum tempo as milhas deixaram de ser conhecidas apenas como um programa de fidelidade das companhias aéreas que recompensavam viajantes frequentes. Presentes na forma de pontos de cartão de crédito, pontos por gasto em supermercados e postos de combustível — além, é claro, na forma de recompensas em compras online —, as milhas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

A verdade é que nunca esteve tão fácil acumular pontos para trocar por benefícios como passagens aéreas, produtos e serviços. Porém, muita gente deixa de aproveitar esses benefícios simplesmente por não se atentar aos prazos de vencimento dos programas de milhagem ou por não saber como usar as milhas adequadamente. Para te ajudar a usufruir ao máximo dos programas de fidelidade, apresentamos dicas para você aprender a não perder as milhas acumuladas. Confira!

Conheça os programas de milhagem

Atualmente, é possível acumular milhas em diversos produtos e serviços que vão muito além das companhias aéreas e operadoras de cartão de crédito. Cada vez mais, empresas assumem a gestão de programas de milhagem e oferecem diversos produtos e serviços, tanto para acumular, como para gastar pontos. É o caso de programas como o Multiplus — parceiro da TAM, mas que inclui centenas de outras empresas —, o Dotz e o NetPoints. Há, ainda, os programas específicos de companhias aéreas, postos de combustíveis e estabelecimentos de atacado e varejo. Seja qual for o seu programa de milhagens, é imprescindível saber o prazo de expiração das milhas, a possibilidade de transferir as suas milhas para outros programas e, claro, os produtos e serviços que você pode contratar com as suas milhas.

Fique de olho no regulamento

Muita gente tem o hábito de não ler o regulamento dos programas de fidelidade e acaba perdendo o prazo para usar as milhas dos programas de fidelidade. O regulamento também informa como você pode usar os pontos e indicam para quem ou para quais serviços pode transferir as milhas acumuladas. Mas fique atento: os programas de milhagem costumam se reservar no direito de mudar as regras a qualquer momento. Por isso, dê uma conferida no seu extrato de pontos com alguma regularidade para evitar perder milhas.

Não perca oportunidades de ganhar mais milhas

Às vezes, você pode estar deixando de pontuar nos serviços de fidelidade por não lembrar o cadastro do programa de milhagem. No caso das passagens aéreas, é importante ficar de olho nas companhias parceiras, que também podem dar milhas para o seu programa. Além disso, o ideal também é pedir as milhas no momento da compra ou na hora do check-in. Para obter milhas de viagens passadas, o procedimento é mais demorado e varia de acordo com a empresa. Já para empresas que oferecem milhas na compra de produtos e serviços, é importante marcar sempre a opção de pontuar o programa de fidelidade e colocar o seu número de cadastro.

Transfira suas milhas

A transferência de milhas é uma ótima forma de prolongar a duração e não perder milhas. Por exemplo: se as suas milhas de cartão de crédito estão próximas da data de expiração, é possível transferir para outro programa de fidelidade — como o de companhias aéreas, por exemplo — para prolongar a validade dos pontos. Antes de transferir, confira as promoções. Alguns serviços oferecem vantagens para a transferência dos pontos de cartão de crédito e te dão pontos extras na hora de transferir. Fique atento, pois alguns programas de pontos demoram até 15 dias para transferir as milhas de um serviço para o outro. Por isso, é bom planejar até mesmo a transferência dos pontos do cartão de crédito com antecedência para conseguir comprar passagens aéreas usando milhas.

Planeje-se para usar as milhas em viagens

Quem quer usar os pontos acumulados em programas de fidelidade para viajar deve ficar atento ao planejamento para conseguir fazer um bom negócio. As companhias aéreas tendem a reservar um número restrito de assentos para a compra com milhagem e, por isso, destinos mais concorridos precisam ser reservados com bastante antecedência e tendem a ficar mais caros conforme a disponibilidade de assentos reduz.

Ter flexibilidade para viajar é uma vantagem, pois você pode procurar as datas em que as passagens estão mais baratas para a compra com milhas e também pode usufruir das promoções de baixa temporada. Um detalhe: a compra de passagens com milhas não é totalmente de graça. As companhias aéreas cobram taxas de embarque e encargos.

Diversifique

Muita gente associa os pontos de fidelidade a passagens aéreas, mas nem sempre consegue usar as milhas para este fim. Se as suas milhas estão próximas do vencimento e você não tem uma viagem à vista — seja por não ter pontos o suficiente para trocar as milhas por passagens ou por não ter disponibilidade para viajar —, confira a possibilidade de trocar as milhas por produtos e serviços. A Multiplus, por exemplo, oferece opções que variam desde as tradicionais passagens aéreas até eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, livros e DVDs, além de ingressos para shows, teatros e cinema. Dessa forma, é possível usufruir das milhas com mais flexibilidade.

Venda as milhas

Se você está com milhas próximas da data de vencimento e não tem como utilizá-las antes de vencer, a melhor forma de se beneficiar das milhas é vendendo para sites e agências especializadas, que compram pontos de programas fidelidade mesmo quando a data de expiração está próxima. A vantagem desse tipo de serviço é poder receber dinheiro em troca das milhas que você não irá usar. Os sites de compra de milhas fazem a cotação do valor das milhas de acordo com a quantidade que você tem e, em geral, fazem o pagamento antecipado na sua conta. Para usar este serviço, é preciso ter, no mínimo, 10.000 milhas para vender.

Porém, como as empresas de milhagem costumam restringir a transferência de milhas, será necessário fornecer os seus dados de usuário para a empresa no ato da venda.

Com essas dicas, você vai usufruir ao máximo das suas milhas acumuladas em programas de fidelidade sem perder as milhas conquistadas por falta de atenção aos detalhes. Para controlar as suas milhas, verifique regularmente o extrato dos seus programas de pontos e preste bastante atenção nas datas de expiração.

Gostou das nossas dicas sobre os programas de milhagem? Tem outras que podem ajudar os leitores a não perderem suas milhas? Deixe um comentário!

Posts relacionados

Comentários

*