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05 jul 2013

O que uma assistente virtual de companhias aéreas pode fazer?



A tecnologia continua evoluindo cada vez mais e trazendo novas praticidades e facilidades para nossas rotinas. Atualmente, uma das maiores tendências é a inteligência artificial.

No contexto das companhias aéreas, ela possibilita o desenvolvimento de uma assistente virtual que cada uma das empresas de aviação utiliza para economizar tempo e dinheiro e, principalmente, aprimorar a qualidade do atendimento ao cliente.

Mas como exatamente funcionam as assistentes virtuais? Do que elas são capazes? Como elas podem facilitar a sua vida? Quais são as diferenças entre a tecnologia de cada companhia aérea? Tudo isso e muito mais você vai descobrir no post de hoje. Então, continue a leitura!

As assistentes virtuais de companhias aéreas no Brasil

Conheça-as e veja o sucesso dessa estratégia!

Julia, assistente virtual da LATAM: pioneirismo

A assistente virtual da LATAM Linhas Aéreas, a primeira do Brasil, mostrou grandes resultados logo em suas duas primeiras semanas de funcionamento. Dentro desse período, a tecnologia batizada de Julia somou mais de 70 mil atendimentos realizados.

Disponibilizado no site da LATAM, o sistema de inteligência artificial foi criado para auxiliar inteiramente os passageiros na busca de informações com muita interatividade.

Inicialmente, Julia está preparada para responder a questões sobre serviços úteis aos clientes LATAM Fidelidade, como compra de passagens com milhas, despacho de bagagens, reembolso, documentação necessária, pontos do Cartão Fidelidade LATAM, embarque, entre outras.

A empresa aérea registrou 71.878 interações com clientes no período de introdução da assistente virtual. Dessas, foram respondidas 221.896 perguntas, com um índice de 82% de sucesso nos atendimentos.

As dúvidas não solucionadas imediatamente são tratadas por uma equipe de suporte da empresa e, em seguida, as respostas são incluídas na rede neural virtual da atendente. Dessa maneira, da próxima vez que as mesmas questões forem feitas por outros clientes, a atendente virtual já saberá a resposta!

Carla, assistente virtual da Avianca: intuição

Para desenvolver sua própria assistente virtual, a Avianca contou com a ajuda da Accenture Interactive e investiu na criação de uma tecnologia simples e intuitiva. Com ela, o cliente da companhia poderá ter informações em tempo real, além de solucionar dúvidas sobre suas viagens e sobre as regras da empresa.

Carla possibilita aos clientes a confirmação de itinerários, a verificação do status do voo, a localização de bagagem e, na Colômbia (país de origem da Avianca), até mesmo o check-in para voos domésticos. Você também poderá consultar informações sobre reembolso de passagens e oferecer feedbacks em tempo real para a companhia.

Altamente personalizável, a fluidez e a intuitividade da assistente virtual aparecem principalmente nos recursos de mostrar a previsão do tempo na cidade de destino e de configurar alertas diversos para lembrá-lo de levar o passaporte ou abastecer o carro antes de partir para o aeroporto, por exemplo.

Futuramente, a Avianca e a Accenture pretendem ensinar Carla a traduz frases básicas que podem ser úteis durante os voos, como “Sou alérgico a amendoins”, do espanhol para outros seis idiomas.

Gal, assistente virtual da Gol: experimentação

Para desenvolver uma assistente virtual alinhada às exigências de seus clientes, a Gol lançou, em 2017, diferentes formatos da tecnologia. Os recursos foram apresentados no seminário Bots Experience Day, que aconteceu em São Paulo.

No evento, a Gol trouxe a possibilidade de o cliente fazer check-in pelo Twitter. Após o fornecimento de alguns dados básicos, o cartão de embarque é enviado por mensagem direta na rede social. A ideia já rende entre 2 a 3 mil check-ins mensais.

Em seguida, a empresa introduziu um game para Facebook Messenger, utilizado em uma ação que durou alguns dias e que atraiu cerca de 40 milhões de pessoas. O jogo, desenvolvido em parceria com a KLM e com a Ampfy, exigia que o usuário ajudasse o protagonista a reencontrar alguém por quem ele tinha se interessado em uma festa.

Por fim, a companhia aérea apresentou sua assistente virtual de fato, batizada de Gal. Desenvolvida pela Inbenta, Gal é a responsável por responder os clientes no chat virtual no site da empresa, por onde ela orienta o usuário e dá informações simples, sempre adotando uma linguagem natural e dinâmica.

Gal conta ainda com o auxílio de sua irmã, Emília, chatbot criado também pela Inbenta especialmente para atender o site da Smiles. Para otimizar o crescimento das assistentes virtuais, ambas compartilham a mesma base de conhecimento, ou seja, aprendem uma com a outra.

As vantagens das assistentes virtuais

Veja as melhores formas de utilizar as assistentes virtuais:

Melhor atendimento

As assistentes virtuais possibilitam que as companhias aéreas atendam a um número muito maior de solicitações e dúvidas e, também, que isso aconteça com mais rapidez. E por não depender dos colaboradores para funcionar, a tecnologia funciona 24 horas por dia, todos os dias.

O resultado é que, a qualquer lugar ou horário, você poderá contar com a assistente virtual para ajudar você. Nada de ficar horas ou dias aguardando um retorno da companhia aérea!

Autonomia

Você poderá resolver rapidamente suas pendências e questões sobre seu voo ou sobre a companhia aérea de maneira geral. Não será preciso entrar em contato pessoalmente com um colaborador da empresa, seja por meio de e-mail, telefone ou pessoalmente.

Além disso, a assistente virtual não vai fazer nada por você, apenas orientá-lo sobre como proceder. Com isso, você também ganha mais autonomia para agir e resolver o que for necessário.

Inovação

Quem não gosta de ficar por dentro das mais recentes novidades que o mundo tecnologia nos proporciona? Isso vale para todas as esferas da nossa vida, desde o carro que escolhemos à TV que compramos.

Nesse sentido, a assistente virtual chama a atenção por ser uma evolução considerável em relação ao (já) bom e velho chat virtual, em que você conversa por meio de mensagens digitadas na tela com um colaborador da empresa.

Mas, é claro, a assistente virtual vai muito além disso. Algumas são até capazes de registrar e consultar seu histórico de atendimento! Elas são desenhadas justamente para facilitar a sua vida e explicar tudo o que você deseja saber e, para isso, são capazes de aprender e reter novas informações.

Portanto, quando você faz uso dessa tecnologia, tem contato com uma inteligência artificial que, há não muito tempo, parecia um plano distante. Essa inovação também traz vantagens consideráveis para a empresa, que pode se estabelecer-se como uma companhia antenada, moderna e, consequentemente, à frente da concorrência.

Mais possibilidades

De acordo com o que você falar ou solicitar, a assistente virtual será capaz de sugerir hotéis, mostrar valores em milhas, buscar promoções para o destino desejado etc.

Dessa maneira, você fica por dentro das melhores possibilidades que a companhia aérea pode oferecer a você, sendo então capaz de escolher o caminho mais interessante.

Melhor aproveitamento da equipe

Uma grande vantagem da assistente virtual para a companhia aérea — e, como você logo entenderá, também para você — é o fato de que a tecnologia permite um aproveitamento muito melhor da equipe.

Com a implementação da tecnologia, os colaboradores não terão mais que gastar seu tempo de trabalho respondendo a dúvidas e solicitações que podem ser facilmente esclarecidas pela assistente virtual, sem perda alguma de qualidade.

A vantagem que isso traz para você é que, quando for realmente necessário conversar com um colaborador por telefone ou pessoalmente, há chances muito maiores de você ser atendimento imediatamente, já que eles se dedicarão somente às tarefas que requerem a intervenção humana, e não a todas as solicitações recebidas pela empresa.

Viu só? As assistentes virtuais das maiores companhias aéreas brasileiras trazem mais facilidade, praticidade e dinamismo ao atendimento com o cliente. Está esperando o que para conhecer pessoalmente o funcionamento delas?

E já que falamos de milhas, não se esqueça de que, se você quiser dar uma utilidade lucrativa ao seu saldo, poderá vendê-las para uma empresa séria que compra suas milhas com toda segurança e oferece clareza em suas negociações.

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