Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

28 fev 2017

Como cadastrar milhas das viagens feitas?

Se você viajou e, na correria, esqueceu-se completamente de contabilizar seus pontos no programa de milhagem, não se preocupe! Mesmo assim, ainda é possível acumular seus pontos e cadastrar milhas para serem utilizadas em viagens, serviços e produtos futuros.

Cada companhia aérea tem seu programa de fidelidade com regras próprias. Mas a maior parte delas tem um prazo para que os clientes possam garantir que as milhas antigas sejam resgatadas.

Claro que o ideal é você solicitar suas milhas logo no check-in. Mas, se não fez isso, nos acompanhe neste post e descubra o que fazer para não perder seus pontos de viagens já feitas!

Passo a passo para cadastrar milhas de viagens já feitas

Para obter as milhas ganhas de viagens já feitas anteriormente, mas que não foram contabilizadas, é preciso tomar certas atitudes. Para te ajudar a não perder pontos, vamos listar algumas informações sobre como as companhias aéreas costumam permitir o cadastro retroativos de milhas.

Fique atento ao contrato

Normalmente, ao aderirmos a um  um programa de fidelidade, lemos com certa rapidez o contrato com a companhia aérea. Mas é lá que estão as regras que devem ser seguidas para qualquer procedimento relativo ao programa.

As maneiras de resgatar as milhas de viagens já feitas também estão lá. Caso essa informação não esteja tão clara nas diversas cláusulas do contrato, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente e tire suas dúvidas, seja por telefone, e-mail ou formulários online.

Se você viajou de Latam, procure a companhia

Os clientes que já possuem cadastro nos programas de fidelidade da Latam, podem solicitar a pontuação no momento do check-in, seja no balcão ou online. Caso você tenha se esquecido de fazer isso, existem duas possibilidades. Vamos falar sobre elas agora.

Se seu voo tenha sido realizado pela companhia Latam, não precisa se preocupar em solicitar a pontuação. Os pontos dos clientes do programa Latam Fidelidade são acumulados automaticamente na conta do Multiplus. Ou seja, você não precisa solicitar o resgate.

Mas, se você voou por uma companhia parceira, o procedimento é diferente. Você deve entrar em contato diretamente com o serviço de atendimento ao cliente da companhia aérea que efetuou seu voo e pedir o resgate.

Se voou de Gol, resolva tudo pelo site

No caso da Gol, a solicitação para pontuar viagens já feitas é toda realizada toda pelo site. Para isso, você deve seguir os seguintes passos:

1. acesse o site do programa da companhia, o Smiles;

2. clique na aba voos e selecionar a opção de solicitação de créditos de voos;

3. selecione o programa, no caso só vale para o Smiles, e a companhia aérea que operou o seu voo;

4. preencha o formulário com as seguintes informações: companhia aéreas; número da reserva; e data do voo; e

5. finalize o pedido, aguarde o prazo solicitado e confira se seus pontos foram creditados corretamente.

Se você já tiver jogado fora as passagens, tem como descobrir o código localizador do mesmo jeito. É só acessar o e-mail enviado pela companhia logo após a compra da passagem. O código estará lá. Sem ele, você não consegue recuperar seus pontos.

Agora, é bom saber que você tem até seis meses para solicitar os pontos de viagens já feitas. O sistema não vai aceitar sua solicitação se sua viagens foi realizada há mais de um semestre. Então, nada de comer mosca!

De Avianca, também resolva pela internet

Se você viajou de Avianca, o procedimento de solicitação de pontos é parecido com o da Gol. Você pode resolver tudo pela internet, acessando o site do programa de fidelidade da companhia.

Para isso, siga o passo a passo a seguir:

1. acesse a área do programa de fidelidade Amigo no site da Avianca;

2. faça o login utilizando seu CPF, número do programa Amigo ou e-mail e informe sua senha de acesso;

3. no menu inicial, selecione a opção de solicitar pontos;

4. preencha os dados do seu voo. Para adiantar, já tenha em mãos as informações obrigatórias:

  • companhia Aérea: selecione na lista;
  • número do voo: composto por no máximo 4 dígitos;
  • data do voo;
  • origem e destino: digite uma das opções (nome do aeroporto,  código de três letras do aeroporto ou nome da cidade) para identificar os locais de origem e destino corretos do seu voo;
  • sobrenome conforme emitido no bilhete;
  • nome conforme emitido no bilhete; e
  • número do bilhete, composto por 13 dígitos que está no seu cartão de embarque ou no comprovante da compra.

6. Finalize a solicitação e aguarde.

Você pode conferir se a pontuação foi computada e aprovada no menu “Pontos Acumulados”.

Uma informação importante: não demore para solicitar seus pontos. Você só tem até 15 dias após a viagem. Se passar disso, você perderá as milhas do trajeto já feito.

No caso da Azul, acesse sua conta do programa

Se você tiver voado pela Azul e se esqueceu de pontuar, também é possível solicitar os pontos retroativos de sua viagem. O processo também é bem simples e feito online no site da companhia.

Assim como no caso da Gol e da Avianca, o primeiro passo é acessar o site da companhia área e entrar na parte exclusiva do programa de fidelidade Tudo Azul. Então, siga as seguintes instruções:

1. acesse sua conta do programa Tudo Azul a partir do seu login (CPF ou número de fidelidade) e senha;

2. Clique na opção “Solicitar pontos da minha viagem”;

3. Informar os seguintes dados:

  • código da reserva;
  • data do embarque;
  • número do voo; e
  • cidade de origem.

4. Confirmar a solicitação.

Após seguir esse passo a passo, os pontos serão inseridos automaticamente na sua conta. Você pode conferi-los no seu extrato do programa Tudo Azul. Você tem até seis meses após a data de partida da viagem para fazer essa solicitação.

Caso você tenha algum problema com esses procedimentos ou perceba que seus pontos não foram computados, entre em contato com a Central de Atendimento das companhias.

Então, viu como não é tão difícil cadastrar as milhas de viagens que você já realizou? É possível fazer a solicitação apenas acessando o espaço dos programas de fidelidade ou entrando em contato com as companhias. Mas fique atento às condições do contrato e ao prazo que você tem para fazer o pedido!

Se você gostou das nossas dicas sobre como cadastrar milhas retroativas nas principais companhias aéreas brasileiras, compartilhe nosso post com seus amigos! Quem sabe vocês já planejam uma viagem utilizando milhas?

Posts relacionados

Comentários (2)

Escreva seu comentário

*