Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

07 jul 2016

Dicas de turismo: 11 lugares para conhecer em Portugal

Praias fluviais, aldeias com mais de 300 anos, formações geológicas monumentais, cidades que unem o passado e o futuro do velho continente, vilarejos medievais… Portugal, afinal de contas, são muitos! No post de hoje, vamos conhecer lugares que merecem ser visitados em qualquer época do ano. Confira 11 dicas de turismo para inspirar você a encontrar o destino da sua próxima viagem!

Dicas de turismo: os segredos de Portugal

Praia Fluvial da Mina de S. Domingos

Que tal unir a bucólica tranquilidade do campo à energia renovadora das margens de uma bela praia? Em Mina de S. Domingos, na parte mais nobre do Alentejo, as águas mornas são um eterno convite ao descanso e à contemplação. Trata-se de uma das melhores praias fluviais do país, em termos de qualidade, acessibilidade e segurança para os banhistas e demais visitantes. Sessões de cinema ao ar livre e áreas para churrasco e outras festividades completam o cenário ideal para férias a dois ou em família!

Pitões das Júnias – Parque Nacional do Gerês

Localizada ao Norte de Portugal, Pitões das Júnias é uma entre oitenta aldeias da região de Montalegre. E que lugar magnífico! Escondida dos turistas, a pequena localidade parece ter feito uma barganha com o tempo, ficando praticamente intocada nas últimas décadas. É o Portugal profundo, em que a melancolia do fado ressoa a todo instante, e a beleza está em cada esquina. Imperdível.

Monsaraz

Nesta lista não poderia faltar o lugar que ficou entre os finalistas do concurso “As sete maravilhas de Portugal”, na opinião de nossos camaradas lusitanos. Monsaraz, no Alentejo, é um lindo vilarejo com aspecto medieval. Algumas poucas casas pintadas de branco servem como testemunha da imponência de um enorme castelo que, um dia, protegeu os moradores locais contra as incursões espanholas. Só a vista para o Rio Guardiana já vale a visita, mas você certamente terá muito mais a apreciar!

Piódão – Beira Baixa

Ainda na categoria das “aldeias”, Piódão surge como uma das representantes mais originais e pitorescas da região central de Portugal. Reserve tempo e disposição para enfrentar curvas e mais curvas até chegar ao destino, em estradas intermináveis, estreitas e belas, rodeadas por vales e montes que farão você querer parar a todo momento para fotografar a vista. Até que as casinhas começam a ser avistadas: o castanho das paredes e fachadas de xisto, ao lado do branco imaculado da igrejinha local, fazem um cenário de contrastes e de sonhos.

Portas de Ródão

A natureza demorou vários séculos para erigir o monumento conhecido como Portas do Ródão, ao longo do ponto mais alto do folclórico Rio Tejo. Mas a espera valeu à pena, pois esta é uma das paisagens mais impressionantes de todo Portugal. A formação geológica resulta da ação milenar das águas, que provocaram erosão e foram ajudadas por uma enorme falha tectônica que abriu um espaço de 45 metros de largura. Dentre as maravilhas locais está a incrível biodiversidade, que rende longos e divertidos passeios de barco.

Ilha das Berlengas

No centro do país, próximo à cidade de Peniche, fica um arquipélago de pequenas ilhas conhecidas como Berlengas. À primeira vista, a impressão é de que um designer corajoso resolveu experimentar livremente com o granito, produzindo rochedos de formas e tamanhos variados. As gaivotas dominam amplamente o cenário, ressaltando o aspecto intocado e selvagem da região. Mas o destaque maior fica por conta do imenso forte abandonado, que ainda parece pronto para guardar a ilha dos milhares de piratas que a visitaram e pilharam no passado. Garantia de fotografias inesquecíveis!

Lisboa

Ir a Portugal e não pisar em Lisboa é um crime que deve permanecer em segredo. Aqui, reúnem-se o antigo e o novo, a tradição e a vanguarda, o passado e o futuro da Europa. O Estuário do Tejo, o Convento de Mafra, Sintra, o Palácio de Queluz… São tantos lugares que o melhor é reservar alguns dias para absorver as referências. Entre mosteiros e igrejas, torres e castelos, bairros boêmios e shoppings sofisticados, Lisboa é um dos mais ecléticos e agradáveis destinos turísticos portugueses.

Azenhas do Mar

Quem conhece os caminhos de Lisboa certamente já ouviu falar de Azenhas do Mar, que fica a apenas 40 quilômetros da cidade. Esta aldeia, que mais parece um quadro vivo, oferece uma infinidade de pequenas casas brancas dispostas uma ao lado da outra, em alturas diferentes, encravadas numa sólida montanha à beira mar. Se a temperatura da água for baixa demais para os seus padrões tropicais, experimente a piscina oceânica: Um maravilhoso convite ao ócio!

Vale das Buracas

Na Serra do Rabaçal, que pertence ao Distrito de Coimbra, ao norte do país, uma pequena estrada municipal conduz o visitante à aldeia de Casmilo — porta de entrada para um extenso vale repleto de formações inusitadas: o Vale das Buracas. Ali, abrigos rochosos dispostos em círculos e elipses estão por toda parte, misturando-se aos arbustos típicos do mediterrâneo. A aridez encontra pequenos refúgios verdes que constroem cenas semelhantes ao que há de mais bonito no Cerrado brasileiro.

Praia da Arrifana

Esqueça a superlotação das praias do Algarve durante o verão europeu. Ainda que esteja localizada na mesma região, a Praia da Arrifana fica mais a oeste, e esse pequeno acréscimo de distância é o suficiente para produzir quilômetros e quilômetros de areia tranquila, em que é possível caminhar e concentrar-se apenas no eterno ir e vir das ondas. É claro, os turistas também comparecem, mas em menor proporção. Além deles, você vai encontrar muitos surfistas que procuram as belezas e o mar desta localidade. Sem esquecer as imensas falésias, que são atração à parte!

Miranda do Douro

Para finalizar nossas dicas de turismo em Portugal, um mergulho na tradição e no folclore lusitanos: em Miranda do Douro, no Distrito de Bragança, é obrigatório conferir a ‘Dança dos Paus’, que reúne homens executando movimentos ensaiados há gerações e gerações, ao som da inconfundível gaita de foles. Não deixe de visitar o centro histórico, que abriga museus e monumentos, além de revelar a clara influência dos árabes que batizaram o local. E então, o que achou da nossa lista? Compartilhe o texto e ajude outras pessoas a descobrirem os segredos de Portugal!

Posts relacionados

Comentários

*