Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

07 nov 2011

Empresas aéreas devem oferecer balcão de atendimento a passageiros nos aeroportos

A partir desta semana as empresas aéreas que transportem mais de 500 mil passageiros por ano em cada aeroporto estão obrigadas a manter um balcão exclusivo para dar informações e atender queixas e reclamações de seus clientes. A medida foi determinada pela Anac e é parte dss novas regras de atendimento — válidas para todas as empresas aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil —  previstas na Resolução nº 196.

Além do atendimento via internet e telefone (ligação gratuita), as companhias deverão disponibilizar um balcão de atendimento em área diferente dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens. O atendimento presencial deve estar disponível no mínimo duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso.

Conforme a Anac, por meio deste atendimento as empresas devem ser capazes de receber e registrar manifestações de passageiros — tais como reclamações em relação aos serviços prestados pela empresa aérea — e adotar os procedimentos necessários para a solução imediata do problema, quando possível.

A empresa também deve informar ao passageiro o prazo final para a resposta, que não poderá ser maior que cinco dias úteis, a partir do registro de atendimento. Nesse caso, a companhia deverá fornecer ao passageiro um número de protocolo. Esse número passou a ser exigido pela Anac caso o passageiro queira registrar a ocorrência também junto à agência.

A fiscalização sobre a medida já está sendo feita e algumas empresas estão sendo autuadas pela falta do atendimento. A multa varia de R$ 400 a R$ 6 milhões, com prazo de 24 horas para adequação.

Confira as empresas que devem manter os balcões em cada aeroporto:

Belém: GOL e TAM
Brasília: GOL, Avianca, TAM e Webjet
Campinas: Azul, GOL e TAM
Campo Grande: TAM
Confins: GOL, TAM e Webjet
Congonhas: GOL, Avianca e TAM,
Curitiba: GOL, TAM e Webjet
Cuiabá: GOL e TAM
Florianópolis: GOL e TAM
Fortaleza: GOL e TAM
Foz do Iguaçu: TAM
Galeão: GOL, TAM e Webjet
Goiânia: GOL e TAM
Guarulhos: American Airlines, GOL, Avianca, TAM e Webjet
Maceió: GOL e TAM
Manaus: GOL e TAM
Natal: GOL e TAM
Porto Alegre: Azul, GOL, TAM e Webjet
Recife: GOL e TAM
Santos Dumont: Azul, GOL, Avianca, TAM e Webjet
Salvador: Azul, GOL, TAM e Webjet
São Luiz: TAM
Vitória: GOL e TAM

Clique aqui para acessar a lista completa com o número de passageiros no site da Anac.

Fonte: Melhores Destinos

Posts relacionados

Comentários

*