Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

21 jul 2016

Como escolher um plano de celular no exterior?

Quem viaja com frequência, especialmente a trabalho, sabe que depender apenas do Wi-Fi de locais públicos para se comunicar com a empresa ou a família é inviável. Muitas vezes, nos vemos desesperados atrás de um bom sinal de internet e nos tornamos reféns de estarmos apenas em certos locais para aproveitar ao máximo os minutos conectados e conseguirmos falar com quem precisamos. Ao mesmo tempo, os preços elevados do roaming internacional podem inviabilizar o uso do seu plano de celular no exterior.

No entanto, não é só porque você está fora do país que precisa ficar incomunicável ou transformar o uso do celular em uma tarefa árdua e cara. A seguir, daremos algumas dicas e explicaremos melhor como funciona e como escolher um plano de celular no exterior. Confira!

Cuidado com o roaming internacional

O roaming nada mais é do que a tarifa cobrada em ligações feitas quando você está fora do local do seu número de celular. Quando viajamos para outro país, esse é um serviço que precisa ser ativado junto à operadora para que você possa fazer ligações e usar o 3G do seu celular. Mas cuidado! As tarifas de um roaming internacional costumam ser bastante elevadas e você pode ter uma surpresa nada agradável quando voltar ao Brasil.

A maioria das operadoras oferece pacotes de roaming internacional de acordo com o seu destino e minutos necessários para falar durante a viagem. O grande ponto de atenção, porém, é que o pacote não contempla apenas as ligações realizadas, como também as recebidas e as tarifas são cobradas de acordo com o país em que você está, podendo variar bastante.

Ou seja, é preciso tomar muito cuidado para não consumir mais do que o pacote contratado ou fazer as estimativas de gastos conforme o seu plano atual aqui no Brasil e levar um susto depois.

Não deixe o seu smartphone em casa

Muitas pessoas acabam deixando o smartphone em casa quando viajam para outros países com a intenção de comprar um novo aparelho juntamente com um plano de celular local. É verdade que existem muitas promoções de operadoras em outros países que podem compensar a compra do aparelho, no entanto, é importante levar o seu smartphone para ter como se comunicar enquanto você não escolhe a melhor opção e, até mesmo, conseguir aproveitar o Wi-Fi do hotel ou da empresa para ler os e-mails e acessar as redes sociais.

Use aplicativos com o sistema VoIP

Se você se assustou com esse nome estranho e não faz ideia do que isso significa, calma, nós vamos explicar! O VoIP nada mais é do que um tipo de aplicativo que permite contatar outras pessoas por meio da internet, como o bom e velho Skype.

No Skype, em particular, além de poder falar de graça com outra pessoa que possui o programa quando estiver conectado à internet, é possível realizar ligações para celulares e telefones fixos com tarifas bastante interessantes. Só para você ter uma ideia, a ligação VoIP costuma ser mais barata do que a de um telefone fixo! Ou seja, essa é uma opção que você não pode deixar de considerar.

Pague primeiro, fale depois

Uma ótima opção para quem acabou de chegar no país de destino e ainda não teve tempo de se organizar ou precisa fazer uma ligação de emergência, são os cartões pré-pagos. Eles são facilmente encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e, principalmente, nos aeroportos.

Com um cartão pré-pago você pode fazer ligações para celulares e fixos de qualquer telefone público ou, até mesmo, do telefone do seu hotel. Essa é uma ótima alternativa para quem precisa fazer uma ligação urgente e ainda não conseguiu comprar um plano de celular no exterior.

Pesquise os planos locais

Muitas operadoras de diversos países oferecem planos com um número de celular local em que não é necessário fazer nenhum contrato a longo prazo. Com essa opção, você pode fechar um plano pré-pago com minutos limitados e usar o seu número internacional para fazer ligações dentro do país em que está visitando, além de usar o 3G de qualquer local.

Para quem vai ficar mais tempo no destino, pode ser interessante contratar um plano que englobe alguns meses e, dependendo da promoção, até aproveitar para trocar de aparelho e comprar um celular mais moderno.

Analise as opções de SIM Card internacionais

Algumas empresas de telefonia possuem opções de SIM Card internacionais que podem ser utilizados em vários países, principalmente na Europa. Com essa opção, você compra o cartão do SIM e, quando começar a fazer ligações, contrata um plano de minutos pré-pago.

Essa é uma alternativa muito prática, no entanto, é preciso ficar atento às tarifas de ligações, que variam bastante de país para país. Também vale analisar qual o pacote mais ideal para as suas necessidades para que você não contrate um plano muito grande e precise “jogar fora” os minutos ou dados que não forem consumidos.

Escolha o plano certo para você

Essa pode parecer uma dica óbvia, no entanto, é muito importante pesquisar ainda aqui no Brasil qual o plano que atende melhor às suas necessidades. As indicações de amigos e colegas de trabalho são sempre bem-vindas, mas tome cuidado para não cair na conversa de algum amigo e acabar pagando mais caro por um plano maior do que você precisa ou acabar ficando incomunicável porque os créditos que você contratou foram insuficientes para o período da viagem.

Informe-se sobre a qualidade do sinal

Independentemente de você optar por um pacote local do país para o qual vai viajar ou contratar um roaming internacional da sua operadora aqui no Brasil, também é essencial se informar sobre a qualidade do sinal no país para o qual você está viajando.

Imagina contratar um superplano para falar à vontade e, assim que chegar na cidade, descobrir que o sinal é terrível e que você mal consegue usar o celular. Nada legal, certo?

Controle o uso de dados

Outra dica que vale para qualquer opção que você for escolher é ficar de olho no uso de dados do seu celular. Manter o GPS ligado a todo momento e um monte de aplicativos abertos pode acabar consumindo todo o seu pacote de dados e, na hora que você mais precisar, o seu pacote acabar ou você ter que pagar a mais para usá-lo.

Fique de olho no consumo de dados e, sempre que possível, opte por acessar os e-mails e as redes sociais quando estiver em um local com bom sinal de Wi-Fi. Dessa forma, você deixa para usar o 3G só quando realmente precisar.

Agora que você já sabe como escolher um bom plano de celular no exterior, confira mais essas dicas e veja como fazer uma viagem em cima da hora sem gastar muito!

Posts relacionados

Comentários

*