Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

18 nov 2017

Score de crédito: o que fazer para aumentá-lo?

O Score de crédito é a ferramenta que as empresas utilizam para avaliar se uma pessoa é boa pagadora ou não. É ao Score que essas empresas que oferecem crédito recorrem para conhecer o histórico de quem faz a solicitação.

Na prática, instituições como o Serasa Experian e a Boa Vista SCPC, usam o CPF das pessoas para que, em função de uma análise mais recente de gastos e pagamentos, tenham como oferecer uma espécie de ranking a ser adotado como critério pelas empresas que concedem o benefício.

Esse é o Score, uma ferramenta que, sendo compreendida, pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida financeira. Sendo assim, saiba agora o que fazer para aumentar o seu Score.

Não atrase pagamentos

Como o Score serve para verificar se você é um bom pagador, a dica óbvia é não atrasar pagamentos. É importante lembrar que esse problema não acontece somente quando você tem a intenção de dar o calote em alguma empresa. Diante de inúmeros compromissos no dia a dia chega a ser natural que uma pessoa esqueça de um ou outro compromisso.

Nesse caso, procure meios para evitar atrasos. Pague antecipadamente sempre que possível. Outra solução é trabalhar com o débito automático para o pagamento do maior número de despesas. Hoje, contas de internet, telefone e energia elétrica podem ser concentradas no débito automático e, assim, livrar você de preocupação. A única responsabilidade será garantir fundos para cobrir a despesa.

Limpe o seu nome

mercado precisa de parâmetros para fazer concessões. Nesse sentido, se você quer ter acesso às oportunidades que se apresentam, precisa primeiro se concentrar em limpar o seu nome.

Diante de dívidas, procure os seus credores e proponha uma negociação. Estabeleça essa prioridade na sua vida financeira, tentando resolver as suas pendências o quanto antes.

A importância de limpar o nome o mais rápido possível é que, em geral, o Score é calculado considerando os últimos 12 meses da sua vida financeira, sendo assim, mesmo depois de quitadas, as suas dívidas continuarão fazendo sua nota ficar baixa até 1 ano depois do pagamento.

Organize a sua vida financeira

Nesse cenário, nenhuma dica poderia ser mais útil do que repensar a sua vida financeira. Se você tem o costume de agir por impulso e sequer acompanha com maior atenção as suas receitas e despesas, então a tendência é que surjam dívidas e, em função delas, o seu Score diminua.

Comece a agir com critérios. Recursos como a planilha financeira e até softwares mais avançados como Apps voltados para a organização, podem ser o que você precisa para começar a colocar os seus números em ordem e, assim, se tornar um bom pagador.

Utilize o cartão de crédito de forma consciente

As empresas de crédito não têm acesso aos seus dados quando você compra à vista, mas sim no prazo. Isso significa que comprando no cartão de crédito você tem como influenciar  a sua pontuação e fazer com que ela seja mais alta.

Entretanto, vale uma ressalva: tome muito cuidado com o seu cartão de crédito. É preciso fazer uso estratégico dele. A venda de milhas é uma alternativa viável. Concentrando suas compras em lojas parceiras do seu programa de milhagem, você pode fazer a transferência de pontos e depois efetivar a venda das suas milhas. Isso permite que você ganhe dinheiro e, ainda, aumente o seu Score.

Atualize os seus dados no Serasa

Você pode garantir, por conta própria, que as informações a serem repassadas sobre você para terceiros sejam compatíveis com a realidade.

É importante manter os seus dados atualizados nas empresas que fazem o Score. Isso impede que qualquer erro faça com que seus resultados fiquem abaixo do esperado.

O seu cadastro deve ser confiável para quem concede o crédito, mas, fundamentalmente, é preciso que você tenha certeza de que não está tendo pedidos negados por conta de dados equivocados.

Por isso, informações como idade, endereço e telefone precisam estar rigorosamente em dia. No caso do Serasa, basta entrar no site e usar o seu CPF para começar a mexer nos dados.

Faça o cadastro positivo

Além disso, existe uma ferramenta em especial que pode facilitar muito a sua vida. É o cadastro positivo, que funciona como uma atualização ainda mais específica que você pode fazer das suas informações. Nesse caso, mais do que manter os dados do CPF atualizados, o cadastro positivo serve para você mesmo mostrar ao mercado, espontaneamente, que tem interesse em receber crédito e está se mobilizando para tanto.

Pode parecer pouca coisa, mas somente o fato de você entrar num site como o do SERASA e efetivar o seu cadastro positivo já é o suficiente para aumentar o seu Score de crédito automaticamente, mesmo que você não tenha feito qualquer outra ação para melhorar o seu histórico.

Evite o rotativo do cartão

Ao receber a sua fatura do cartão de crédito, você tem duas opções: quitar a dívida toda de uma vez ou amenizar essa dívida, pagando somente o valor mínimo mensalmente. Parece tentador seguir pelo caminho mais fácil, que é gastar um pouco a cada mês, mas não se engane. O rotativo do cartão de crédito pode ser uma armadilha em termos de juros e esse é um erro que você não pode cometer se quiser manter sua vida financeira saudável.

Ficar em dívida com o banco é um dos problemas que mais interferem no seu Score, pois o mercado entende que se você não consegue arcar com os seus compromissos com esse tipo de instituição, então certamente não será um bom pagador.

No fim das contas, garantir meios para que o mercado o veja como uma pessoa confiável não é tarefa difícil. Basta ter critérios para lidar com o seu dinheiro e, dessa forma, cuidar para que a sua imagem enquanto pagador seja a melhor possível. Nesse sentido, compreender como funciona o Score e saber lidar com ele são ações fundamentais.

Entendeu como fazer o seu Score de crédito aumentar? Então segue a gente nas redes sociais e confira outras dicas. Acesse agora mesmo o nosso TwitterFacebook e Instagram.

Posts relacionados

Comentários

*