Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

09 Nov 2017

Transferência de milhas: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O bom aproveitamento de suas milhas pode oferecer, além de recompensas e viagens, grandes vantagens em termos financeiros. A transferência de milhas é um recurso que pode ser utilizado para ampliar as oportunidades dos programas de fidelidade, trazendo benefícios para os associados.

Para tirar proveito nas transferências de milhagens, deve se aliar o conhecimento das viabilidades oferecidas pelos programas com os hábitos pessoais. Se antes muitas milhas ficavam desperdiçadas por passarem do prazo de validade, a transferência de pontos praticamente renovam as milhas, estabelecendo mais tempo e tranquilidade para organizar aquela viagem tão sonhada.

E os ganhos não param por aí: quem possui milhas excedentes pode dar um up no orçamento do mês conseguindo dinheiro extra por meio de vendas em sites especializados. Embora pouco conhecida, a venda de milhas está sendo cada vez mais explorada por quem não perde a chance de aderir às boas novidades.

E para quem pensa que o processo de transferência de milhas é trabalhoso e burocrA?tico, não perde por esperar. Os programas de fidelidade apresentam soluções a um clique para transformar os seus pontos em benefícios excelentes para os seus clientes. Confira neste guia tudo o que você precisa saber sobre a movimentação das suas milhas e aproveite as vantagens!

O que é a transferência de milhas?

Após acumular certa quantia de pontuação nos programas de fidelidade, o cliente pode usar o recurso de transferência para efetuar outras operações, além das convencionais compras de passagens aéreas e resgate de produtos.

Permitindo um período maior de atividade da pontuação, a movimentação proporciona um melhor emprego das milhas acumuladas. Elas podem ser usadas em benefício próprio ou para terceiros, ampliando as possibilidades que vôo desde vendas de milhas até complemento de milhas para viagem de conhecidos.

Em que casos a transferência de milhas é utilizada?

Em grande parte dos casos, a transferência de milhas é efetuada para “salvar” aqueles pontos prestes a expirar. Seja por falta de disponibilidade para realizar uma viagem ou por excesso de pontuação que está sendo acumulada nos programas, é recorrente a opção da transferência para fazer com que os pontos durem mais.

A segunda utilização desse recurso se dá em favor de um parente ou amigo, em geral, para agraciA?-lo com uma viagem. Nesse caso, o cliente transfere os seus próprios pontos para a conta de quem deseja beneficiar, de modo que a pessoa receptora poderá emitir a passagem em seu próprio nome.

Por este modo, várias pessoas podem, conjuntamente, fazer uma “vaquinha” de milhas para presentear um amigo ou parente, na ocasiA?o de eventos especiais como lua de mel ou formatura. Também pode auxiliar pessoas a alcançar um determinado saldo de pontos para realizar uma viagem de trabalho ou estudos, por exemplo.

Para gerenciar melhor as viagens em família, a transferência de pontos permite que todas as passagens sejam emitidas de uma só conta, gerando bons descontos e melhor controle de destinos e datas. Os bilhetes saem com custo menor do que se fossem emitidas cada uma pela conta do titular original das milhas, ou caso fosse utilizada a opção de compra por agência de viagens.

Para quem não pretende viajar ou simplesmente quer ter uma renda extra com as milhas, é vantajoso procurar as alternativas de venda, disponíveis por meio de empresas especializadas nessa finalidade. Sendo uma ótima opção para quem está juntando dinheiro e aplicando em fundos de investimento, esse modo possibilita a conversão de milhas em dinheiro, sendo uma forma fácil de engordar o orçamento.

Quais os principais programas de vantagens que permitem a troca de milhas?

A maioria dos programas permite a movimentação de pontos, mas as regras e as condições mudam de acordo com as companhias. Esse é um ponto que deve ser avaliado cuidadosamente ao se cadastrar ou eleger um programa de fidelidade como principal receptor dos pontos acumulados.

Nem todas as companhias permitem trocas de um programa pra outro. Quem viaja muito pela Latam, por exemplo, não pode aproveitar os benefícios por meio da Smiles ou de viações associadas. Mesmo companhias que pertencem a mesma alianças nem sempre podem ter as milhas compartilhadas.

Os principais programas que permitem trocas vantajosas para os clientes sãoa TudoAzul, da viação Azul, a Fidelidade Multiplus, da Latam Airlines e a Smiles, da Gol Linhas Aéreas. Por serem os principais programas de fidelidade, estar cadastrado nessas plataformas é essencial para poder usufruir dos prêmios, vantagens e recompensas.

No entanto, para não dispersar as oportunidades, o ideal é eleger um deles como o principal, aumentando as chances de obter uma boa pontuação. Para ter um bom proveito, analise os trechos oferecidos, principais destinos requeridos e se os valores oferecidos estão de acordo com o orçamento familiar.

A transferência é uma operação legal?

A transferência de milhas não só é legal como utilizada por um grande número de pessoas para obter vantagens. Os próprios programas de fidelidade oferecem esse mecanismo para potencializar as formas de aproveitamento dos pontos pelos usuários.

No entanto, é preciso saber os detalhes do procedimento de acordo com as condições de cada programa. além da taxa cobrada pela movimentação, também variam os prazos de validade e quantidade limite de pontos que podem ser usados para a transferência.

E a venda de milhas, é uma operação legal?

Após a abertura dos programas permitindo a transferência de milhagens, suas vendas se tornaram procedimentoslA�citos e vantajosospara o usuário. Para obter sucesso na operação, esteja conectado com empresas de confiança e que possuam know-how no mercado de compra e venda de milhas.

além de beneficiar o usuário que acumulou pontos em viagens e compras em cartão de crédito, a venda de milhas permite que bilhetes sejam oferecidos a preços inferiores se comparados as tarifas oferecidas pelas companhias aéreas.

A transferência de milhas acarreta custos para o usuário?

Como a movimentação de pontos envolve o câmbio entre diferentes contas, acaba gerando um custo para quem faz a solicitação. Mesmo que ambos usuários sejam do mesmo programa, para que as milhas sejam validadas é preciso efetuar a taxa de transferência, referente ao direito de realizar esse recurso.

A taxa cobrada, contudo, não é fixa. Ela varia de programa para programa, de acordo com a porcentagem estipulada para cada centena de milha transferida a um novo cliente. Esta taxa é informada no momento de efetivar a solicitação: ela é calculada pela definição da quantidade de milhas acionadas.

O pagamento, em geral, é feito via cartão de crédito, podendo, em algumas vezes, aparecer a opção por boleto bancário. Na opção do cartão de crédito, a taxa pode ser parcelada ou paga integralmente é vista. Alguns programas, como o TudoAzul, permite algumas transferências por anosem custonenhum para o cliente.

Em quanto tempo as milhas ficam disponíveis para o usuário beneficiado?

Assim como as taxas, não há um tempo padrão para que as milhas transferidas estejam disponíveis na nova conta. Em algumas situações elas caem instantaneamente na conta de destino, no momento imediato após o pagamento da taxa de transferência. Em outros casos, podem levar até 02 horas para cair.

Em qualquer condição, as milhas não demoram mais do que algumas horas para estarem disponíveis na conta do beneficiado. De modo A?gil e facilitado, é possível usar a pontuação no mesmo dia em que a operação de transferência é realizada.

Qual o máximo de milhas é permitido transferir?

A quantidade máxima de milhas disponíveis para movimentação é contabilizada em um ciclos anuais, sendo o início da contagem o dia da primeira transferência efetuada. O teto é estipulado de acordo com a plataforma, que oferece um limite diferente por programa de fidelidade.

No caso do Multiplus, da Latam Airlines e da TudoAzul, programa de vantagens da Azul, é autorizado transferir até 50.000 milhas por cliente dentro do período de 365 dias. Já na Smiles, programa da Gol, o máximo permitido é de 40.000 milhas. Em ambos os programas, as categorias Premiumo direito de transferir mais milhas do que as categorias normais ou iniciantes.

O que é preciso para realizar a transferência de milhas?

Em primeiro lugar, para fazer a transferência é preciso resgatar os seus pontos, caso ainda não tenha feito. No caso de milhas acumuladas por trechos de viagens, este é feito automaticamente no momento do check-in. Já as milhas computadas por compra viacartão de crédito, é preciso resgatar as milhas em um programa de vantagens associado.

Verifique as condições do programa de acordo com a sua categoria, assegurando que a transferência de pontos servirA? para a finalidade desejada. O acesso ao programa pode ser feito por meio de aplicativos instalados em dispositivos eletrônicos (smartphones ou tablets) ou por meio dos web sites.

Para efetuar a transferência, é preciso ter em mãos os seus dados de cadastro para fazer o login na plataforma, o CPF da pessoa para a qual pretende transferir as milhas e os dados de cartão de crédito para efetuar o pagamento da taxa de transferência.

Confira agora o passo a passo para realizar a transferência de milhas nos principais programas de fidelidade:

Multiplus

  • entre no site daMultipluse faça o seu login;
  • acesse a área Minha Conta;
  • selecione, no menu lateral, a opção de Transferir Pontos e informe o CPF do usuário favorecido;
  • informe a quantidade de pontos a ser transferida para ver uma simulação da taxa de transferência;
  • escolha a quantidade de milhas e informe os dados de pagamento para finalizar a operação.

Smiles

  • abra o site do programaSmilese faça o seu login;
  • entre no painel Minha Conta para visualizar a área de transferência de milhas;
  • preencha os campos vazios com a quantidade de milhas que deseja transferir e o CPF da pessoa a ser beneficiada;
  • efetue o pagamento da taxa e as milhas serão transferidas em até 02 horas.

TudoAzul

  • acesse o site do programaTudoAzul. Na página principal, selecione a opção Transferir Pontos;
  • efetue o login para selecionar a quantidade de milhas transferida;
  • insira o CPF do titular da conta de destino. Caso seja um cliente usuário da TudoAzul, informe o seu número de cadastro no programa;
  • se for a primeira ou segunda transferência, é possível escolher a opção Free, livre da taxa de transferência. Caso não seja, escolha a melhor forma de pagamento e pronto.

É possível cancelar uma transferência de milhas?

Uma vez que seja realizada, a transferência não pode, sob nenhuma circunstA?ncia, ser cancelada, invalidada ou revertida. A operação não prevê reembolso, sendo a utilização das milhas transferidas de inteiro direito e responsabilidade do usuário beneficiado.

Por isso, antes de realizar o procedimento, faça a projeA�A?o de benefícios oriundos da operação. Felizmente na maioria dos casos a transferência de milhas traz vantagens para o cliente, seja por meio da movimentação para contas de terceiros ou para venda em empresas especializadas.

Como funciona o resgate de milhas via cartão de crédito?

Todos os cartões de créditos possuem automaticamente a função de acumular milhas para compras de passagens aéreas. Ao aderir o contrato da operadora, os pontos sãocontabilizados e informados na fatura mensal do seu cartão de crédito. Até mesmo o Nubank, famoso pela isenção de taxa de anuidade, aderiu é modalidade de programa de vantagens, oferecendo recompensas por acúmulo de pontos.

Os pontos ganhos no cartão de crédito rendem várias recompensas, desde artigos para casa, diárias em hotéis até milhas para passagens aéreas. Cada instituição utiliza um parA?metro para medir a pontuação, sendo a proporção, em geral, estabelecida para cada ponto, 01 por cada dólar gasto em compras com o cartão. O período de expiração também é variável, geralmente variando na mA�dia entre 01 e 02 anos.

Os programas que mais sãoutilizados para conversão de pontos de cartão de crédito em milhas sãoa TudoAzul, Smiles, Multiplus e Amigo, da Avianca. Para conseguir transformar os pontos do cartão de crédito em milhas, é preciso estar cadastrado em qualquer um desses programas.

Quais os benefícios possíveis entre programas de fidelidade?

As viações hoje em dia estão conectadas no mundo inteiro, como forma de oferecer uma melhor qualidade de serviço para os clientes. Dentre os benefícios, estão conexões menos longas e sistemas de check-in e bagagens associados, evitando atrasos e extravios de pertences.

Os programas de milhagem hoje sãoelaborados pensando nesta integração, de modo a facilitar a vida de quem deseja obter benefícios se tornando cliente constante em alguma das companhias mais conhecidas. Embora não seja possível transferir milhas diretamente de um programa para o outro, é possível obter vantagens ao viajar com empresas parceiras ou retirar trechos em companhias da mesma alianças.

No caso da Multiplus, por exemplo, ao viajar com uma companhia aérea parceira da Latam, informe o número de cadastro no programa na hora do check-in para contabilizar pontos no sistema de vantagens. Isso acontece quando se viaja com parceiros da Smiles, facilitando assim o acúmulo de pontos.

Caso não seja possível efetuar a pontuação na hora, guarde o cartão de embarque e solicite as milhas nos canais de atendimento da companhia aérea ou via programa de relacionamento. Vale lembrar que muitas passagens promocionais não emitem pontos, principalmente quando se trata de empresas aéreas parceiras.

Para quem utiliza como prioridade o Fidelidade Multiplus, consegue retirar trechos de viagens nas companhias da alianças como a OneWorld British Airways, American Airlines, Iberia e LAN, ou em companhias que possuem acordo com a Latam, como Lufthansa, Swiss, Turkish, South African e Singapore. Para isso, no entanto, é necessário acionar a empresa via telefone ou efetuar a compra por meio de um dos terminais de atendimento físico da TAM viagens.

Na Smiles, é permitido que retirar passagens na Air France, KLM, Qatar e Iberia. O procedimento aqui é feito diretamente pelo site, por meio da opção de emitir bilhetes online por parceiras aéreas.

Quando a transferência de milhas se torna vantajosa para o cliente?

Com tantas oportunidades de uso das milhagens, motivos não faltam para usufruir dos benefícios da movimentação dos pontos. Embora seja preciso analisar bem as vantagens da transferência de acordo com o benefício a ser obtido, a movimentação na maioria das vezes é uma operação bem-sucedida para o cliente.

Para quem não pretende viajar em breve e está com milhas prestes a expirar, a transferência dá longa vida é pontuação, permitindo mais tempo para programar uma viagem ou juntar mais pontos até chegar no montante necessário.

Quem fica de olho nas promoções anunciadas diretamente pelas companhias aéreas também consegue obter trechos com tarifas bastante reduzidas. Nesta condição, o melhor é transportar as milhas para um acompanhante de viagem ou transferi-las para aumentar a sua durabilidade.

Também para aqueles que não costumam acumular tantas milhas a ponto de fechar um trecho de viagem, o mais vantajoso é vendê-las, rendendo um dinheiro extra na conta bancária.

O que fazer com as milhas após a transferência?

Veja como efetivar os benefícios após realizar a operação:

Para outro participante do programa de milhagens

Ao acessar a área de sua conta no programa escolhido, as milhas cairA?o dentro de algumas horas. A partir disso, elas estarão disponíveis para uso em termos integrais pelo usuário beneficiado. As milhas recebidas entram no saldo total do associado, não havendo diferença de bônus ou pontuação das milhas recebidas para aquelas conquistadas pelo consumo do próprio cliente.

O participante favorecido pode retirar a passagem em seu nome, utilizando o seu saldo total de pontos. A partir do momento em que ele recebe as milhas de uma ou mais pessoas, estas passam a ter um novo prazo de validade, diferente daquelas que já estavam acumuladas. Fique atento para não perder nenhuma delas!

Para uma empresa que compre milhas

Há diversas empresas que compramA�milhas que podem ser acessadas via aplicativo ou website na internet. O funcionamento da venda se dá desta forma: o usuário, após fazer a cotação de suas milhas no site da empresa, gostando da proposta, ele transfere uma quantidade determinada de milhas para a empresa, que pagará o valor proposto direto na sua conta corrente.

Quem estipula o valor pelas milhas é aA�própria empresa, e não o usuário. Para que a venda ocorra com sucesso, o ideal é que o você venda as suas milhas em época de grande procura.

Para ganhar bônus em milhas

Alguns programas, como a Smiles, oferecem de 50% a 100% embônuspara quem transferir as suas milhas para terceiros. Esta é uma ótima alternativa para se chegar ao saldo que faltava paracompletar a viagem dos sonhos.

Para tanto, verifique de acordo com o programa as condições desse bônus, calculando sempre quantas valem a pena transferir para comprar. A opção da bonificação, geralmente, aparece no ato da solicitação, trazendo uma projeA�A?o feita pela própria companhia.

além de garantir a boa utilização das milhas, a transferência permite que se tenha mais tranquilidade na hora de planejar e realizar operações. Auxiliando nos programas para a família e pessoas queridas, as milhas são uma boa forma de presentear e realizar uma parte de seus sonhos pelo mundo.

Esteja conectado às novidades, assinando as newsletters dos programas de vantagens para obter benefícios imperdíveis. Lembre-se que quanto mais informado você for, com mais facilidade vai usufruir das vantagens que as plataformas oferecem.

A possibilidade devendas de milhasampliou ainda mais as vantagens que podem ser obtidas por acúmulo de pontos, fazendo com que a busca por programas valha ainda mais a pena. Não deixe de informar os amigos das vantagens da transferência de milhas, compartilhando nosso conteúdo nas redes sociais!

Posts relacionados

Comentários