Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

19 jun 2017

Aprenda a fazer o seu dinheiro render mais

Quem não gostaria de fazer o dinheiro render mais? A boa notícia é que mudanças simples na rotina e na forma como você consome podem ajudar a tornar esse sonho realidade. Ter disciplina, fazer um orçamento pessoal, controlar as finanças, identificar e cortar gastos supérfluos e pesquisar preços, entre outros hábitos e atitudes, estão entre as dicas.

Aprenda já a fazer o seu dinheiro render mais:

Faça um orçamento pessoal

O primeiro passo para fazer seu dinheiro render mais é descobrir qual é a situação real das suas finanças. Comece listando quais são suas principais fontes de receita e quanto recebe de cada uma delas (salário, renda extra, rendimentos, etc.). Em seguida, é hora de listar suas despesas com seus respectivos valores. Divida os gastos em variáveis e fixos. Investimentos e eventuais dívidas também devem fazer parte do seu orçamento.

Com esse documento em mãos, analise qual é a situação das suas finanças e se você cumpre a primeira regra para ter uma vida financeira sadia: ganhar mais do que ganha.

Analise onde é possível reduzir gastos

Se seu orçamento financeiro estiver desequilibrado, ou seja, você gasta mais do que ganha, reduzir suas despesas será preciso. Analise suas categorias de gastos e veja onde pode cortar gastos. Comece com os supérfluos, como assinatura de jornais e revistas que não lê, salão de beleza toda semana etc. Depois passe para os gastos essenciais que podem ser reduzidos com algumas mudanças de hábitos, como conta de luz e água e despesas com transporte.

Evite as compras por impulso

Para fazer seu dinheiro render, alguns sacrifícios serão necessários. Um deles é fugir das compras por impulso. Ao adquirir um bem sem pensar, você pode pagar mais caro do que deveria caso tivesse feito uma pesquisa de preço. É possível ainda comprar algo que você não precisa e que pode nem usar muito depois. Resultado: dinheiro jogado fora.

Antes de comprar qualquer coisa, reflita se você realmente necessita daquele item. Se a resposta for sim, se possível, faça uma pesquisa de preço para garantir que você está fazendo um bom negócio e, assim, valorizando seu dinheiro.

Crie uma reserva de emergência

Ter um fundo destinado para imprevistos financeiros é importante porque, caso tenha algum gasto inesperado, como uma doença ou perda de emprego, não será necessário ter que recorrer a empréstimos com juros altíssimos para cobrir o rombo na conta-corrente. O ideal é que sua reserva de emergência tenha um valor correspondente a, pelo menos, três meses de despesas mensais. Assim, se você tiver algum imprevisto, terá quantia suficiente para passar pelo momento de crise sem ter que pedir dinheiro emprestado ou vender algum bem.

Mude sua forma de fazer supermercado

Muitas famílias estouram o orçamento doméstico porque simplesmente não sabem a melhor forma de fazer compras. Faça seu dinheiro render mais adotando alguns hábitos saudáveis no supermercado: sempre pesquisar preços, trocar marcas famosas e mais caras por similares mais baratos, não fazer compras com fome, trocar produtos industrializados por naturais e sempre dar preferência para frutas e legumes da estação. Com essas pequenas mudanças, sua conta no supermercado vai diminuir consideravelmente.

Fuja dos parcelamentos

Os parcelamentos podem colocar a perder todo o esforço para fazer seu dinheiro render mais. Para não correr esse risco, sempre dê preferência para compras à vista. Além de evitar se enrolar no futuro, optar por essa forma de pagamento ainda permite a negociação de um desconto. Se não for possível fugir do parcelamento, analise se há cobrança de juros e, ainda, de registrar o valor das parcelas futuras no seu planejamento financeiro.

Fique mais em casa para o seu dinheiro render

Para fazer seu dinheiro render mais, reduzir o número de saídas será necessário. Em tempos de crise, um jantar fora pode equivaler a, pelo menos, três refeições feitas em casa. Troque o cinema por um filme na TV e o barzinho por uma reunião caseira com amigos. Programas como teatro e boate podem ser substituídos por opções gratuitas, como praia, parque e museu. Reserve as saídas para o final de semana e veja a diferença na sua conta no final do mês.

Analise seus investimentos

Se você tem dinheiro guardado ou investido, uma boa opção é fazer uma análise cuidadosa de como anda a rentabilidade dos investimentos. A poupança, apesar de ter alta liquidez e baixo risco, tem uma péssima rentabilidade, principalmente em tempos de inflação alta. Se você quer fazer seu dinheiro render, pode ser uma boa opção mudar para uma modalidade que oferece rentabilidade melhor e, ainda assim, seja segura, como Tesouro Direto ou renda fixa.

Tenha cuidado com o cartão de crédito

Se mal utilizado, o cartão de crédito pode fazer um estrago nas suas finanças. Isso acontece porque com o dinheiro de plástico na carteira, a tentação de fazer compras por impulso ou sair parcelando itens sem controle aumenta consideravelmente. Para não correr esse risco, considere deixar o cartão em casa e usá-lo só se for estritamente necessário.

Crie metas de gastos

Estabelecer metas de gastos para cada categoria do seu orçamento financeiro é uma forma de manter as suas despesas sob controle e evitar que você gaste mais do que pode. Antes mesmo do mês começar, estipule quanto você gostaria (ou poderia) gastar em cada categoria do orçamento, como Supermercado, Alimentação, Transporte, Lazer etc. Comece sempre pelos gastos fixos e essenciais, como aluguel, condomínio e mensalidade do colégio. Depois, siga para os variáveis.

É importante fazer o controle de gastos durante o mês para garantir que está conseguindo se manter dentro da meta. Se ultrapassar o valor estabelecido em uma categoria, busque compensar em outra.

Com essas simples mudanças de hábito é possível fazer o dinheiro render mais e manter a conta-corrente longe do vermelho. Com determinação e disciplina é possível melhorar ainda mais sua situação financeira e ter a quantia de que precisa para realizar seus sonhos. Coloque essas dicas em prática agora e veja a diferença no seu dia a dia.

Tem mais alguma dica para fazer o dinheiro render mais? Deixe nos comentários!

Posts relacionados

Comentários

*