Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

01 Jan 2017

Com qual programa de fidelidade estou atrelado?

Muita gente não sabe, mas os cartões de crédito estão, necessariamente, atrelados a um programa de fidelidade que dá direito ao acúmulo de milhas, mesmo aqueles que não anunciam as bandeiras correspondentes ao programas no próprio cartão. Isso ocorre para que os clientes possam ter uma rede de benefícios diferenciados ao adquirir uma linha de crédito e, assim, vejam esse serviço como uma atraente opção ao débito (funA�A?o que não acumula milhas).

Mesmo quem sabe disso ainda fica um pouco perdido para entender quais são os bancos que estão atrelados a que programas de fidelidade de quais companhias aéreas – sãomuitas informações, e a maioria delas não está é vista do consumidor, já que uma das formas de lucro dos programas de fidelidade é a não utilização das milhas pelos clientes.

Fizemos o pequeno dossiA? abaixo para que você possa usufruir das suas milhas dentro do prazo de validade – e sabendo exatamente de onde elas saem e para onde estão indo. Depois que as informações mais básicas sãodesvendadas o mercado de milhas se torna muito mais simples de ser entendido e operado. Por isso, comece a entender por aqui como funciona o acúmulo de milhas do cartão de crédito que você tem agora no bolso.

Bancos x Programas de Fidelidade

Não existe uma regra onde um banco X tem que estar atrelado a um programa de fidelidade Y e assim acaba a equação. Os bancos podem escolher trabalhar com mais de um programa, assim como trabalham com mais de uma bandeira de crédito (Visa e Mastercard junto, por exemplo). Um desses casos bem claros é o Itau, que tem o mesmo crédito Itaucard 2.0 Platinum sob duas bandeiras de fidelidade: Multiplus e TudoAzul. O Bradesco e o Banco do Brasil também estão nessa: além de acumularem pontos para o Smiles, seus cartões de crédito agora contam com o fidelidade dos próprios bancos, o programa Livelo, lançado em 2016.

Cartões de seguradoras e bancos de crédito podem, também, oferecer espaço a diferentes programas. O cliente do American Express, por exemplo, pode trocar as milhas no sistema Memberships Rewards; contudo, como no Brasil o Amex é operado pelo Bradesco, as milhas podem ser transferidas para os programas atrelados ao banco. Já o Diners Club permite ao cliente trocar suas milhas nos programas Smiles (Gol), Multiplus (TAM) e Dotz.

Trocando em miA?dos, cada um dos seus cartões pode responder a um programa de fidelidade diferente, ainda que vindos de um mesmo banco. Por isso é importante perguntar ao gerente de conta a qual programa de fidelidade você está atrelado, para que possa acompanhar a cotação das milhas e a data de expiração das mesmas.

Veja alguns dos cartões, bancos e programas de fidelidade que estão diretamente ligados entre si:

Smiles: todos os cartões com a bandeira de fidelidade Smiles acumulam pontos diretamente nesse programa. Fazem parte dele o Banco do Brasil Smiles Platinum e o Bradesco Smiles Platinum, dentre outros.

Avianca Pan Visa ou Mastercard Platinum: as milhas acumuladas no cartão com essa bandeira vôo para o programa de fidelidade Amigo, que acumula milhas para a Avianca.

TudoAzul: como o próprio nome já diz, todos os cartões com essa bandeira vôo para o fidelidade TudoAzul, da Azul Linhas área s. Está atrelado a ele o TudoAzul Itaucard 2.0 Platinum Mastercard e Visa, dentre outros.

Multiplus: esses cartões levam os pontos adquiridos diretamente ao programa de fidelidades da LATAM. Fazem parte dele o LATAM Itaucard 2.0 Platinum Mastercard e Visa.

A partir dessas nomenclaturas fica fácil descobrir a qual programa de fidelidade corresponde o seu cartão de crédito. Vale lembrar que elas nem sempre estarão impressas no cartão, mas devem constar nos regulamentos de cada banco para suas linhas de crédito e, em última hipA?tese, ainformação pode – e deve – estar a uma ligação telefúnica de distância, feita ao gerente da sua conta. O que não dá é ficar totalmente perdido com umainformação básica que pode salvar suas milhas – e fazA?-las render.

Posts relacionados

Comentários (6)

Escreva seu comentário