Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

22 Jun 2017

Entenda os programas de Milhagem Aérea

Se você viaja frequentemente de avião, seja a trabalho ou como turista, provavelmente já ouviu falar nos programas de milhagem oferecidos pelas companhias aéreas aos passageiros. No entanto, pode ser que você ainda tenha dA?vidas sobre o seu funcionamento, o que pode significar que você anda perdendo muitas vantagens, inclusive financeiras.

Então, para que você aproveite tudo o que os programas de milhagem aérea oferecem aos passageiros frequentes, preparamos nosso artigo de hoje. Leia com atenção e aproveite!

O que é programa de milhagem?

Programas de fidelidade sãomuito adotados no comércio, como forma de cativar e manter os clientes mais próximos da empresa. O cliente acumula pontos a cada compra ou serviço e recebe prêmios ou descontos de acordo com os pontos acumulados.

Com as companhias aéreas, não é diferente. Como as distâncias percorridas pelos aviões são medidas em milhas, inicialmente, elas foram usadas como referência para calcular a bonificação que seria dada aos clientes. Hoje, a pontuação, geralmente, baseada no trecho e no seu valor, apesar de o nome milha se manter. Os pontos recebidos podem ser trocados por bilhetes-prêmio e várias outras vantagens.

Qual é a função de um programa de milhagem?

Como já citamos, as companhias aéreas adotam os programas de milhagem para convencer o passageiro a continuar voando com ela para acumular sempre mais milhas e obter mais pontos. Assim, a companhia ganha passageiros fiéis e retribui essa fidelidade com premiações. Ou seja, ambas as partes saem ganhando.

Como acumular pontos em um programa de milhagem?

Há diferentes maneiras de acumular pontos para trocar por benefícios. Veja exemplos abaixo:

Voando com sua companhia aérea preferida

Essa é a maneira mais A?bvia. Quanto mais frequentemente você voar com determinada companhia aérea, mais milhas você acumula e mais pontos ganha. Mas atenção: isso não significa que você acumularA? 10 mil pontos sempre que voar 10 mil milhas, por exemplo. A proporção varia de acordo com a tarifa paga. Aquelas ofertas tentadoras para voar na baixa estação nem sempre vôo incluir pontos no seu programa de milhagem.

Voando com companhias aéreas parceiras

As principais companhias aéreas costumam fazer aliançass, formando uma rede de parcerias que permitem ao passageiro acumular e usar milhas também por outras empresas.

Um exemplo é o programa Smiles, que reúne companhias como a brasileira Gol, a francesa Air France, a italiana AlitA?lia, a argentina Aerolíneas Argentinas e outras. Assim, se você é membro do programa de milhagem da Gol, você pode acumular pontos também quando voar com suas parceiras.

Hospedando-se em hotéis parceiros

Muitas redes de hotéis oferecem seu próprio programa de fidelidade, mas muitos mantem a parceria com as companhias aéreas como uma forma de atrair mais clientes. Então, é possível acumular pontos também se hospedando em hotéis parceiros.

Alugando um carro

além dos hotéis, as locadoras de veículos também fazem parcerias com as companhias, o que permite acumular pontos também ao alugar um carro. Por isso, é importante conferir sempre quais são as locadoras parceiras de seu programa de milhagem.

Escolhendo outros parceiros não aéreos

Há, ainda, outras parcerias que permitem acumular pontos, como lojas virtuais, assinatura de algumas publicações, casas de câmbio, restaurante etc. Sempre que comprar ou usar serviços das parceiras, você ganha pontos.

Pagando com o cartão de crédito

As parcerias entre companhias aéreas e operadoras de cartões de crédito permitem que vocêacumule pontos na fatura do cartãopara transferir posteriormente aos programas de milhagem. Você usa seu cartão para compras ou pagamentos de serviços e, depois de alcançar um certo número de pontos, pode transferi-los para o programa da companhia aérea de sua preferência.

Assim, ao usar seu cartão para pagar passagens aéreas, você ganha duas vezes: pelas milhas voadas e pelos pontos acumulados no cartão. Usando seu cartão de crédito para pagar compras ou serviços nas parceiras não aéreas, você também estará se beneficiando dessa dupla vantagem.

Subindo de categoria

Os programas de milhagem possibilitam a mudança para uma categoria superior sempre que você voa um certo número de milhas. Ainda citando o programa Smiles como exemplo, se você acumular 10 mil milhas voando em 12 meses, ganharA? um upgrade para a categoria Prata e mais 5.000 milhas bônus.

Se acumular 20 mil milhas voando em 12 meses, o upgrade será para o Smiles Ouro e o bônus será de 7.500 milhas a mais. A categoria Diamante, que é a mais alta do Smiles, é alcançada por quem voa 35 mil milhas em um ano e dá direito a 10 mil milhas de bônus.

Comprando milhas

Outro modo de acumular milhas é comprando. Muitos programas de milhagem permitem acompra de milhascomplementares, nos casos em que os pontos acumulados não sãosuficientes para um prêmio. Em outros casos, é possível aderir aclubes de comprasde milhas, nos quais você paga uma mensalidade para ter direito a milhas extras.

Ganhando milhas de presente

A maioria dos programas de milhagem permite a transferência de milhas entre participantes. Isso abre a possibilidade de oferecer milhas como presente para aquele casal amigo que sonha com a viagem de lua de mel, e também de recebA?-las de outro participante do programa que queira presentear você.

Como usar suas milhas?

Os prêmios mais cobiçados pelos participantes de programas de milhagem são as viagens grátis. O número de pontos exigidos pelas companhias aéreas para dar direito a um bilhete-prêmio varia de acordo com a distância voada. Voos nacionais ou dentro da América do Sul pedem menor quantidade de pontos do que para a Europa, por exemplo.

Em baixa temporada, as companhias aéreas costumam fazer promoções, oferecendo bilhetes-prêmio por uma quantidade menor de pontos. é preciso estar sempre atento e reservar rapidamente, uma vez que a disponibilidade de assentos para comprados com milhas é limitada.

Dependendo da tarifa paga, você pode, também, utilizar seus pontos para obter um upgrade em sua próxima viagem e voar confortavelmente de classe executiva, se contar com pontos suficientes.

Outra possibilidade é trocar seus pontos por serviços como diárias de hotel e locação de veículos, além de compras em lojas parceiras, dependendo do programa de milhagem.

E quando você não tem planos para viajar e as milhas estão próximas de expirar? é possível pagar por uma extensão de validade, mas você ainda pode lucrar com suas milhas antes que expirem. As companhias aéreas não compram suas milhas, mas há empresas confiáveis que fazem isso em um processo simples e seguro. Você pode fazer umacotação onlinee ver quanto vai ganhar com avenda de suas milhas.

Outra opção, caso você não pretenda usar as milhas acumuladas, é fazer uma doação para instituições como a Cruz Vermelha ou a Unicef.

Então, agora que você já entendeu como funcionam os programas de milhagem, não desperdice a chance de acumular milhas e aproveitar as vantagens que elas podem te oferecer!

Compartilhe o nosso artigo em suas redes sociais. Seus amigos também vôo gostar de saber que acumular milhas é um ótimo negócio!


 

Posts relacionados

Comentários