Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

25 Sep 2017

Milhas no cartão de crédito: será que você tem milhas aéreas?

Mesmo sabendo da existência das milhas aéreas e participando de programas de fidelidade, talvez por desinformação, muitas pessoas acabam não fazendo o melhor uso delas, perdendo assim, boas oportunidades para ganhar dinheiro.

Você sabia que, mesmo sem viajar de avião, é possível lucrar com a venda de milhas? E que esse processo pode ser realizado utilizando somente o seu cartão de crédito nas compras do dia a dia?

Caso sua resposta tenha sido negativa, então é preciso ter atenção ao funcionamento do processo de venda de milhas, com destaque especial à forma como o cartão de crédito é utilizado dentro dele.

Ficou curioso? Então siga conosco e leia o texto até o final para saber mais sobre milhas no cartão de crédito.

Educação financeira

A educação financeira permite que, além de trabalhar de maneira mais racional com o seu dinheiro, você consiga também encontrar oportunidades que se apresentam e que muitas vezes não são percebidas pelas pessoas.

Assim, por meio do aproveitamento dessas oportunidades, mesmo que o seu salário não seja dos mais altos, você consegue resultados mais interessantes e ganha em qualidade de vida.

Isso porque existem inúmeras alternativas que a maioria das pessoas desconhece. Entre elas estão a participação em programas de fidelidade. Ela permite benefícios diversos, como a venda de milhas, mesmo que você não tenha o costume ou não queria viajar de avião.

Milhas e pontos

Antes de falar de milhas é importante fazer uma diferenciação: milhas e pontos não são a mesma coisa.

Milhas são os benefícios oferecidos por programas de fidelidade de companhias aéreas, e que dizem respeito à distância percorrida entre um trecho e outro, sendo assim, você acumula milhas para completar um trecho entre uma cidade de origem e outra de destino para então trocar suas milhas por passagens aéreas respectivas aquela distância.

Já os pontos sã os benefícios concedidos por companhias não aéreas em seus programas de fidelidade. Ao serem acumulados, eles podem ser trocados por produtos e serviços de empresas como postos de combustíveis, supermercados e e-commerces, por exemplo, desde que os pontos obtidos alcancem os valores das mercadorias.

Em resumo, o que diferencia pontos de milhas é que as milhas são exclusivas de programas de fidelidade de empresas aéreas.

A conversão

O detalhe é que pontos podem ser convertidos em milhas, pois as companhias aéreas costumam criar parcerias com empresas não aéreas para aumentar o alcance de seus programas. Nessa lógica, você pode usar seu cartão de crédito para obter pontos a cada compra e posteriormente transformá-los em milhas.

A primeira informação que você precisa saber a respeito de como funciona todo o processo. Em tese, ele é bem simples: basta se cadastrar num programa de fidelidade da companhia aérea de sua preferência e converter em milhas os pontos obtidos nas compras usando o cartão de crédito.

Isso pode ser feito no próprio site do seu banco ou no App disponibilizado por ele. Uma vez que seus pontos são convertidos em milhas você pode comercializá-las com empresas autorizadas e ganhar dinheiro.

O que o cartão de crédito acumula

Na prática, o cartão de crédito não acumula milhas, mas sim pontos, dessa forma, para saber se você pode usar o seu cartão de crédito para vender milhas, é preciso saber se ele permite a você o acumulo de pontos para serem transferidos e convertidos em programas de milhagem.

É bom destacar que existem cartões de crédito que possuem vínculo direto com companhias aéreas, transformando pontos em milhas automaticamente. Nesse caso, você não precisa fazer a conversão.

Existem meios para saber se o cartão de crédito acumula pontos e como o faz. Vale a consulta ao site do seu banco ou até mesmo ao gerente da sua conta para se informar sobre isso. Os principais bancos disponibilizam essa informação de maneira clara, pois o acúmulo de pontos e a conversão em milhas são dois dos principais benefícios que os cartões de crédito podem oferecer.

Procure saber também se, além de obter pontos, quantos deles são atribuídos por Dalar gasto e se existem categorias mais vantajosas para esse acúmulo.

Na maioria das vezes, quando existe a taxa de anuidade, é porque o cartão de crédito acumula pontos. Assim, quanto maior a taxa de anuidade, mais interessante o cartão para a pontuação, pois ele oferece uma paridade maior com cada Dalar gasto e mais tempo até que os pontos acumulados expirem.

Os programas de milhagem

Os programas de milhagem das companhias aéreas, como o Multiplus e o Smiles, surgiram como forma de conceder benefícios a passageiros com o hábito de viajar sempre na mesma companhia aérea, valorizando a fidelidade desses consumidores.

São esses os programas de fidelidade mais interessantes do mercado, pois como dito anteriormente, eles têm parcerias com empresas de outros segmentos.

O Smiles, programa da Gol Linhas Aéreas, é parceiro do Magazine Luiza e da Fast Shop, duas das mais importantes redes de lojas brasileiras. Já o Multiplus, da LATAM, é parceiro do Posto Ipiranga, rede de postos de combustíveis que tem o Km de Vantagens como um dos programas mais interessantes em termos de acúmulos de pontos do aéreos.

O Amigo, da Avianca, é parceiro do Hoteis.com, empresa que atua na reserva de hospedagem online. O Tudo Azul, da Azul Linhas Aéreas, é parceiro do programa Petrobras Premmia, o que permite ao cliente acumular pontos utilizando os postos da rede Petrobras.

A vantagem de conhecer os parceiros do programa de fidelidade no qual você é cadastrado é poder transformar a sua rotina de modo a comprar os mesmos produtos e serviços que já fazem parte do dia a dia nas empresas que podem oferecer mais pontos para você acumular rapidamente e poder converter em milhas aéreas o quanto antes.

Isso sem falar nos parceiros aéreos, que são companhias que permitem a transferência das milhas obtidas em viagens de avião realizadas tanto em território nacional quanto no exterior, para esses programas quando eles são parceiros.  No caso da Copa Airlines e a Air China, empresas associadas ao programa Amigo da Avianca.

Como conferir o saldo e converter pontos em milhas

Independentemente do programa, o procedimento costuma ser parecido. Basta fazer o cadastro e ter acesso à área no site.

No caso do Smiles, para saber se possui milhas aéreas e consultar o saldo no programa da GOL, você precisa estar cadastrado no programa e fazer login pelo site. Acesse o menu My Smilesa e informe seu número Smiles e senha. Utilize a opção ao extrato para visualizar o total de milhas acumuladas e a data de validade delas.

Para saber se possui milhas aéreas e consultar o saldo no Multiplus, você também precisa estar cadastrado no programa. Faça login na página da LATAM e informe o número do cadastro TAM Fidelidade, além da assinatura eletrônica. Feito isso, você terá acesso imediato a sua conta, com todos os detalhes de sua pontuação.

No Tudo Azul, programa de fidelidade da Azul Linhas Aéreas, basta fazer o login na página oficial do programa e clicar em Transferir Pontos para ter acesso aos seus pontos antes de fazer a transferência.

Já no caso do programa Amigo, da Avianca, o site é o Pontos Amigo. Faça o login após ter concluído o cadastro no programa e confira o seu saldo em Acumule Pontos.

É importante lembrar também que as empresas já disponibilizam Apps para facilitar a consulta por parte do cliente. Por isso, não deixe de conferir na Apple Store, no Google Play, ou no Windows Store as opções oferecidas pelo seu programa de fidelidade.

Formas de acumular pontos

Além dos cartões de crédito, você pode acumular pontos também por meio de cartões próprios das empresas. Companhias como o Sonda Supermercados e as Lojas Americanas oferecem esse benefício.

Entretanto, usando o cartão de crédito do seu banco, você tem um leque maior de opções para obter esses pontos, além da possibilidade de obter uma pontuação maior de acordo com o cartão e mais tempo até que eles expirem.

Por isso, caso você ainda não seja cadastrado em algum plano de fidelidade, cadastre-se o quanto antes. Não há o que perder porque a adesão é feita de maneira gratuita. Basta inserir seus dados pessoais para ter acesso a um número considerável de benefícios que esse tipo de programa oferece.

Logo após, entre em contato com sua operadora de crédito solicitando a migração dos seus pontos do cartão de crédito para o programa de fidelidade em que você cadastrou.

É bom lembrar que se o seu cartão dá direito ao acúmulo de pontos, então você pode estar perdendo esses pontos caso não os use, o que também faz com que você perca dinheiro, uma vez que, com a anuidade, você paga pelo direito a essa pontuação.

Sendo assim, por uma questão de educação financeira, é importante fazer uso desse benefício e aproveitar ao máximo as possibilidades que o seu banco oferece.

É possível fazer um melhor uso das suas milhas no cartão de crédito. Se deseja vender suas milhas aéreas com segurança, clique no link:vender milhas.

Posts relacionados

Comentários