Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

16 jul 2017

O que são milhas? 7 dúvidas frequentes sobre milhas

Se você ainda não sabe o que são milhas, é sinal que você está perdendo uma grande oportunidade de aproveitar as vantagens e os benefícios oferecidos pelas companhias aéreas, que podem se transformar em dinheiro no seu bolso.

As milhas aéreas ou programas de milhagem são programas de fidelidade oferecidos por todas companhias aéreas, para seus passageiros frequentes. Mas, engana-se quem acredita que só quem viaja muito pode acumular um bom número de milhas e que elas só servem para trocar por passagens gratuitas.

Existem muitas formas de acumular e de gastar suas milhas. Nesse post vamos responder às maiores dúvidas sobre o assunto:

1. O que são milhas aéreas e como acumular?

Milhas aéreas são pontos oferecidos pelas companhias aéreas para os participantes de seus programas de fidelidade. Na teoria, acumula-se pontos a cada voo feito com a companhia aérea e, quando conseguir um número suficiente de pontos, é possível trocar por passagens gratuitas. Mas, na prática, as milhas são ainda mais vantajosas, e você vai entender ao longo desse post.

A principal forma de acumular milhas é sim por meio de voos. O número de pontos acumulados varia de diversos fatores, como valor da tarifa, classe da cabine e distância voada.

Cada programa de fidelidade possui suas regras e suas formas de acumular pontos, mas no geral, também é possível acumular por meio de compras em empresas parceiras do programa de fidelidade e de compras feitas com o cartão de crédito.

É importante conhecer um pouco sobre cada programa de fidelidade, escolher o que você considerar mais vantajoso e conhecer todas as empresas parceiras, sejam elas relacionadas a viagens ou não. Assim, você acumula pontos mais rapidamente, mesmo não sendo um cliente que viaja frequentemente.

2. É possível usar minhas milhas para resgatar passagens para outras pessoas?

É preciso conferir as regras do programa de fidelidade que você participa, mas no geral é possível comprar passagens para outras pessoas sim. Quando for resgatar as passagens, você deve fazer a pesquisa normalmente por meio da sua conta no programa de fidelidade e selecionar a passagem para a compra.

Quando for preencher os dados do passageiro, é só colocar as informações sobre a pessoa para a qual você está fazendo o resgate das passagens. Algumas companhias enviam um código de autorização para o telefone cadastrado e esse número deve ser informado na hora da compra. O processo é simples e basicamente o mesmo da compra de uma passagem para o próprio cliente.

3. Como creditar milhas de voos passados?

O ideal a fazer em todo voo é já fornecer o seu número do programa de fidelidade na hora da reserva da passagem ou informá-lo na hora de fazer o check-in no balcão do aeroporto. Caso você se esqueça não há problemas, ainda é possível solicitar esses pontos.

O processo varia de companhia para companhia. Em algumas, os pontos já são creditados automaticamente pelo CPF do cliente, mesmo esquecendo de informar o número fidelidade.

Em outros casos, pode ser preciso entrar em contato com a companhia ou fazer a solicitação no site do programa de fidelidade. O mais importante é ficar atento ao prazo para fazer essa solicitação, que também pode variar entre cada companhia, mas geralmente é de seis meses.

4. As milhas valem para qualquer época do ano?

Sim, porém os valores podem variar bastante de acordo com a época, assim como acontece com os preços cobrados em dinheiro. Na alta temporada geralmente os valores são bem mais elevados, e em outras épocas do ano é possível encontrar boas promoções.

Muitas vezes, os valores variam até mesmo em um único dia, sendo possível encontrar passagens que custem o dobro do valor por causa do horário ou das conexões daquele voo.

Seja qual for a época planejada para a viagem, faça reserva com bastante antecedência se pretende usar as milhas. Há poucos assentos reservados nos aviões para os resgates com pontos de fidelidade, então é importante garantir o seu antes que as tarifas se esgotem.

Além disso, quanto mais próximo à data de embarque, maiores são os valores das passagens — seja em dinheiro ou em milhas. Portanto, antecedência é fundamental!

5. O que posso fazer com as milhas?

Lembra que falamos que as milhas aéreas são muito mais vantajosas do que parecem? Isso porque elas podem ser usadas para diversos fins. Veja só:

5.1 Resgatar passagens aéreas

O primeiro benefício é trocar suas milhas por passagens aéreas gratuitas. É preciso acumular um bom número de pontos para isso, mas é uma boa opção para quem quer viajar pagando apenas a taxa de embarque.

Além disso, também é possível usar as milhas para fazer upgrade de classe de cabine no avião, de econômica para executiva, por exemplo.

A desvantagem de usar suas milhas para resgatar passagens é que você não ganhará mais milhas por meio desse voos. Somente as passagens compradas com dinheiro oferecem milhas.

5.2 Vender suas milhas

Ao invés de trocar suas milhas por passagens, você pode vendê-las por dinheiro vivo. Pois muitas empresas compram suas milhas com pagamento adiantado e com toda a segurança. Com o dinheiro recebido, você pode comprar o que quiser, inclusive outras passagens aéreas. Procure sempre uma empresa com mais tempo de mercado, pois isso trará total conforto e qualidade para as suas negociações.

A grande vantagem de vender suas milhas, mesmo se você estiver indo viajar em breve, é que você provavelmente receberá mais por elas do que valeria a passagem. Por exemplo, uma passagem de 500 reais custa X milhas. Vendendo essas mesmas X milhas você receberá 600 reais, comprará a passagem e terá 100 reais de lucro. Ótimo, não?

Além disso, as passagens compradas com o dinheiro da venda das milhas se transformarão em mais pontos, que você pode acumular e depois vender novamente.

Ainda, se você não quiser viajar, pode usar o dinheiro para comprar o que quiser e suas milhas podem se transformar em muito mais que passagens aéreas.

5.3 Trocar por produtos e serviços

Alguns programas de fidelidade, como o Multiplus, possuem parcerias com diversas empresas de diferentes segmentos. Assim, além de ser possível acumular milhas por meio de compras feitas nessas empresas, é possível usar as milhas acumuladas para trocar por produtos e serviços nessas parceiras.

O grande problema é que dessa forma os produtos acabam custando mais do que eles valeriam — se você vendesse as milhas e utilizasse o dinheiro para comprar o produto, valeria mais a pena financeiramente.

6. A venda de milhas é ilegal?

Não existe nada na legislação brasileira que proíba a venda ou compra de milhas, portanto esse não é um processo ilegal. Fique tranquilo ao comercializar suas milhas!

7. Posso vender apenas uma parte das minhas milhas?

Se você quer usar parte de suas milhas e vender o restante, por qualquer motivo, saiba que isso é possível. Muitas vezes, o cliente tem um alto número de milhas e uma parte está próxima à data de vencimento e, portanto, ele decide vendê-las ao invés de pagar para renová-las. Não há nenhum problema nisso, só é preciso verificar o número mínimo de milhas comprado pelas empresas.

Agora que você já sabe o que são milhas e como usar as suas da melhor maneira, assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro das novidades e aproveitar todas as vantagens!

Posts relacionados

Comentários

*