Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

02 Jun 2016

Programas de milhagem: veja qual é o melhor para você

Os programas de milhagem ou fidelidade das empresas aéreas oferecem muitos benefícios para os passageiros frequentes. As vantagens vão desde o atendimento prioritário até a possibilidade de resgatar passagens gratuitas utilizando somente os pontos. Porém, para que esse método seja vantajoso, é importante escolher apenas um programa de milhas e acumular nele todos os seus pontos. Para tanto, dê preferência aos voos de companhias aéreas parceiras e não deixe de verificar em quais associados você pode acumular pontos.

Geralmente, os programas de milhas oferecem vantagens semelhantes, mas existem algumas particularidades que podem ser mais úteis para determinados tipos de viajantes. Segundo uma pesquisa do site Melhores Destinos, o programa mais vantajoso é o Multiplus, da TAM, seguido pelo Smiles, TudoAzul e, por último, o Amigo. Entretanto, deve-se levar em consideração que o que é ideal para alguns, pode não ser o melhor para você, não é mesmo?

Para escolher o mais apropriado para suas expectativas, destacamos os principais pontos dos programas de milhagem brasileiros. Confira:

TAM Fidelidade – Multiplus

A TAM faz parte do programa de fidelidade Multiplus. A grande vantagem é que você pode juntar pontos de várias maneiras e trocar por outros produtos e serviços além das passagens aéreas. É possível acumular pontos (ou milhas) comprando passagens aéreas TAM e adquirindo outras mercadorias usando os cartões de crédito nos postos parceiros do programa ou nas empresas que fazem parte da One World.

Voando pela TAM, você pode acumular por trecho entre 500 e 1500 pontos em voos domésticos; entre 1300 e 1950 pontos voando para a América Latina; entre 6250 e 7500 pontos voando para a América do Norte; entre 6000 e 9000 pontos voando para a Europa e Ásia; e entre 7500 e 9000 pontos voando para a Oceania.

Já para fazer uso das suas milhas para comprar passagens aéreas, as tarifas são por trecho: voos domésticos a partir de 5 mil pontos, voos para a América Latina a partir de 9 mil pontos, voos para a América do Norte e África a partir de 30 mil pontos, e a partir de 60 mil para a Oceania e Ásia.

Caso não tenha pontos suficientes para comprar a passagem, a TAM ainda permite que você inteire o valor utilizando milhas ou dinheiro. A validade é de no máximo dois anos.

GOL – Smiles

Assim como no Multiplus, no programa Smiles você poderá acumular milhas por meio de compras de passagens aéreas na Gol ou em empresas parceiras, e também fazendo compras utilizando cartões de crédito em estabelecimentos parceiros.

O Programa Smiles possui quatro categorias, sendo que todos os usuários começam na categoria “Smiles” e podem subir para a “Smiles Prata” juntando 10 mil milhas em 12 meses. Para subir para a categoria “Smiles Ouro”, é necessário juntar 20 mil milhas em um ano, e, para a categoria “Smiles Diamante”, são necessárias 35 mil milhas, também em um ano. A cada upgrade o usuário adquire alguns privilégios e benefícios, como bônus no acumulo de milhas, bagagem extra, atendimento prioritário, entre outras regalias.

O acúmulo de milhas da Gol funciona da seguinte forma: você acumula 2 milhas para cada real gasto na tarifa “Programada” ou 3 milhas para cada real gasto na tarifa “Flexível”. Lembrando que os usuários das categorias Prata, Ouro e Diamante recebem um bônus de 25%, 50% e 100%, respectivamente.

É possível comprar passagens aéreas nacionais a partir de 7 mil milhas (em tarifas promocionais), para a América do Norte a partir de 35 mil milhas o trecho, e para a América Latina a partir de 16 mil milhas o trecho.

Também é permitido comprar passagens de empresas aéreas parceiras da GOL utilizando suas milhas, ou comprar passagens usando milhas e dinheiro. Uma vantagem do Smiles sobre os demais é que nesse programa as milhas valem por 3 anos.

AZUL – Programa TudoAzul

O programa TudoAzul também é dividido em quatro categorias: TudoAzul, TudoAzul Topázio, TudoAzul Safira e TudoAzul Diamante. Para subir de categoria, é necessário juntar, em um ano, 4 mil milhas para o Topázio, 8 mil milhas para o Safira e 20 mil milhas para o Diamante. A cada upgrade o usuário recebe benefícios, assim como no programa Smiles. O usuário pode acumular de 2 a 5 milhas por real gasto, variando de acordo com a categoria e o tipo de tarifa ou classe na passagem selecionada.

A grande desvantagem do programa TudoAzul é que as milhas só podem ser trocadas por passagens da própria companhia aérea, ao contrário dos outros programas que possuem empresas parceiras. Além disso, a Azul oferece voos internacionais para apenas 4 cidades: Miami, Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal.

No TudoAzul também é possível acumular milhas por meio de compras usando cartões de crédito para adquirir passagens e mercadorias em lojas conveniadas. A empresa oferece trechos nacionais a partir de 5 mil milhas e também é possível resgatar passagens com milhas e dinheiro. Os pontos valem por 2 anos.

AVIANCA – Amigo

O programa de milhas da Avianca se chama Amigo. Por meio dele é possível acumular milhas comprando passagens em qualquer uma das empresas do grupo Star Alliance, além de compras online em lojas parceiras. A desvantagem desse programa é que são aceitos poucos cartões de crédito em relação aos da concorrência.

O programa Amigo é dividido nas categorias Silver, Gold e Diamond, sendo que as duas últimas oferecem melhores benefícios. É possível resgatar passagens nacionais a partir de 6 mil milhas o trecho, e, assim como o Multiplus e o TudoAzul, o Amigo também é válido por dois anos.

Afinal, qual programa de milhas vale mais a pena?

Para avaliar qual programa atende às suas necessidades, você terá que avaliar muitos pontos. Por exemplo: para quem faz muitas viagens internacionais, o programa TudoAzul é o que oferece menos vantagens, pois tem um número muito pequeno de destinos no exterior. Para quem tem interesse em juntar pontos para trocar por diversos produtos e serviços além de passagens aéreas, o Multiplus da TAM é o que oferece mais benefícios.

Caso você viaje frequentemente, a passeio ou a trabalho, o programa Smiles é muito vantajoso, já que os upgrades de categorias oferecem muitos privilégios. Mas caso você utilize muito o cartão de crédito e queira trocar por milhas, o programa Amigo só será vantajoso para você se o seu cartão for um dos 4 aceitos.

Por isso, avalie cuidadosamente cada um dos benefícios oferecidos pelos programas de milhagem e escolha o que mais tiver a ver com seu perfil.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre o assunto? Siga a HotMilhas no Twitter e Facebook e acompanhe nossas dicas!

 

Posts relacionados

Comentários (4)

  • nao entendo deste programa de milhas e nem sei se tenho direito, favor entrar em contato por email.

    • Equipe Hot Milhas says:

      Oi, Everaldo. Tudo bem com você?
      Milhas são pontos de um programas de relacionamento. Você pode adquiri-las de duas formas:
      1 – Viajando de avião com muita frequência por uma mesma Cia Aérea.
      2- Utilizando o cartão de crédito também com muita frequência(os chamados pontos) , para depois transformá-los em milhas.
      Então, para saber quantas milhas você possui, por favor entre em contato com a operadora do seu cartão e veja a qual programa de fidelidade ela é vinculada. Basta fazer o cadastro nesse programa e solicitar a conversão de pontos para milhas e incluir as milhas das cia aéreas também. Depois, faça a cotação de suas milhas em nosso site: http://goo.gl/3lqnfW
      Se precisar de ajuda, estamos a disposição. =)

  • Antonio Carlos de Oliveira says:

    Gostaria de ser informado sobre o nome da pessoa responsável e o endereço de e-mail do Departamento de Marketing da empresa. Pretendo enviar correspondência propondo uma ação promocional. Aguardo e agradeço.

Escreva seu comentário