Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

07 May 2017

11 dicas para economizar dinheiro no dia a dia

Para manter as contas em dia, especialmente com a alta recente dos preços, é preciso apertar o cinto. Somente assim você consegue ficar no azul no final do mês e até juntar uma graninha para realizar outros sonhos e planos.

Por falta de conhecimentos sobre educação financeira, entretanto, muita gente acha que é impossível economizar dinheiro no dia a dia, mas saiba que não é bem assim. A seguir, você confere 11 dicas fáceis para conseguir um orçamento mais equilibrado.

Quite as suas dívidas para começar a economizar dinheiro

É muito difícil conseguir economizar se todo mês você está tentando quitar uma dívida, pagando uma prestação atrasada ou cobrindo apenas o mínimo do cartão. Dívidas drenam seus recursos e inflam seu orçamento, fazendo com que a economia não seja uma possibilidade.

Por isso, comece a se planejar desde já e elimine suas dividas. Entre em contato com os credores, renegocie e faça acordos para conseguir ter um crédito limpo e pronto para economizar todos os dias.

Controle a conta de celular

Fazer ligações, mandar mensagem de textos e navegar na internet pelo 3G são atitudes que, dia após dia, consomem um pouco mais do seu dinheiro. Embora não seja possível eliminar esse gasto da sua vida, dá sim para controlar a conta. Mesmo se seu plano for pré-pago, você deve ficar de olho o consumo de créditos.

Para isso, vale a pena conhecer melhor as tarifas e preferir sempre ligar para telefones fixos ou celulares da mesma operadora. Participar de promoções e utilizar aplicativos próprios de controle também sãoações que ajudam a economia.

Diminua a conta de luz

Aquela luz acesa sem ninguém no cômodo ou o aparelho ligado na tomada o tempo todo estão consumindo muito do seu orçamento.

Para economizar dinheiro no dia a dia, considere usar a energia elétrica de maneira mais consciente. Evite desperdícios, troque as lâmpadas por opções de LED (mais eficientes), arrume a fiação e gaste menos no final do mês.

Use o cartão de crédito com moderação

Por falar em final de mês, a fatura do cartão de crédito pode cair como uma bomba no seu orçamento se você não usá-loo com moderação. Deixe para aproveitar o cartão em compras que não tenham juros com parcelamento, por exemplo, ou para o pagamento de contas de uma só vez.

Perder o controle do cartão significa gastar mais do que gostaria – e perder também a chance de economizar. além disso, o pagamento é vista normalmente oferece vantagens e descontos no preço.

Utilize programas de recompensa

Diminuir o uso o cartão de crédito não significa guardA?-lo na carteira para sempre. Quando for usar, o melhor é que você ganhe algo com isso, não é? Por isso, procure saber se o seu cartão de crédito tem algumprograma de fidelidadee cadastre-se nele.

Conforme você gasta, receberá pontos que poderáo ser trocados por descontos, itens, milhas aéreas e muito mais.

Acumule milhas com as viagens

Falando em milhas, dá para economizar no seu dia a dia ao utilizá-las. Para acumular, você pode trocar os pontos do seu cartão de crédito ou se cadastrar no programa específico de cada empresa aérea. Se você viaja muito a trabalho, por exemplo, é uma opção ainda melhor.

Essas milhas poderáo ser trocadas por outras passagens ou descontos ou, melhor ainda, podem ser vendidas. Aovender suas milhas, parte do seu dinheiro retorna para você e fica muito mais fácil economizar.

Pesquise preços antes de comprar

Um mesmo item pode ter valores muitos discrepantes entre estabelecimentos diferentes. No MaranhA?o, os itens da cesta básica podem tervariação de até 147%, enquanto em Fortalezaa diferença entre supermercados bate os 375%.

Com isso, é muito importante fazer pesquisas antes de comprar qualquer coisa. Por mais que dá trabalho, essa atitude economiza muito dinheiro no final do mês. Comprar online, inclusive, é uma boa opção para ter custos mais baixos.

Anote todos os seus gastos

Depois de comprar, tem que anotar! Ao fazer isso você vai compreender melhor seu padrão de consumo e identificar que aquele cafezinho todos os dias tem um impacto maior no seu orçamento do que você imaginaria.

Essa prática também evita que você fique com a sensação de não saber para onde o dinheiro foi e faz com que você tenha um acompanhamento mais próximo do seu orçamento. Para facilitar, você pode usar planilhas, programas, sites e aplicativos para o celular.

Corte os gastos supérfluos

Os gastos supérfluos sãotodos aqueles que você até coloca no orçamento, mas não são indispensáveis para seu conforto – e muito menos para a sua sobrevivA?ncia. A quantidade de canais da TV a cabo, a assinatura de revistas que você não lá e compras feitas por impulso sãoexemplos claros.

Uma vez que você identifique o que é supérfluo no seu orçamento, procure cortar esses gastos para conseguir mais economia.

Não atrase as contas

Se o objetivo é economizar dinheiro, então você não deve encarecer as contas já existentes com juros e multas. Para que isso não aconteça, portanto, é preciso pagar tudo em dia.

Faça um controle do que tem a pagar, use lembretes no celular ou coloque as contas em débito automático. Seja como for, o importante é garantir o pagamento até a data do vencimento.

Alguns impostos, como o IPTU, oferecem descontos se forem pagos adiantados, então também vale a pena ficar de olho nisso.

Mude alguns hábitos

Se você sai em todo final de semana, que tal tentar mudar essa frequência para a cada 15 dias? Em vez de ir a um parque de diversões fechado, dá para ir a uma exposição gratuita. A academia pode ser substituída em alguns dias da semana por exercícios no parque e a saída para jantar pode dar lugar a um encontro na casa de amigos.

Com essas e outras pequenas mudanças de hábito, não apenas você consegue gastar menos como também vai descobrir novas formas de manter seu padrão de vida sem precisar gastar mais para isso.

Economizar dinheiro no dia a dia não é tão difícil e com algumas dicas e substituições práticas você vai ter muito mais recursos para realizar seus sonhos e garantir a estabilidade financeira necessária para ter segurança.

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais e mostre para seus amigos como eles também podem fazer para economizar!

Posts relacionados

Comentários