Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

12 mai 2016

Os 7 principais erros cometidos ao comprar passagens aéreas

 

Planejar uma viagem é uma tarefa relativamente simples e uma atividade que está presente na rotina de grande parte das pessoas. Embora demande apenas uma escolha de destino e sua forma de pagamento, é preciso ter cuidados com detalhes que fazem a diferença na hora de comprar as passagens.

Para viagens aéreas, é preciso estar atento principalmente com a variedade de opções encontradas, ainda mais se estas estiverem na internet. Veja agora os 7 principais erros cometidos na hora de comprar passagens aéreas e saiba como evitá-los na hora de escolher seu destino!

Pesquisar pouco

Em um mundo conectado, viajar sem antes pesquisar é perder oportunidade. Se quiser encontrar uma opção vantajosa e, ao mesmo tempo confiável, você precisa procurar opções nos sites mais conhecidos.

Se essas opções estiverem em uma plataforma diferente, busque conferir a veracidade com o site oficial da companhia responsável pela viagem. Assim como ocorre com outros meios de transporte, uma viagem aérea é um investimento importante e que precisa ser bem organizado para evitar imprevistos, tanto no seu bolso quanto no seu bem-estar.

Não confie apenas na palavra de conhecidos ou em promoções de última hora. Reserve um tempo do seu dia para procurar a oportunidade certa de viagem e não se contente com a primeira que aparecer.

Falta de planejamento

Sabemos que em uma rotina normal muitas vezes se torna difícil elaborar um planejamento adequado de viagem, mas não é por isso que você deve desistir de fazê-lo.

Quando o assunto é negócio ou trabalho, existe liberdade na escolha da data de viagem; porém, quando o objetivo for viajar com a família para férias ou lazer, é preciso bastante cuidado para não acabar se frustrando.

Viagens familiares costumam ocorrer nos finais de ano e feriados, ou seja, justamente nos momentos de maior demanda por passagens. Converse com sua família e saiba exatamente quando é possível marcar o embarque, pois só assim você garante um passeio agradável.

Assim como faria em uma viagem de ônibus, é importante verificar também o tempo necessário para a troca de transporte. Se o destino escolhido demanda a você pegar mais de um avião, certifique-se de que haverá tempo suficiente entre a chegada de um e o embarque de outro.

Na maioria das vezes, os problemas com a conexão ocorrem quando são feitos entre companhias diferentes e, por isso, é fundamental que o comprador conheça o trajeto em seus detalhes. Sempre que houver a possibilidade, faça a conexão com aviões da mesma empresa, pois assim evita transtornos e a preocupação de perder sua viagem por erro de cálculo de tempo.

Não conferir dados e documentos

Na hora de comprar passagens aéreas, esteja atento no preenchimento de dados e procure conferir os números e informações contidos nos documentos gerados. Ao sinal de qualquer erro na identificação do passageiro, informe-o diretamente aos funcionários da companhia ou por meio da Central de Atendimento.

É importante que os erros sejam corrigidos antes do dia do embarque, pois dificilmente terá tempo suficiente e muitas empresas não aceitam fazê-lo durante o check-in. Conferir a documentação pode parecer um mero detalhe, mas lembre-se que o embarque não será possível se houverem alterações que comprometam a sua identificação pela companhia.

Se empolgar com as promoções

Desconfie sempre de promoções muito vantajosas e até mesmo de pacotes com valor exorbitante, pois alguns sites podem estar cobrando até o triplo do valor em cima das viagens. Para evitar sustos na conta, é importante que você confira antes se a empresa cobra alguma taxa toda vez que resolve realizar a compra pela internet.

Muitos sites exigem um valor para a operação de compra, que é referente ao serviço prestado. Pesquise muito sobre a empresa/site que está anunciando a promoção, observando também a opinião dos usuários anteriores em sites de avaliação e reclamação.

Com a facilidade de encontrar dicas de outras pessoas online, é fundamental que se aproveite o espaço para tirar suas dúvidas e fazer a escolha adequada para as suas necessidades.

Desvalorizar as oportunidades

Assim como se deve evitar a empolgação de compras a qualquer sinal de boa oportunidade, tenha em mente que as boas opções nem sempre são enganosas. Por isso, é importante considerar cada uma em suas análises.

Essa dica vale mais para quem já traçou um objetivo bastante preciso, como uma viagem de negócios ou até mesmo férias planejadas com a família. Se você tem certeza do que precisa, comece a prestar atenção nas oportunidades que aparecem. Muitas companhias costumam anunciar seus pacotes de viagem com bastante antecedência e, embora você não precise realizar a compra no mesmo momento, vale guardar a referência do site ou empresa em suas buscas.

Caso não apareça uma condição melhor, ficará mais fácil recuperar a oportunidade encontrada e, com ela, realizar a sua viagem.

Usar milhas aéreas de maneira indiscriminada

Muita gente conhece os benefícios dos pontos adquiridos no cartão de crédito e entre essas vantagens está a aquisição de milhas aéreas para viagens. Embora seja uma opção de compra legal e facilitadora, esteja atento a certos limites no seu uso, pois não é legal abusar da possibilidade.

Para não usar seus pontos de maneira indiscriminada, a dica é aproveitar as milhas somente nos destinos em que o preço da passagem com o benefício tiver uma diferença considerável da passagem comum.

Em viagens mais curtas, muitas vezes a diferença de preço com ou sem o uso das milhas é pouco relevante. Portanto, reserve os seus pontos para momentos específicos, como as viagens de fim de ano.

Comprar passagens aéreas muito cedo ou em cima da hora

Aqui a dica é evitar os extremos da antecedência e do atraso ao comprar passagens aéreas. Para quem compra muito antes do dia da viagem, a vantagem é poder contar com mais opções e até mesmo um preço mais baixo na hora da compra, entretanto, corre-se mais riscos de ter que desistir da viagem por motivo de mudança de planos.

Só compre com muita antecedência se tiver total certeza de que irá para determinado destino. Aos que deixam para comprar na última hora, muitas vezes o problema enfrentado é ter de pagar mais caro por um mesmo pacote, principalmente se o destino for para cidades turísticas.

Não precisamos nem falar no risco de perder oportunidades e acabar ficando sem opções de viagem. Para evitar esses dois erros, vale fazer um bom planejamento para comprar suas passagens no momento certo e sem preocupações desnecessárias.

E você, como faz para comprar passagens aéreas? Veja também por que vender milhas e aproveitá-las de outra forma!

Posts relacionados

Comentários

*