Bem vindo!

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
E descubra como lucrar mais.

Nenhum comentário

Peso permitido de bagagem: confira quais são as regras

Família no aeroporto. Mulher jovem, homem jovem e sua filha preparados para viajar. Família feliz com sua bagagem para ser despachada e outra de mão que pode ser levado dentro do avião. Fique atento ao peso e o que é permitido levar.

Para não ter surpresas ao embarcar, você deve prestar atenção às exigências de cada companhia aérea em relação às especificações de bagagem de mão e despachada

Desde 2017, as companhias aéreas passaram a ditar as regras de bagagem para voos nacionais e internacionais. O objetivo, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados, é garantir viagens mais seguras e confortáveis para todos os passageiros.
No entanto, quando o assunto é peso permitido da bagagem, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o limite para malas despachadas e bagagem de mão. Para não ter surpresas na hora de embarcar, confira as informações a seguir.

Quais são as regras de bagagem de mão?

As regras de bagagem são estabelecidas pela ANAC e pelas próprias companhias aéreas. Por essa razão, pode ser que haja algumas diferenças, dependendo da empresa responsável pelo seu voo.
Vamos começar pela bagagem de mão, que é aquela que você leva dentro do avião e deve ser acomodada nos compartimentos acima do seu assento. O peso permitido da bagagem de mão é de até 10 kg.
Essa regra vale tanto para voos domésticos quanto para viagens internacionais (saindo ou pousando em território brasileiro). Em relação ao tamanho da bagagem de mão, o tamanho aceito é de 115 cm.
Esse número é a soma da altura, largura e profundidade, que devem medir, respectivamente, 55 cm x 35 cm x 25 cm. Por isso, lembre-se que na bagagem de mão, são proibidos os seguintes itens: armas, objetos cortantes, inflamáveis e explosivos.

Voos nacionais:

Em voos nacionais, você poderá levar aerossóis de até 300ml ou 300g cada. Os perfumes podem ir em frascos de até 500ml e bebidas alcoólicas, em garrafas de até 1 litro. Nesse último caso, você não poderá carregar mais do que garrafas.

Voos internacionais:

Nos voos internacionais, qualquer tipo de líquido não deve ultrapassar e medida de 100ml por frasco. Juntos, eles não devem totalizar mais do que 1 litro. Além disso, os produtos devem estar em sacos plásticos transparentes, além da própria embalagem.
No caso de bebidas compradas em free shops, só serão aceitas dentro do voo aquelas que estão lacradas. Além disso, é necessário apresentar a nota ou cupom fiscal da compra.
Não deixe de se informar com a companhia aérea antes de transportar bebidas na bagagem de mão. Ao redor do mundo, existem regras específicas e, por isso, pode haver variação.
Família feliz no aeroporto esperando a hora do seu voo. Filha do casal feliz sentada na mala.
Qual é o peso permitido da bagagem despachada?
As empresas aéreas não têm obrigação de incluir a franquia de despacho de bagagens no valor do bilhete. Dessa forma, elas podem cobrar por esse serviço como desejarem. Isso significa que os valores e condições de pagamentos fica a critério da companhia.
Geralmente, para voos nacionais, a tarifa mais barata não dá direito de bagagem despachada. Em voos internacionais, dependendo da companhia, essa bagagem já está incluída na tarifa mais barata.

LATAM:

Em voos nacionais, o peso permitido da bagagem despachada é de 23kg. A tarifa mais barata não dá direito de despacho, a não ser que você pague à parte pelo serviço.
Para voos internacionais, a franquia de bagagem varia de acordo com destino e o tipo de tarifa. Nas cabines Business ou Premium Economy, por exemplo, o limite é de três malas de 2kg.

Azul:

No caso de voos nacionais, a tarifa mais barata não inclui despacho de bagagem, mas você pode pagar à parte se desejar esse serviço. A tarifa Mais Azul permite o despacho de uma bagagem de 23kg.
Voos com destinos na América do Sul seguem a mesma regra dos destinos nacionais. Caso você deseje voar para Estados Unidos e países da Europa, é permitido levar três bagagens de 23kg, na categoria Business ou duas bagagens de 23Kg, na categoria Economy.

GOL:

Para voos nacionais, as tarifas Promo e Light não dão direito ao despacho de bagagem. Assim como as outras companhias, ela oferece o serviço à parte, caso você queira despachar bagagem.
A tarifa Plus permite o despacho de uma mala de até 23kg. A Max dá direito de despacho de duas bagagens de até 23kg cada. O esquema é o mesmo para voos internacionais.  A tarifa Premium Economy, que dá direito a despachar duas bagagens de até 23kg cada.

O peso da bagagem interfere no acúmulo de milhas?

Muitas pessoas acreditam que as tarifas de bagagem interferem no acúmulo de milhas. No entanto, na prática, o que faz mesmo a diferença é o valor gasto no bilhete e o trecho voado.
Em relação ao preço da passagem, se você pagar com cartão de crédito, cada dólar gasto equivale a 1 ponto que pode ser transferido para o programa de milhas. Essa é uma forma de acumular milhas com a compra de passagem.
Outra forma de acúmulo está relacionada ao trecho voado. Nesse caso, o que fará a diferença não é a bagagem que você leva, mas a distância entre origem, destino e número de conexões.
Portanto, caso valha mais a pena, prefira comprar sua passagem pagando a tarifa reduzida. Se você mudar de ideia, nada impede de pagar um pouco a mais pelo despacho da bagagem. Se você pagar o serviço no crédito, ainda pode juntar mais milhas.
Agora que você já sabe qual é o limite de peso da bagagem das principais companhias aéreas, não deixe de aproveitar as vantagens do seu programa de fidelidade para lucrar com milhas.
Na hora de vender suas milhas, acesse o site da Hot Milhas, preencha os espaços em branco no campo “cotação em 1 minuto”. Acesse seu e-mail e siga as instruções para finalização do cadastro, validação da venda e escolha da forma de recebimento.

Posts relacionados

9 dicas para ganhar mais milhas e vender a um ótimo preço

Confira estas dicas imperdíveis para acumular mais milhas e vendê-las por um ótimo preço com toda segurança e comodidade Quem acabou de conhecer o  mercado …

Descubra como saber quando você tem direito a milhas

Saiba se você tem direito a receber milhas, como fazer para juntá-las e no que esse acúmulo te beneficia Todo mundo tem acesso aos programas…

O que são milhas aéreas e como você pode se beneficiar dos programas de fidelidade

Saiba tudo sobre milhas aéreas e como elas podem ser acumuladas e utilizadas em prol do seu bolso Muitas pessoas ainda não sabem o que…

Comentários

Participe da discussão

12 comentários

  1. Boa noite.
    Prensados sou portuguesa moro em natal.viajo para Lisboa dia 16/07 com saída de recife ,sempre viagem com 2 bagagens de 32 kg cada .
    A passagem está caríssima e ainda temos restrições?
    Qual o peso que posso levar.
    Aguardo retorno
    Obrigada

    1. Olá, Maria. Tudo bem?
      Para saber essas informações, é necessário que entre em contato com a companhia aérea que vai embarcar. Esperamos ter ajudado. 😉

    1. Olá, Marilisia. A Hot Milhas trabalha apenas com a compra de milhas dos clientes que não desejam usá-las. Para saber de informações como bagagens é necessário que entre em contato com a companhia aérea que irá embarcar. Esperamos que consiga solucionar a sua dúvida. 😉

  2. Viajo para Orlando com conexão no Panamá pela COPA Airline,qual o peso da bagagem para despachar????Viajo dia 09/02/18

    1. Olá, Creonice. Tudo bem? Nesse caso é necessário que você entre em contato diretamente com a companhia onde emitiu os bilhetes.

    1. Olá, Márcia. Tudo bem?
      Para saber sobre essa informação, recomendamos que entre em contato direto com a companhia que irá voar. 😉

  3. Quanto custa em média o despacho de uma mala a mais do que a contratada na passagem de Lisboa para o Rio de Janeiro? Viajo pela TAP

    1. Olá, Célia. Tudo bem? Para saber essa informação é necessário que entre em contato direto com a companhia aérea que irá voar. 😉

  4. Ola posso levar ou fespachar um cilindro eletrico e panela eletrica em viagem para os USA? Tenho que pagar algum imposto?
    Posso levar dentro da mala?

    1. Olá, Mary. Tudo bem?
      Para checar essa informação é necessário que veja diretamente com a companhia aérea que vai voar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
COTAR AGORA