Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

14 jul 2017

Como poupar para aproveitar as férias?

Existem períodos do ano feitos para relaxar e curtir a família com tranquilidade, longe da correria do dia a dia. São as famosas férias. Entretanto, para parte das pessoas elas podem representar uma dor de cabeça a mais, pois, sem dinheiro, chega a ser frustrante pensar nas possibilidades de passeios que não se realizarão. É preciso saber como poupar para aproveitar as férias, mas nem todos têm condições para isso.

Mas saiba que com um bom planejamento financeiro você pode curtir esses dias sem comprometer seu orçamento familiar. Quer saber mais? Então confira nossas dicas.

Feche pacotes com antecedência

Pense muito bem antes de agir. Neste sentido, sugerimos que comece a pensar nas suas próximas férias assim que as últimas estiverem terminando.

Jamais deixe para fazer a viagem na última hora. O motivo disso é a lei da oferta e da procura. Quando a época de férias se aproxima é natural que muitas pessoas tenham as mesmas ideias que você e queiram ir aos mesmos destinos. Isso faz com que os preços subam.

Sendo assim, uma estratégia interessante é se programar com relativa antecedência para fechar pacotes meses antes de a demanda aumentar. Essa prática certamente fará com que você consiga preços mais baixos para as mesmas viagens.

Assim, se você não faz questão de viajar nos períodos mais valorizados, uma ação inteligente é programar as viagens para épocas de baixa temporada. Dessa forma, é possível curtir o passeio e economizar.

Alguns destinos são interessantes o ano todo. Paraísos como Fernando de Noronha e Búzios costumam apresentar atrações mesmo em épocas de menor movimento. Esteja atento a esse detalhe, principalmente se você não gosta de muito tumulto.

Mas fique atento com os lugares que podem não ser tão interessantes assim fora de época. Algumas praias e até mesmo lugares frios como Campos do Jordão são exclusividades de momentos do ano em que o clima é propício a eles.

Tenha um orçamento para consumo

Comece desde já a organizar o seu fluxo de caixa. Torne este um hábito para toda a vida. Você pode usar planilhas de Excel, um App no celular ou até mesmo uma folha de papel. Não importa o instrumento, mas é preciso anotar os rendimentos e as despesas. A ideia é ter condições para fazer um cálculo do quanto será preciso poupar por mês para ter o dinheiro necessário para a viagem sem comprometer o seu salário.

Isso permite a você se organizar de uma maneira que não exija sacrifícios, o que é comum quando as viagens são feitas de última hora e sem critérios.

Conheça os valores dos hotéis, das passagens, saiba qual é o preço do transporte público na cidade para onde pretende ir, entre outros. Faça isso com antecedência para colocar tudo no papel e, assim, poder calcular de maneira correta as despesas. Quanto mais detalhes você souber sobre o destino, mais precisas tendem a ser as informações e maior o controle sobre os gastos.

Concentre-se em se organizar em função de objetivos. Assim, se a sua ideia for programar uma viagem para daqui a um ano, é possível dividir por 12 os gastos com a viagem e a cada mês reservar uma quantia definida. Quanto mais tempo antes da data você tiver, mais tempo terá para se organizar e menos dinheiro gastará. Por isso, acostume-se a planejar sempre.

Trabalhe em equipe

Se for viajar em família, você tem uma ótima oportunidade para envolver todos eles no seu projeto. Não somente para contar com o apoio, mas também para que participem das economias e, no caso das crianças, aprendam a se relacionar melhor com o dinheiro.

Muitos gastos desnecessários são difíceis de serem evitados, pois as pessoas têm o costume de fazê-los no dia a dia. Entretanto, quando se tem um objetivo maior adiante e critérios para atingi-los, quem está ao redor compreende com maior facilidade a importância do controle das despesas.

Sendo assim, trabalhe com metas para cada uma das pessoas da sua casa, de maneira que a longo prazo os êxitos sejam diferenciais na viagem.

Assim, você pode criar um fundo entre as crianças (o famoso cofrinho) para elas depositarem todo mês parte do dinheiro da mesada pensando no passeio de fim de ano.

Jamais guarde os projetos somente para você. Isso pode, além de dificultar sua ação, também se transformar num transtorno desnecessário caso as coisas comecem a não sair tão bem. Esse aspecto é fundamental: trabalhar em equipe. Quando isso acontece você ganha motivação para buscar por alternativas.

Procure definir também valores que podem ser gastos nas atividades de rotina, como no mercado, em restaurantes e em lojas. Com a conscientização de todos é possível estipular metas para os gastos diários, algo que a longo prazo contribuirá muito para melhorar seus resultados.

Concentre os gastos em cartões de crédito

Essa dica é essencial. Não use suas milhas para trocar por passagens aéreas. Existem alternativas muito mais vantajosas, como a venda delas.

Se você participa de algum programa de fidelidade, como o Smiles e o Tudo Azul, já sabe que os pontos obtidos no cartão de crédito podem ser convertidos em milhas para viagens de avião. Entretanto, quando você faz essa conversão e vende as milhas em vez de trocá-las por passagens, os benefícios podem ser muito maiores. Um deles é poder escolher como pretende gastar esse dinheiro obtido.

Muitas pessoas usam como fonte de renda extra para pagar dívidas ou ir às compras. Você pode usá-lo para garantir suas férias, seja pagando pela viagem ou até mesmo para aumentar o seu saldo bancário e, assim, ter condições para planejar uma viagem melhor. A maneira de lidar com o dinheiro fica a seu critério.

Basta converter os pontos em milhas e em seguida procurar por uma empresa autorizada a fazer a transação para vendê-las. Lembrando que essa prática é totalmente legal, pois não há na legislação qualquer impedimento em relação à venda de milhas.

Aprendeu como poupar para aproveitar as férias? Então compartilhe o texto nas redes sociais para ajudar outras pessoas também.

Posts relacionados

Comentários

*