Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

28 jul 2016

Passo a passo para fazer um orçamento pessoal eficaz

Esqueceu de pagar a conta? Os juros do cartão de crédito aumentaram? Seu orçamento não durou como o planejado? Se essas são as perguntas que tem tirado o seu sono, não dá para adiar mais: chegou o momento de se reorganizar financeiramente!

Hoje, não há desculpas para deixar de controlar seu orçamento pessoal – até seu smartphone possui funções para te ajudar nesse controle! Com dicas simples e resoluções que podem ser iniciadas a qualquer momento, o equilíbrio do seu orçamento pessoal só depende de você. Está preparado para ver o passo a passo para um orçamento pessoal eficaz? Então vamos lá:

Defina suas metas

Definir metas para o seu dinheiro é o primeiro passo para planejar seu orçamento pessoal: isso permite planejar melhor o futuro do seu dinheiro. Liste todas as suas metas em ordem de importância, mantendo a quitação das dívidas sempre no topo. Perder o controle das dívidas gera gastos surpresas com juros e outras cobranças. Após essas despesas, liste os projetos onde você pode poupar.

Registre seus gastos

Registrar todos os gastos permite que você tenha uma noção real de como o seu dinheiro é utilizado. Use como base os últimos 3 meses e liste, primeiramente, todas as contas fixas (aluguel, condomínio e contas de casa, por exemplo). Na sequência, anote todas as despesas variáveis, como restaurantes, cinemas, bares, roupas e afins. Não esqueça de anotar até os pequenos gastos, como aquele cafezinho depois do almoço ou o troco que você deu para quem cuidou do seu carro na rua.

Levante suas receitas

Agora que você já sabe o quanto gasta, chegou a hora de saber o quanto recebe. Anote todos os rendimentos que você tem: salário, bonificações, extras, freelances e pagamentos. O salário que você deve anotar é o líquido, ou seja, o valor que é depositado mensalmente na sua conta corrente. Muita atenção: jamais considere o limite do cartão de crédito ou o cheque especial como extensão da renda!

Conte com a tecnologia

O controle dos gastos e dos rendimentos no orçamento pessoal deve ser feito com o auxílio de uma planilha, de um software ou de um aplicativo. Essas tecnologias possuem funções inteligentes que permitem cadastrar cada item do seu orçamento no lugar certo, oferecendo uma previsão rápida de onde vai folgar e onde vai apertar mais, por exemplo.

Use a regra do “50-15-35”

Essa é uma regra muito simples! Cada número corresponde a um grupo: separe 50% para as despesas essenciais (transporte, aluguel, alimentação, energia, conta de telefone, água), 15% para as despesas financeiras (investimentos, previdência, empréstimos, dívidas a longo prazo) e 35% para as despesas que envolvem o seu estilo de vida (academia, viagens, TV por assinatura, etc). Ao aplicar essa regra, você identificará com mais facilidade o que pode ou não ser cortado do seu orçamento.

Quite suas dívidas

Tem coisa pior do que ficar devendo e assistir o seu salário ir embora para pagar juros e multas todo mês? Procure pelos seus credores e faça de tudo para renegociar as suas dívidas. Quanto maior for o prazo de pagamento, pior será: isso só acarretará em mais juros!

Guarde dinheiro

Terminou de pagar suas dívidas? Então chegou a hora de começar a poupar um dinheirinho todo mês. Ter uma reserva financeira te protegerá de emergências e imprevistos que podem acontecer a qualquer momento, como uma despesa médica ou uma reforma no seu apartamento, por exemplo. Além da poupança, existem outras formas de guardar e render seu dinheiro, como o Tesouro Direto.

Concentre seus gastos

Não adianta ter cheque especial, inúmeros cartões de crédito, talão de cheques e cartão de débito: usar todos eles ao mesmo tempo só provocará um efeito bola de neve de endividamento no seu orçamento. Em vez disso, concentre todos os seus gastos em um só lugar e seja responsável com as suas despesas. Vai pagar tudo no cartão de crédito? Sem problemas, desde que você fique atento aos juros cobrados. Vai pagar tudo no cartão de débito? Tudo bem, mas lembre-se que você não receberá os mesmos benefícios do cartão de crédito (milhas ou pontos para viajar, por exemplo).

Escolha o melhor cartão de crédito para concentrar o pagamento das contas e quite as faturas mensalmente. Ao pagar as contas no crédito, as chances de acumular milhas são maiores. Você pode vender essas milhas para complementar a sua renda. Muito mais lucrativo, não é?

Trace planos específicos

Trocar de automóvel não é o mesmo que trocar de celular, pois os juros sobre um podem ser muito maiores do que os juros sobre o outro. No caso do celular, é possível conseguir boas opções de parcelamento sem juros, mas o mesmo não acontece com automóveis. Sendo assim, trace planos diferentes para cada objetivo e otimize o seu orçamento para que ele seja eficaz.

Pense antes de comprar

Educar-se para ser mais racional e menos impulsivo na hora das compras é uma boa solução para controlar o seu orçamento pessoal. Pergunte-se sobre a necessidade de adquirir aquele produto: você precisa dele? Não tem como esperar? E se entrar em promoção? Tudo deve ser avaliado antes de investir o seu dinheiro.

Valorize seu orçamento

É comum ver as pessoas planejarem seu orçamento pessoal e, depois de um tempo, deixarem-no de lado. A boa relação com as suas finanças não vai acontecer se você se dedicar a elas somente durante algumas semanas ou um mês: seu orçamento pessoal sempre deve ser encarado com seriedade.

Parece chato? Pois chato é dever na praça e não conseguir comprar o que você gosta – ou pior, o que você precisa. Ao assumir o controle das suas finanças você garante um orçamento pessoal eficaz. Um orçamento bem gerido traz resultados rápidos e rende muito mais no banco. Realize os seus desejos e tenha uma vida financeira saudável!

Agora que você já sabe o passo a passo para planejar seu orçamento pessoal, que tal aprender mais sobre como ganhar dinheiro com milhas? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma dica da Hot Milhas!

Posts relacionados

Comentários (6)

Escreva seu comentário

*