Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

05 Jun 2017

Pontos no cartão de crédito: como ganhar e o que fazer com eles?

Foi em busca de estimular o uso do cartão de crédito por parte dos clientes que as operadoras criaram os programas de fidelidade. Nesses programas, quanto mais você usa seu cartão, mais pontos você acumula.

Você provavelmente já ouviu falar sobre esses pontos e suas trocas por produtos, descontos, vantagens e até milhas aéreas. Para fazer com que não reste nenhuma dA?vida sobre esse assunto, veja neste artigo como ganhar mais pontos e o que você pode fazer com eles.

Como ganhar pontos no cartão de crédito?

Para começar a acumular, você precisa se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão de crédito. Em geral, a inscrição pode ser feita pela internet mesmo ou via telefone, e uma vez que tudo esteja aprovado, suas compras começam a se converter em pontos. Essa conversão é feita mediante uma determinada conversão estabelecida pela empresa e que também depende do tipo de cartão que você possui.

No geral, um cartão Premium oferece uma conversão melhor, o que significa que a cada real (ou dólar) gasto, você acumula ainda mais pontos. Na dA?vida, vale a pena perguntar para a empresa para saber direitinho como ocorre essa troca.

Com o cadastro pronto e estando a postos para acumular pontos, algumas dicas incluem:

  • Leia direitinho as regras do programa: antes de sair gastando por aÉ e queimando seu cartão de crédito, procure ler atentamente as regras do programa do cartão para ver o que vale e o que não vale na hora de converter em pontos;
  • DA? preferência para o pagamento com cartão de crédito: embora pagar é vista seja uma recomendação popular, esse tipo de pagamento não gera nenhum benefício em pontos para você. Por isso, se seu objetivo é acumular, sempre que possível use o cartão de crédito para pagar contas e outros gastos;
  • Compre em lojas parceiras: todos os programas de cartão de crédito tem parcerias com lojas – online ou físicas – dos mais variados segmentos. Procure as lojas parceiras do seu cartão e prefira fazer compras por lá para converter mais pontos;
  • Aproveite as promoções que aparecem: é comum que em datas comemorativas ou em certas ofertas as operadoras ofereçam uma quantidade multiplicada de pontos. Ficar atento vai garantir que você consiga aproveitA?-las!

O que é possível fazer com esses pontos?

Mas, afinal, para que serve acumular tantos pontos? Simples: para trocar por vantagens, descontos, produtos ou milhas aéreas. Como você já sabe que há parcerias entre operadoras de cartão e lojas diversas, os pontos que você tem podem ser utilizados para trocar por itens específicos ou então para conseguir descontos nas compras de alguma coisa, por exemplo.

Por falar em desconto, os pontos também servem para dar uma boa aliviada no valor da anuidade do cartão. Se você tem muitos cartões de crédito, por exemplo, pode utilizar os pontos de alguns deles para abater o custo da anuidade.

O mais comum, entretanto, é a troca por milhas. Nesse caso, você pode trocar os pontos ao fazer a transferência para um programa de fidelidade de uma das companhias aéreas. Atualmente, os principais disponíveis são oSmiles, da GOL, o Fidelidade, da Latam, oAmigo, da Avianca e o TudoAzul, da Azul.

Mas fique de olho: os pontos tem prazo de validade e se você perder a conta pode ter todos os seus pontos expirados! Se isso acontecer, não há como recuperá-los e você terá que começar a juntA?-los novamente. Embora essa definição varie entre cada empresa, em geral eles tem uma validade de 24 a 36 meses depois de terem sido convertidos e contabilizados.

Qual a melhor forma de gastA?-los?

Juntar e trocar pontos no cartão de crédito é uma forma de fazer com queparte do dinheiro que você gastou retorne para você– de alguma maneira. Isso, por si sA?, já é uma vantagem e qualquer troca que você faça já vai representar uma ajudinha (por menor que seja) no seu orçamento.

Se você quer comprar itens de baixo valor, como livros, filmes, ou itens decorativos (porta-retratos, arranjos, etc.), trocar os pontos do cartão nas compras é bastante benA�fico. Entretanto, itens de maior valor, como aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, exigem um gasto muito mais elevado, que geralmente não é possível.

Por isso, em geral, a melhor forma de gastA?-los é em milhas. Com dois ou três meses de um gasto mediano no cartão você já consegue juntar pontos suficientes para trocar por passagens de trechos menores e voos domésticos em geral. Ao longo do período de validade dos pontos, se você estiver empenhado em passar seu cartão por aí, dá até mesmo para juntar o suficiente para viagens internacionais.

Outra opção muito vantajosa também relacionada às milhas consiste em vendê-las. Ao permitir que outras pessoas possam viajar de maneira mais barata, você ainda ganha um determinado valor a depender da quantidade de milhas a ser vendida. Isso faz com que ainda mais dinheiro retorne para você a partir de suas compras, já que os preços pela compra de milhas tendem a ser bem atrativos e até mais vantajosos do que a economia que você faria ao comprar em lojas parceiras.

Essa opção, inclusive, é ainda mais viA?vel se você tem vários cartões e pontos espalhados em todos eles. Como para comprar itens e trocar descontos é preciso que tudo esteja em um mesmo cartão, a transferência e troca por milhas acaba sendo o caminho ideal e mais prático para aproveitar a validade dos pontos acumulados.

Para ganhar pontos no cartão de crédito, tudo começa com o cadastro adequado junto é empresa operadora. A partir daA�, as compras feitas com o cartão sãoconvertidas em pontos que podem ser trocados por produtos, serviços, descontos ou milhas. Nesse último caso, inclusive, dá até paravender as milhase faturar ainda mais em cima das suas próprias compras.

Agora que você sabe o que são, como juntar e como trocar, o que você pretende fazer com os pontos do seu cartão? Tem outra dica para acumular ainda mais? Conte para a gente nos comentários e participe!

Posts relacionados

Comentários