Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

09 Jul 2018

Programas de fidelidade online: quais são os melhores

cartão fidelidade

Os programas de fidelidade surgiram, como uma forma das empresas aéreas darem algum tipo de recompensa as pessoas, que voassem pela companhia com frequência. Com o tempo, esses programas cresceram e se tornaram negócios grandiosos e começaram a dar ainda mais possibilidades aos clientes.

Agora, existem variadas maneiras de ganhar pontos ou milhas e cada programa de fidelidade possui benefícios e regras diferenciadas. Confira as vantagens e formato dos principais programas de fidelidade e quais são considerados as melhores opções para os passageiros.

Programas de fidelidade ligados às companhias aéreas

Existem programas vinculados e outros não vinculados as empresas aéreas. Os vinculados, além de possuir uma grande ligação com a companhia, eles também oferecem o resgate dos pontos em empresas e companhias parceiras, como por exemplo, rede de restaurantes e hotéis, lojas virtuais, locadora de automóvel, entre outras.

Nesse formato os principais programas que possuem formato online são: Multiplus, Smiles, Tudo Azul, e Avianca Amigo.

 

Programa Multiplus e Latam Fidelidade

O programa de ponto Multiplus é um dos mais conhecidos no país, visto por muitos como o mais lucrativo, já que possui diversos benefícios e parceiros, oferecendo mais de 500 mil tipos de premiações. Além disso, ele é vinculado a companhia aérea Latam.

A Latam possui outro programa de fidelidade além do Multiplus, o Latam Fidelidade. O interessante é que ambos os programas compartilham o mesmo saldo de pontuação. Isso quer dizer que se a pessoa possuir 22.000 pontos no Mutiplus, ela também terá 22.000 pontos no Latam Fidelidade.

A ideia do programa é oferecer ao cliente uma forma de recompensa através dos pontos, para que ele consuma algum serviço ou produto. Em geral esse consumo é vem acompanhado ao ato de realizar compras online ou utilizar serviços das empresas parceiras associadas ao Multiplus, como de abastecimento de carro e locação de carro.

Programa Smiles

Também muito comum entre os programas, o Smiles é um programa de fidelidade da companhia Gol. No qual a pessoa ganha milhas ao viajar pela companhia. Com as milhas acumuladas você pode trocar por novas passagens, produtos e serviços de parceiros ou converter o saldo para dinheiro.

Programa Tudo Azul

O programa Tudo Azul, criado pela companhia Azul, oferece variados benefícios aos clientes que voam pela empresa. E se tornou um dos caminhos mais fáceis populares de juntar um bom saldo de milhas aéreas mesmo para quem viaja menos. Uma das vantagens oferecidas considerada diferencial é oferecer uma bonificação de pontuação automática para cada um ao fazer o seu cadastro.

Programa Avianca Amigo

O Avianca Amigo da companhia Avianca também é considerado um dos programas mais populares do meio. Ele ganhou grandes fidelizados por além de oferecer uma maior facilidade para adquirir milhas, ter diversas promoções relâmpagos, que ajudam muito para os passageiros fieis ao programa acumule milhas aéreas.

Prêmio melhor programa de fidelidade de companhia aérea  

O programa Tudo Azul foi eleito pela segunda vez consecutiva pelo site melhores destino como o melhor programa de fidelidade de companhia aérea. A escolha é realizada pelos passageiros que utilizam os programas. A votação contou com mais de 68 mil votos e avaliando pelos seguintes fatores: facilidade para aumentar o volume de pontuação ou milhagens, benefícios para os passageiros fidelizados, atendimentos e promoções.

O Tudo Azul foi campeão com uma média geral de 7,7. O quesito mais bem avaliado pelos passageiros foi o atendimento, com a pontuação 8,4 e o menor foi no item promoções com a nota de 7,4. Mas, no geral o programa teve excelente notas em todos os fatores de avaliação.

 

Já o segundo lugar que ficou com a Smiles teve uma média de 7,1. O programa teve uma grande recuperação, já que um ano antes tinha ficado no último lugar na premiação. O programa conseguiu a maior avaliação no quesito facilidade para aumentar o volume de pontuação ou milhagens.

Sem dúvida, o programa Smiles também teve reconhecimento pelo grande número de inovações que a empresa vem apresentando ao mercado, como a compra fiado de bilhetes aéreos com milhas, no qual o cliente pode saldar a dívida até 60 dias antes da data da viagem, ou o upgrade e qualificação de categoria também pelos trechos que foram voados com milhas aéreas, ou um vencimento de 10 anos no saldo de milhagens para membro do Clube Smiles ou cliente Diamante. E tem muito mais, várias parcerias e promoções quase diariamente. O ponto negativo é que atualmente a Gol não oferece voos para a Europa.

Leia mais sobre essa premiação aqui.

 

Programas de fidelidade não ligados às companhias aéreas

Os programas de fidelidade que não são vinculados às companhias aéreas possuem uma maior opção na troca de pontos e permitem a emissão de bilhetes aéreos, além de variados produtos e serviços, como o NetPoints e o Ponto Pra Você.

Programa NetPoints

O sistema do Programa NetPoints é de coalizão, agrupa parceiros de diversos segmentos, como moda e vestuário, postos combustíveis, supermercados, drogarias, lojas on-line entre outras. Todas as compras feitas em qualquer das empresas parceiras são convertidas em netpoints. E depois que o fidelizado do programa acumular um bom saldo de pontos, só precisa trocar os netpoints por várias opções de viagens e prêmios.

Programa Pontos Pra você

Vinculado pelo Banco do Brasil o fidelizado acumula pontos através de comprar realizadas no cartão de crédito Ourocard. Para participar basta ter o cartão com a função crédito ativa e em uso.

A troca dos pontos pode ser feita por serviços e produtos bancários do Banco do Brasil quitados em conta corrente, como contas de parcelas de empréstimos, de água e luz, entre outras.

Outra forma de utilizar a pontuação é converter o saldo em produtos como passagens aéreas, ingresso de cinema, smartphones e bônus para celular no site da Dotz ou Livelo.

Cartão de crédito x cartão fidelidade

O cartão de crédito é considerado uma das principais moedas de troca de milhas dentro dos programas de fidelidade mais populares. Já que os gastos dos cartões são compensados através de pontos que podem ser trocados em milhas. Porém, existe também outro modelo de cartão de crédito que consegue ser tão eficaz quanto: o cartão fidelidade.

O cartão fidelidade pode ser muito eficaz, dependendo do modelo deste cartão, porque já rende milhas automaticamente e assim evita a troca de pontos em milhas. Além disso, o consumidor possui promoções e vantagens exclusivas. Cartão Fidelidade Smiles, TudoAzul e o Cartão Fidelidade Tam são considerados os melhores no mercado atual.

A maioria dos cartões de crédito pode se tornar uma excelente forma para acumular milhas, muitas vezes com mais facilidade que o cartão fidelidade. Porém, alguns cartões possuem uma anuidade muito alta. Por esse motivo o cartão fidelidade acaba sendo mais viável e acessível já que possui um bom custo-benefício.

O que é importante para quem ter algum tipo de recompensa com os pagamentos de suas contas e compras é entender a melhor quais os benéficos que cada cartão ou compra pode oferecer. E transformar milhas aéreas em dinheiro é o principal benefício.

Mesmo com tantas opções e vantagens dos programas de fidelidade, a melhor estratégia é o cliente acumular milhas para futuramente vendê-las, dessa forma ele pode utilizar o dinheiro da maneira que desejar. Quer vender suas milhas? Faça já uma cotação com a HotMilhas.  

Posts relacionados

Comentários