Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

05 mai 2017

Vale a pena fazer um cartão de crédito?

Quando se pensa em fazer cartão de crédito, milhões de questões vêm à tona. Afinal, são muito divulgadas informações sobre dívidas em cartões, juros exorbitantes ou faturas mais caras do que é possível pagar. Porém, a verdade é que, quando utilizado com consciência e de acordo com o seu padrão financeiro, o cartão de crédito é um grande aliado.

Listamos em nosso artigo 10 grandes vantagens proporcionadas pelos cartões de crédito e como você pode aproveitá-las. Acompanhe, descubra se vale a pena fazer e desmistifique a ideia de que o cartão é um vilão!

Crédito pré-aprovado

Ter um cartão de crédito é sinônimo de praticidade e comodidade. Você tem à disposição um crédito já aprovado, podendo utilizá-lo como quiser a qualquer momento, sem a necessidade de comprovações burocráticas nos estabelecimentos comerciais. Isso é bem diferente de comprar no crediário, por exemplo, em que são exigidos, além de ausência de restrições nos órgãos de proteção ao crédito, documentos que comprovem sua renda.

Gerenciamento de caixa

Comprando com o cartão de crédito hoje, você desembolsará o valor referente à totalidade da sua fatura apenas na data do vencimento. Isso permite que as suas finanças sejam gerenciadas com mais facilidade e as compras, planejadas com precisão.

Muitas pessoas definem uma data de vencimento da fatura do cartão próxima ao pagamento do salário e dos demais rendimentos. Essa opção também facilita a gestão do dinheiro e reduz as chances de que o pagamento seja atrasado ou mesmo deixe de ser feito.

Compras em sites internacionais

Comprar fora do país já se tornou rotina para quem busca produtos de qualidade e com preços atrativos. Muitas vezes, a economia (quando comparamos às lojas de importados) ultrapassa a metade do valor, o que faz com que o tempo de espera para receber as mercadorias não seja um fator tão importante.

Para fazer essas compras, é preciso ter um cartão de crédito internacional. O valor final é calculado com base na cotação da moeda estrangeira no dia do fechamento da fatura; por isso, é preciso ter bastante cuidado.

Venda de milhas

Dependendo do tipo de cartão de crédito escolhido, há a possibilidade de acumular milhas a cada dólar gasto. A cotação costuma variar de 1 a 3 pontos por dólar. Essa pontuação é revertida em milhas, que podem ser utilizadas na troca por passagens aéreas gratuitas.

Muitas pessoas conhecem esse sistema, mas não imaginam que seja possível obter uma boa renda com a venda das milhas acumuladas. Algumas empresas compram suas milhas e pagam por meio de depósito em conta em até 3 dias, antes mesmo do resgate com a operadora do cartão. Vale analisar essa possibilidade com atenção, principalmente se você não tem muito tempo disponível para utilizar suas milhas em viagens ou precisa de dinheiro para outras coisas.

Prêmios, bônus e descontos

Muitas administradoras de cartão de crédito oferecem benefícios como descontos em cinemas, espetáculos teatrais e shows. Em muitos programas, inclusive, clientes de determinadas bandeiras e bancos podem comprar ingressos antecipadamente.

Além disso, existem os bônus acumulados em cada compra, que podem ser trocados por centenas de itens como celulares, eletroeletrônicos, objetos de decoração, viagens etc.

Despesas em um único lugar

Quando o cartão é emitido pelo banco, não em lojas e financeiras, é possível utilizá-lo para pagar contas de consumo como água, luz e telefone, além de boletos bancários e tributos. Essa prática é interessante pois permite que as despesas sejam concentradas em uma única data de vencimento, sendo possível organizar melhor o orçamento.

Apesar de vantajoso, o serviço deve ser utilizado com cautela, uma vez que, dependendo do banco, é cobrada uma taxa pelo serviço.

Emergências

Seja para comprar um remédio quando você está momentaneamente sem recursos ou para pagar a manutenção do carro que parou de funcionar, o cartão de crédito também é vantajoso para suprir possíveis emergências financeiras.

Mas atenção: pense com cuidado sobre o que você considera emergencial. Passar em um fast-food no final da noite sem necessidade ou comprar mais uma blusa apenas por causa da liquidação não é uma situação urgente que mereça o uso do cartão de crédito, certo?

Parcelamentos sem juros

Para compras como eletrônicos e eletrodomésticos, que têm valores mais elevados, o cartão de crédito é um grande parceiro. Isso porque as lojas físicas e virtuais permitem o parcelamento da compra sem incidência de juros, como acontece nos carnês de crediário.

Mobiliar a casa, trocar os móveis do quarto ou comprar um computador novo utilizando o cartão de crédito no parcelamento resulta em menos taxas (já que o valor pago no crédito será o mesmo do que se pagasse à vista) e, consequentemente, numa compra mais econômica.

Saques no exterior

Em viagens internacionais, os cartões de crédito podem ser utilizados para saque em caixas eletrônicos conveniados. Nesses casos, eles funcionam como um cartão de débito e não são cobrados juros, apenas uma taxa administrativa pelo saque fixada pela administradora do cartão.

Porém, a facilidade é disponibilizada apenas por algumas administradoras. Antes de contar com o saque via cartão em viagens ao exterior, é recomendado consultar a empresa e descobrir se a função existe e está liberada, além de saber exatamente o valor da taxa administrada que será cobrada a cada saque realizado.

Recargas de celular

Se você é vidrado em smartphones e é adepto dos planos pré-pagos, certamente já se viu, em algum momento crítico, sem créditos disponíveis para acessar a internet ou fazer uma ligação importante. Quando não há um ponto de recarga próximo, o cartão de crédito pode ser utilizado em recargas realizadas diretamente pela operadora.

Além da vantagem de poder recarregar o celular imediatamente, vale destacar a conveniência de precisar pagar pela recarga apenas na fatura mensal – utilizando o melhor dia de compra, disponibilizado pelas próprias administradoras, você tem um prazo de até 40 dias para o pagamento.

E então, viu como fazer cartão um de crédito traz muitas vantagens e, se usado da forma correta, pode ser um grande parceiro? Aproveite e leia nosso post sobre como acumular pontos no seu cartão e qual é o melhor momento para vender suas milhas!

Posts relacionados

Comentários

*