Bem vindo!

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
E descubra como lucrar mais.

Nenhum comentário

Vale a pena gastar milhas em alta temporada?

 
Confira se vale a pena gastar milhas em alta temporada
Na alta temporada, os preços de passagens aéreas costumam subir bastante. Por isso, uma dúvida que surge para muitas pessoas que costumam viajar bastante e acumulam muitos pontos em um programa de fidelidade é se vale a pena gastar milhas em alta temporada ou deixar para outra oportunidade.
No texto de hoje, vamos analisar essa questão mais a fundo. Descobriremos a diferença entre alta temporada e baixa temporada para as companhias aéreas, quando é o melhor momento para comprar uma passagem aérea e também como lidar com o programa de milhas.
Portanto, continue lendo e saiba como aproveitar ao máximo seus pontos!

Quando são a alta e a baixa temporadas?

Para entender se vale a pena gastar milhas em alta temporada, vamos começar definindo as coisas mais básicas: afinal, o que é a alta temporada e a baixa temporada?
A alta temporada é aquele período em que há uma maior demanda por turismo em alguma determinada região. Basicamente, é quando mais pessoas viajam para um lugar, motivadas pelo clima, momento do calendário ou mesmo por algum evento especial.
Já a baixa temporada é o período em que há uma menor demanda por turismo em algum lugar. É quando menos gente viaja para algum determinado destino, pelas mesmas razões citadas acima.
A alta temporada no Brasil acontece nos meses de julho e janeiro, na primeira quinzena de fevereiro e na segunda de dezembro, acompanhando as férias escolares. Feriados nacionais (especialmente aqueles feriadões que emendam vários dias, como o Carnaval), também são considerados alta temporada. Já a baixa temporada é no resto do ano.
Também é importante considerar o tipo de destino para identificar qual desses períodos tem mais fluxo de turista. O Nordeste, por exemplo, que recebe muitos visitantes em busca de praia, costuma ser mais frequentado no verão, enquanto destinos ao Sul, como Gramado, têm sua temporada mais alta no inverno.
Para os destinos internacionais, normalmente a alta temporada é no verão de cada país, já que é quando a maioria das pessoas tem férias e o clima está melhor para viajar. Tenha isso sempre em mente quando for comprar suas passagens.
Além disso, alguns eventos sazonais também ajudam a deixar um destino em alta temporada. As Olimpíadas de 2016, por exemplo, foram realizadas no Rio de Janeiro em agosto. Esse supostamente seria um período de baixa temporada, mas, como muita gente assistiu ao evento, se transformou em alta temporada.

Qual é o melhor momento para comprar passagem aérea?

O melhor momento para comprar passagem aérea vai depender de uma série de fatores: a distância da viagem, se o destino está em alta temporada ou não ou mesmo o momento da compra da passagem.
Não existe uma regra sobre o melhor momento para comprar uma passagem aérea, mas existe um consenso originado experiência e da observação do mercado. Ele é diferente de quem vai viajar pelo Brasil ou internacionalmente.
Para viagens no Brasil em alta temporada, o melhor é comprar a passagem entre 60 e 90 dias antes da viagem. Se estiver se planejando para viajar em baixa temporada, deixe para comprar com uma antecedência entre de 25 a 40 dias.
Já para viagens internacionais, o melhor é se antecipar de 60 a 120 dias na alta temporada e de 30 a 60 na baixa.
Porque não se antecipar demais
Se você comprar uma passagem com 6 ou 7 meses de antecedência, você pode acabar perdendo o período de promoções, que costuma acontecer nos períodos mencionados acima, e ainda corre o risco de imprevistos acontecerem.
A empresa pode, por exemplo, cancelar o voo por alguma razão e acabar realocando seus passageiros num outro trajeto. Assim, uma viagem que duraria 6 ou 7 horas, acaba passando para 15 por causa de uma possível escala em outro país. Situações semelhantes podem acontecer com outras empresas de que você vai precisar na viagem, com hotéis ou serviços de traslado.
Outro risco que você pode correr comprando a passagem com antecedência demais é ver outra empresa começar a operar no mesmo trecho pretendido e acabar derrubando os preços por causa da concorrência.
Porque não deixar para última hora
Como já mostramos até aqui, se antecipar muito na compra da passagem tem seus riscos, mas também não é bom esperar demais, principalmente se a sua viagem for na alta temporada. Isso porque, depois de um certo tempo, quanto mais próximo da viagem mais caras ficam as passagens. Assim, não perca o período de promoções e consiga os melhores preços.

Gastar milhas em alta temporada ou vendê-las?

Por regra, alta temporada não combina com milhas e não é muita vantagem gastar as suas milhas com passagens durante esse período. Uma das razões para isso é que as empresas aéreas costumam liberar menos passagens com resgate de milhas nessas épocas. A lógica é simples: quanto mais gente querendo viajar, mais chance de lucro; quanto mais passagens com milhas, menos lucro pras companhias.
Assim, elas liberam menos passagens com milhas para a alta temporada e o dono dos pontos fica com dificuldade para resgatar os benefícios. Além disso, as milhas se desvalorizam um pouco porque cada trecho em alta temporada fica mais caro.
Como aproveitar milhas na alta temporada, então? Uma boa opção é vendê-las, inclusive para quem pretende viajar nessa temporada. Justamente porque a demanda por viagens fica maior, o usuário pode conseguir um bom dinheiro na venda.
Dependendo dos valores que encontrar, poderá usar o dinheiro para custear a viagem. Mesmo se suas milhas não forem o bastante para cobrir o valor de uma passagem, é possível que você consiga vendê-las por um valor que consiga custear seu bilhete. Isso porque, apesar de na alta temporada não serem tão valiosas para a companhia aérea, elas são bastante valorizadas por quem compra, especialmente para revendê-las posteriormente.
Assim, não vale a pena gastar milhas em alta temporada. O ideal é vendê-las nesse período para obter uma compensação financeira mais vantajosa. Na HotMilhas você pode vender suas milhas de forma segura com pagamento antecipado. Peça agora uma cotação em 1 minuto e veja quanto valem suas milhas hoje.
Você gostou do nosso artigo? Nós temos mais conteúdo desse tipo exclusivo esperando por você — é só assinar a nossa newsletter para receber tudo direto na sua caixa de e-mail!

Posts relacionados

Descubra como saber quando você tem direito a milhas

Saiba se você tem direito a receber milhas, como fazer para juntá-las e no que esse acúmulo te beneficia Todo mundo tem acesso aos programas…

O que são milhas aéreas e como você pode se beneficiar dos programas de fidelidade

Saiba tudo sobre milhas aéreas e como elas podem ser acumuladas e utilizadas em prol do seu bolso Muitas pessoas ainda não sabem o que…

Como não ter problema com o comércio das milhas aéreas

Descubra como não ter problemas com milhas e aproveitar ao máximo essa maneira de ganhar renda extra com segurança e comodidade A venda de milhas…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
COTAR AGORA