Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

21 Nov 2017

Como cadastrar o seu cartão de crédito para ganhar milhas?

Você tem vontade de cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas, mas não sabe como fazer? Não se preocupe. Hoje nós vamos sanar essa dúvida para facilitar a sua vida.

Participar de programas de fidelidade nem sempre parece ser tarefa fácil, muito menos compreender de que forma é possível comprar no dia a dia para pontuar mais.

Então, separe os seus cartões de crédito e prepare-se para cadastrá-los nos programas de milhagem a partir de agora. Conheça as diferentes operações e saiba quais delas são as mais recomendadas para o seu caso em especial. Sem mais perda de tempo, confira!

Antes de iniciar o cadastro, faça uma avaliação.

Não adianta ter vários cartões de crédito e participar de vários programas de milhagem, pois isso pulveriza os seus pontos, ou seja, faz com que você acumule menos. O ideal é que você escolha um programa de milhagem e concentre os seus esforços nele. Tudo bem se você participar de mais de um programa, porém é melhor transferir periodicamente os pontos para o seu programa de milhas favorito.

A dica é fazer essa transferência sempre que os pontos estiverem quase para expirar, assim a validade é renovada e você ganha mais prazo para utilizá-los. Outra forma eficiente de transferir os pontos é esperar que os programas façam promoções de transferência, dando bônus para as transferências realizadas entre um programa e outro.

Escolha o programa certo para cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas

Cada programa de milhas possui as suas regras e especificações.Vale a pena conhecer um pouquinho de cada um deles para escolher o que você vai usar. Aprenda agora como cadastrar o seu cartão de crédito para ganhar milhas:

Multiplus

O Multiplus é um programa de relacionamento muito abrangente, pois considera os cartões de crédito de diversas instituições financeiras: American Express participantes do Membership Rewards, Banco do Brasil, Bradesco Cartões, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaucard e Santander.

Além das instituições financeiras, o Multiplus beneficia os participantes do programa com pontos por compras realizadas nas lojas e serviços parceiros: Ponto Frio, Netshoes, Easy Taxi, Natura, Droga Raia e muitos outros.

O cadastro é feito pelo próprio site do Multiplus. Esse cadastro vale também para o programa de relacionamento e milhas da LATAM, o LATAM Fidelidade. Os pontos que são acumulados no Multiplus podem ser utilizados para a conversão em passagens aéreas, aluguel de veículos e outros serviços que a LATAM presta.

Smiles

O programa de relacionamento da companhia aérea Gol possui uma lista imensa de parceiros para que você acumule as milhas mais rapidamente. Para efetuar o cadastro, solicite à instituição financeira do cartão que ele seja associado ao Smiles. Cada vez que o cartão for usado, a operadora faz a transferência dos pontos para o Smiles.

Quem define como vai usar os pontos é você, que pode trocá-los por produtos e serviços. Entre os parceiros, podemos destacar: American Express, Banco do Brasil, Banestes, Banpará, Banrisul, Bradesco Cartões, Caixa Econômica Federal, Cartão BRB, Cecred Cartões, Credicard, Diners Club International, Value, Itaú, Mercantil do Brasil, Banco Pan, Porto Seguro Cartões, Santander, Banco Safra, Scotiabank, Sicoob, Sicredi, Sonda, Unicred, Banco Votorantim Cartões, Banco do Nordeste, Zaffari Card e Bourbon Card.

Sempre Presente

O Sempre Presente é o programa de relacionamento dos clientes dos cartões Itaucard, do Banco Itaú. O principal critério para que você consiga participar é ter pelo menos um cartão de crédito Itaucard. Na aba Cartões de Crédito do bankline é possível aderir ao Sempre Presente e gerenciar os pontos, que podem ser trocados por produtos e serviços na rede parceira do Itaú.

TudoAzul

Para participar do programa de fidelidade TudoAzul, da companhia aérea brasileira Azul, você deve ter um cartão de crédito TudoAzul Itaucard. Ao adquiri-lo, você é automaticamente cadastrado no programa de milhas da Azul. Com ele, além de desconto na compra de passagens, é possível parcelá-las em até 12x sem juros.

Você também pode se cadastrar no TudoAzul por meio do site e da central de relacionamento, no número 4003-1141. Fichas são disponibilizadas nos aeroportos onde a Azul atua, assim como dentro das aeronaves. O prazo de ativação de cadastro feito dentro dos aeroportos e aeronaves é de 30 dias. O programa incentiva o cadastro dos seus consumidores com a aquisição de 500 pontos.

As vantagens de participar de um programa de milhas

O programa de milhas possibilita que você tenha acesso à aquisição de inúmeros produtos e serviços sem ter que pagar diretamente por eles. As milhas são uma forma de bônus que as empresasaos seus clientes mais ativos, para que eles possam continuar usando os seus produtos. Essa forma de recompensar o cliente é muito positiva, uma vez que ele usa os serviços e ganha benefícios.

Para participar dos programas de milhagem, você viu nos tópicos acima que é essencial ter um cartão de crédito. Ele funciona como um passaporte, abrindo portas para que você consiga aderir ao programa de milhagens e pontuar para acumular milhas.

Usando o cartão de crédito de maneira consciente, você consegue acumular cada vez mais milhas. Dependendo do tipo de cartão de crédito, é possível acumular de duas a três vezes mais pontos que na maneira comum.

Além disso, se você não liga muito para os produtos e serviços que os programas de milhagem oferecem, fique atento: você sabia que é possível vender as suas milhas? Pois é, você não gastou para tê-las, pois utilizou normalmente o seu cartão de crédito já cadastrado. Caso não queira utilizá-las, é possível procurar uma empresa de confiança para vendê-las com segurança. Já imaginou ganhar um bom dinheiro com elas? Falaremos mais detalhadamente sobre a venda de milhas posteriormente.

Os melhores cartões de crédito para acumular milhas

Na escolha do cartão ideal para o acúmulo de milhas, é preciso considerar sempre três aspectos fundamentais. São eles: a anuidade do cartão, a quantidade de pontos por dólar gasto e o prazo para que os pontos sejam utilizados.

Em geral, os cartões mais interessantes são também os mais caros em termos de anuidades, pois a conversão está incluída entre os benefícios oferecidos. Sendo assim, seja cuidadoso. Invista nesse tipo de solução somente se achar que vale a pena.

A paridade com o dólar é um elemento complicador nesse processo, mas que precisa ser considerado para que você consiga maiores vantagens. Fique atento para não acumular gastos pensando na conversão com a moeda brasileira e depois ter menos milhas do que imaginava. É importante se cadastrar também em programas que ofereçam promoções, nas quais você ganhe a mais a cada conversão realizada.

Outro ponto fundamental é o prazo de validade para as milhas. Na maioria dos casos elas não superam dois anos, sendo assim, valorize as opções que oferecerem um prazo maior para o acúmulo. Isso pode não parecer tão importante, mas acredite, é algo que faz toda a diferença no processo. Por isso, procure saber quais são os prazos que o seu cartão oferece e, se julgar necessário, troque por uma opção melhor.

O seu cartão de crédito também pode ter um limite baixo, algo que costuma inviabilizar um volume maior de compras no crédito. Nesse caso, você pode solicitar junto à sua instituição bancária um limite maior ou então procurar uma alternativa que atue especificamente no acúmulo de milhas, como os cartões co-branded.

Os mais vantajosos

De acordo com um levantamento recente, realizado pela Proteste a pedido da revista Exame, os cartões mais interessantes para o acúmulo de milhas são o Multiplus Itaucard 2.0 Black Mastercard, que oferece 2,5 milhas para serem usadas em até 36 meses, seguido pelo TudoAzul Itaucard 2.0 Platinum Mastercard, com as mesmas 2,5 milhas para 24 meses, e o Smiles Banco do Brasil Platinum Mastercard, com 2 pontos e 36 meses. Em seguida aparecem os cartões Bradesco Smiles Platinum, Multiplus Itaucard 2.0 Platinum Mastercard e TudoAzul Itaucard 2.0 Gold Mastercard, todos eles com 2 pontos e um prazo de 24 meses.

Esse levantamento considerou somente os cartões chamados co-branded, ou seja, aqueles que não são os modelos tradicionais dos bancos, funcionando como uma parceria entre as instituições financeiras e os programas de fidelidade para que as compras feitas no cartão sejam diretamente transmitidas para os programas. É justamente esse o motivo que faz com que esses sejam os cartões ideais para a sua participação num programa de milhagem.

Entre os modelos tradicionais, os melhores são o Santander Unlimited e o American Express The Platinum Card, que oferecem 2,2 pontos por dólar gasto e têm a vantagem de não expirar. Entretanto, esses são cartões mais caros, o que faz com que o seu uso seja menos vantajoso do que o uso de cartões co-branded.

A venda de milhas

Se você ainda não considerou acumular milhas para venda, saiba que pode estar perdendo dinheiro. Muita gente participa de programas de fidelidade para gastar menos no dia a dia, usando o resgate de prêmios como uma forma de amenizar as suas despesas. Isso é válido, entretanto existe uma alternativa que permite a você fazer um uso muito mais interessante das suas milhas, independentemente da sua situação financeira atual: a venda.

Com a venda de milhas você pode adquirir o que quiser, simplesmente porque assim é possível comprar com empresas que não são parceiras do seu programa de fidelidade. Sempre existem situações em que é melhor ter o dinheiro em mãos do que a possibilidade de resgatar algum benefício. Em épocas de fim de ano, por exemplo, isso permite que você viabilize uma viagem de férias ou renove o seu guarda-roupas da maneira como bem entender.

Até para outras soluções essa alternativa se mostra válida. Vendendo milhas você pode usar o dinheiro para pagar contas, se salvando de maiores dores de cabeça quando os gastos começam a sair de controle.

Além disso, caso você esteja com a sua vida financeira em dia mas não tenha recursos para investir, a venda de milhas pode ser uma alternativa. Você pode se programar para comprar somente no crédito e vender as milhas resultantes periodicamente. Isso garante uma fonte de renda extra para aplicar mensalmente e colher os frutos no futuro.

Como vender milhas

O processo é mais simples do que parece. Primeiro, é preciso que você se cadastre em algum programa de milhagem, ou seja, um programa específico de companhias aéreas. Os principais são o Multiplus, o Smiles, o TudoAzul e o Programa Amigo. Depois passe a concentrar os seus gastos na opção crédito para então enviar os pontos ganhos para o programa escolhido.

Lembrando que é possível pontuar também no débito, entretanto esta é uma opção limitada e que não traz tantos benefícios assim. Lembre-se de que nas compras feitas no cartão você ganha pontos, então será preciso fazer a conversão para transformar esses pontos em milhas nos programas de milhagem. Consequentemente, basta procurar uma empresa especializada na compra de milhas e propor uma cotação.

Você pode fazer a cotação no próprio site da empresa. Dependendo da época do ano em que a proposta for feita, suas milhas podem valer mais ou menos, pois tudo depende da demanda do mercado. Assim, você negocia os valores com a empresa e, caso aceite a proposta, recebe em dinheiro os benefícios pela sua participação no programa de fidelidade.

É bom lembrar que todo o processo é feito de maneira legal, pois a posse de suas milhas é garantida por lei. Além disso, se você procurar empresas sérias e acostumadas a comprar milhas, a proteção se tornará ainda maior.

É muito mais seguro do que vender diretamente para terceiros e mais interessante do que usar as milhas para fazer o resgate de passagens aéreas. Vendendo milhas você pode usar o dinheiro para voar, e passagens compradas com dinheiro rendem milhas.

Viu como é fácil ter mais dinheiro no final do mês simplesmente entendendo como funciona o seu cartão de crédito e tudo o que está em volta dele? Educação financeira é isso.

Agora que você aprendeu a cadastrar cartão de crédito para ganhar milhas, não deixe de entrar em contato com a gente para fazer uma cotação de suas milhas!

 

Posts relacionados

Comentários (41)

Escreva seu comentário