Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

01 jun 2017

Conheça os 7 maiores mitos sobre os programas de milhagem

Programas de milhagem podem fazer a diferença no equilíbrio da sua vida financeira. Com eles, é possível obter benefícios em produtos e serviços e até mesmo renda extra para pagar contas, quitar dívidas e investir.

Ainda assim, eles seguem cercados por verdadeiros mitos, como a crença de que oferecem recompensas apenas em viagens aéreas e de que a venda de milhas é uma atividade ilegal.

Para saber mais sobre esses mitos, o que faz com que eles sejam criados e o principal: qual é a verdade que está por trás de cada um deles? Então, não deixe de ler este texto até o final. Confira!

1. Cartões de crédito não acumulam pontos

Muito pelo contrário. Os cartões de crédito são aliados importantíssimos dos consumidores no acúmulo de pontos.

Atualmente, você tem à sua disposição dois mecanismos para participar do programa de milhas: o uso de cartões do tipo co-branded, ou seja, aqueles que são resultado de uma parceria entre a empresa organizadora do programa e o banco, e o uso do próprio cartão de crédito para comprar. A diferença é que no primeiro caso você automaticamente converte os pontos obtidos em milhas, enquanto no segundo caso, você precisa fazer a conversão no site do seu banco.

Esse mito tem a ver com a falta de informação que muitas pessoas têm em relação aos programas de milhas. Além do fato de muitas empresas divulgarem seus próprios cartões (co-branded) para que a fidelização seja mais eficiente, dando a impressão de que usar o cartão de crédito não é uma alternativa válida.

2. As milhas só podem ser utilizadas para pagar viagens aéreas

Apesar de o nome “milha” ter a ver com a distância percorrida entre a origem e o destino de uma viagem, as próprias companhias aéreas já criam parcerias com empresas não aéreas dos mais diversos tipos de atividade.

A consequência disso é que hoje você pode usar suas milhas para obter os produtos e serviços que essas empresas oferecem. Melhor ainda: caso você queira ter outro benefício de sua participação num programa de milhagem, é possível procurar uma empresa autorizada e vender suas milhas. Assim, você recebe em dinheiro a quantia que conseguir acumular.

O mito de que o único benefício possível é o pagamento de viagens aéreas, tem a ver com a popularização que as companhias aéreas conseguiram com seus programas. Hoje, os principais do país são o Multiplus, da Latam, o Smiles, da Gol e o Tudo Azul, da Azul, mas mesmo participando deles você pode vender suas milhas se desejar.

3. Empresas que negociam milhas atuam na ilegalidade

Mito. Não existe na legislação absolutamente nada que impeça uma pessoa de negociar um bem pessoal. Quando você acumula pontos e os transforma em milhas, passa a ser dono delas e, portanto, tem garantida por lei a liberdade de fazer o que quiser com essas milhas, inclusive vendê-las.

Por conta disso a prática é protegida pelo Código de Defesa do Consumidor e o Procon.

A origem desse mito também tem a ver com as empresas organizadoras. Muitas delas colocam cláusulas ilegais no termo de adesão, procurando intimidar o consumidor em relação à venda de milhas. Essas cláusulas, entretanto, não podem impedir uma pessoa de vender as milhas.

4. O acúmulo de pontos só vem com gastos excessivos

A ideia de que participar de um programa de milhagem significa ter que gastar muito também não se sustenta. Até mesmo pelo uso do cartão de crédito como recurso para acumular pontos, é possível conseguir muitas milhas sem ter que gastar absolutamente nada além do que você já gasta.

Alterando sua rotina de compras, você pode substituir empresas como supermercado, posto de combustível e livraria em que tem o costume de frequentar por empresas participantes do seu programa. Assim, ao direcionar seus gastos para parceiros do seu programa de fidelidade, você consegue juntar mais pontos e trocá-los por milhas o quanto antes.

Além disso, você também pode acumular milhas pagando contas no boleto bancário e no débito automático.

Esse mito é uma interpretação errada de algo positivo: quanto mais você acumular, mais benefícios pode ter. Mas isso não significa que você precise ter problemas financeiros para participar de um programa de milhagem.

5. De quanto mais programas de milhagem eu participar melhor

Na verdade, o ideal é fazer o contrário, ou seja, se concentrar num único e grande programa. Isso porque existe o prazo para que as milhas expirem e ele costuma durar no máximo três anos. Assim, se você estiver participando de mais de um programa, precisará gastar em dobro para dar conta de lidar com os dois a tempo de obter benefícios.

Programas como o Multiplus, por exemplo, oferecem inúmeros parceiros justamente para dar ao consumidor a possibilidade de se concentrar num mesmo programa. Escolha o de sua preferência e avalie as condições do seu cartão de crédito para tirar o melhor proveito possível dele.

Este é um mito que também tem a ver com a falta de informação das pessoas.

6. Os maiores resgates de pontos são com companhias aéreas

Outro mito. Com o uso do cartão de crédito você pode fazer de qualquer compra uma fonte para obtenção de milhas, desde que a empresa faça parte do seu programa de fidelidade. Como boa parte das empresas trabalha com promoções especiais, você pode acumular muitos pontos até mesmo gastando pouco se a pontuação por compra for elevada.

Empresas como a Smiles costumam apresentar promoções relâmpago em que o consumidor pode obter o dobro de pontos comprando em datas especiais.

Esse mito tem origem na ideia de que os gastos com viagens de avião são maiores e, consequentemente, a pontuação obtida também acaba sendo maior.

7. Trocar pontos por milhas é complicado

Mito. Você pode acumular e transferir pontos e milhas de maneira muito mais fácil do que a maioria dos procedimentos que faz no dia a dia.

Como tudo é realizado de maneira online, você pode, inclusive, trabalhar com aplicativos para fazer as transações. Tudo de maneira segura e prática. Baixe agora mesmo o aplicativo do seu programa favorito. Os apps do Multiplus, o Smiles o Tudo Azul, por exemplo, apresentam ótimas funcionalidades para facilitar a sua vida.

A ideia de converter pontos em milhas é algo que pode confundir as pessoas, mas não significa que seja complexo. Basta conferir qual é a paridade entre eles no seu cartão para efetuar o cálculo.

Entendeu melhor sobre programas de milhagem? Caso queira vender suas milhas, entre em contato conosco para fazer negócio!

Posts relacionados

Comentários

*