Blog

Cotação em 1 minutoem seu e-mail

Sua cotação em 1 minuto

Quero vender minhas milhas:

Veja nossa Política de Privacidade.

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
e descubra como lucrar mais

Blog

04 Jun 2017

Conheça os diferentes tipos de cartões de crédito

Escolher o cartão de crédito ideal sempre causa dúvidas. Em um primeiro olhar, sempre temos a impressão de que são muitas opções diferentes, tanto no que diz respeito aos tipos de cartão de crédito em si quanto em relação às bandeiras.

Quase todos tê algum tipo de programa de vantagens, por meio quais é possível acumular pontos e trocar por benefícios. Porém, sem informação fica complicado saber qual deles vale a pena. Ainda assim, é possível classificar os cartões de crédito em alguns poucos tipos, facilitando na hora de comparar os pontos positivos e negativos para fazer a sua escolha.

Quer entender melhor como tudo funciona? Então veja só!

Os 4 tipos de cartões de crédito

Existem apenas quatro tipos de  cartões de crédito no mercado: nacionais, internacionais, gold e platinum. Cada um deles tem características específicas e é sobre isso que falaremos a partir de agora:

Cartões de crédito nacionais

  • São aceitos somente no Brasil;
  • Geralmente têm limites de crédito e anuidades menores;
  • São voltados para pessoas de menor poder aquisitivo;
  • A maioria não oferece programas de vantagens.

Cartões de crédito internacionais

  • São aceitos dentro e fora do Brasil;
  • Geralmente têm anuidades e limites mais altos;
  • Costumam oferecer programas de benefícios;
  • Permitem sacar dinheiro no exterior pagando uma tarifa (sem pagar juros).

Cartões gold

  • São aceitos dentro e fora do Brasil;
  • Geralmente têm anuidades e limites ainda mais elevados;
  • Costumam oferecer diversos benefícios, muitos deles ligados ao uso no exterior.

Cartões platinum

  • São aceitos dentro e fora do Brasil;
  • São ainda mais diferenciados do que os cartões gold;
  • São oferecidos somente a clientes especiais, com alta movimentação financeira;
  • Costumam oferecer mais pontos nos programas de vantagens.

As 5 modalidades de cartões

Dentro de cada um dos tipos de cartões de crédito que mostramos, você pode encontrar cinco modalidades diferentes. Essas modalidades têm relação com a finalidade do uso do cartão e o tipo de conta bancária para a qual ele é emitido. Veja a seguir:

Cartão institucional

É o tipo de cartão mais comum, geralmente oferecido a você quando abre uma conta como pessoa física. Na maior parte das vezes, pode ser usado nas modalidades débito e crédito. Já o limite depende de alguns fatores, como a renda comprovada, o saldo da conta e os produtos bancários contratados.

Cartão corporativo

É o cartão que as empresas fornecem para os funcionários usarem a trabalho, como em almoços com clientes ou viagens de negócios. Essa modalidade facilita o controle do caixa da empresa, já que dispensa os pedidos de reembolso, por exemplo. Entretanto, nem todos os bancos oferecem essa opção.

Cartão co-branded

Também chamado de cartão de marca compartilhada, é emitido a partir de parcerias entre marcas e instituições financeiras. Geralmente têm os logotipos da bandeira e da empresa associada, como: Mastercard e Magazine Luiza.

Essa modalidade de cartão tem o objetivo de tornar o cliente fiel à marca. Para isso, oferece benefícios exclusivos que vão desde descontos progressivos nas compras até milhas aéreas.

Cartão de afinidade

É fruto da parceria entre a administradora do cartão e alguma organização sem fins lucrativos. Ao aderir a essa modalidade, o cliente opta por contribuir com a organização, mesmo que indiretamente. É importante destacar que o cliente sempre deve ser informado sobre o valor da contribuição que está fazendo, bem como o funcionamento da parceria.

Cartão pré-pago

Funciona de forma semelhante a um plano de celular pré-pago, em que o cliente carrega uma determinada quantia para ser usada. A grande vantagem é a possibilidade de planejar os gastos com segurança. São bastante úteis em viagens internacionais e cada vez mais usados por pais que desejam disponibilizar uma mesada aos filhos.

Programas de vantagens

A maioria dos cartões de crédito, com exceção dos cartões nacionais, oferece algum programa de vantagem. Do ponto de vista do emissor, esses programas funcionam como uma forma de incentivar o uso do cartão, gerando lucro a partir das taxas.

Ao usar a modalidade crédito (débito não vale), você acumula pontos dentro do programa de vantagens do seu cartão ou instituição financeira. A quantidade de pontos geralmente depende de dois fatores principais: o tipo de cartão que você possui e a instituição financeira à qual ele está vinculado. Enquanto os cartões mais simples geralmenteum ponto para cada real gasto, alguns cartões platinum chegam a dar até quatro.

Recentemente o siteA Melhores Destinos listou um ranking com os melhores cartões para acumular pontos, que podem ser convertidos em milhas aéreas. Essas milhas podem ser usadas para adquirir passagens aéreas e descontos em hotéis, e para ter acesso a outros benefícios como acessos a salas VIP em aeroportos e seguro viagem. Além disso, se preferir, você pode até mesmo vender suas milhas e ganhar dinheiro com elas.

Veja quais foram os primeiros colocados na classificação, considerando não apenas os pontos, mas também o valor da anuidade:

  1. Santander Unlimited Mastercard Black e Visa Infinite
  2. HSBC Mastercard Black
  3. Porto Seguro Mastercard Black e Visa Infinite
  4. American Express The Platinum Card
  5. Caixa Mastercard Black e Visa Infinite

Como escolher o cartão ideal

Para escolher o tipo de cartão ideal para você, é preciso fazer uma breve análise das suas necessidades. Os custos costumam aumentar à medida aumentam os benefícios oferecidos. Se você é do tipo que não utiliza os programas de vantagens ou as facilidades do cartão no exterior, por exemplo, vale a pena optar por um mais simples.

Já se você viaja para fora com frequência, um cartão gold ou platinum pode ser útil. Além disso, eles permitem acumular mais pontos, que podem ser trocados por milhas aéreas, tornando suas viagens mais baratas.

 

Agora que você já conhece os diferentes tipos de cartões de crédito, fica mais fácil escolher aquele mais adequado às suas necessidades. Lembrando que se você pretende resgatar ou vender milhas,

faça o possível para obter cartões gold ou platinum. Às vezes é possível negociar as taxas e obter os benefícios oferecidos sem precisar pagar valores tão altos.

Gostou desse post? Então aproveite para compartilhar nas redes sociais. Assim você ajuda mais amigos!

Posts relacionados

Comentários