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11 jun 2017

Fidelização de clientes: afinal o que as empresas ganham com isso?

Você já deve ter se perguntado o motivo de tantas empresas aderirem aos programas de fidelização de clientes. Afinal, qual seria o benefício para elas de oferecer pontos para cada compra se ao reunir um bom número deles o consumidor pode reduzir o valor de seus gastos? A empresa não estaria perdendo dinheiro?

A verdade é que um programa de fidelização é extremamente útil para a empresa reter clientes. É uma alternativa que tem trazido excelentes resultados, pois, ao criar motivos para que o comprador retorne, a empresa garante um investimento em longo prazo.

Quer saber mais? Então conheça mais motivos que fazem as empresas criarem programas de fidelização.

Criar um diferencial em relação à concorrência

Uma empresa que atua num mercado altamente competitivo precisa estar sempre atenta à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e também à disputa por consumidores. Sendo assim, é preciso encontrar alternativas para, indo além do convencional, aumentar seu público mesmo quando a concorrência oferece soluções parecidas.

Neste sentido, criar um programa de fidelidade é um recurso válido. Com ele, a empresa tem como oferecer algo mais.

Para o consumidor, essa é uma prática interessante. Uma vez que determinada empresa cria ou participa de um programa de fidelidade para se diferenciar da concorrência, a tendência é que a empresa concorrente se articule para não perder espaço no mercado. Dessa forma, essa outra empresa acaba criando seu próprio programa ou fazendo uma parceria, o que dá ao consumidor maiores possibilidades de escolha.

Promover a filosofia da empresa

Um dos aspectos mais importantes da fidelização é o que ela demonstra. Quando as compras de uma pessoa com determinada empresa se tornam recorrentes, isso revela que laços foram criados.

Assim, o cliente não está mais somente comprando o produto que por algum motivo lhe convém, ele está também adquirindo a filosofia daquela organização, seja porque simpatizou com a marca, com o atendimento recebido ou por outro motivo.

A consequência disso é a criação de uma marca forte, algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Marketing espontâneo como consequência da fidelização de clientes

Grandes empresas gastam bastante com marketing, entretanto, as melhores conseguem uma boa divulgação até mesmo de graça. É o que acontece quando clientes ficam satisfeitos com os produtos e serviços que adquirem e elogiam a empresa para familiares e amigos.

Este é o marketing mais barato e o mais eficiente: criar motivos para fazer com que os consumidores recomendem a sua empresa. Quando os benefícios da fidelização aparecem, é natural que o consumidor compartilhe sua experiência com as pessoas mais próximas, divulgando os resultados. Isso é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, pois permite que ela expanda sua ação.

Ter consumidores ativos

Toda empresa precisa lidar com fases de oscilação do consumo. Isso varia em função de uma série de fatores como crise econômica, sazonalidade de produtos e até mesmo inovações no mercado. Sendo assim, é preciso criar medidas para enfrentar o problema.

Neste caso, fidelizar é uma ótima ação. Programas de fidelização permitem às pessoas investirem para resgatar futuramente algo de seu interesse. Isso mantém o consumidor ativo, o que movimenta a economia da empresa. Com os caixas a pleno vapor, a companhia consegue preservar seu espaço no mercado.

Segurança

Diante de qualquer novidade, as empresas podem se proteger com a relação criada com os consumidores. Muitas delas, aliás, apostam justamente na construção de uma proximidade como diferencial para se manter no mercado. É o caso da Apple, que oferece atendimento personalizado para seus clientes. Seus métodos de encantamento garantem a ela segurança diante de qualquer eventualidade.

E, de fato, quando uma empresa fideliza o cliente por atender bem, dificilmente ela é surpreendida com a perda desse cliente. Para o consumidor, isso significa um pouco mais de conforto, pois ele sabe que pode contar com a empresa sempre que precisar.

Exemplos de programas de sucesso

Programas de fidelidade têm sido muito comuns no Brasil. A maioria deles oferece a parceria entre diversas empresas como o seu diferencial, o que permite ao consumidor participante obter benefícios que vão além dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa responsável por sua criação. Sendo assim, confira agora alguns dos principais programas de fidelidade do país e faça parte de um deles ou de todos.

Multiplus

É o mais popular entre os programas de fidelidade. Criado pela TAM, ele hoje tornou-se uma rede de fidelidade. O programa permite ao consumidor reunir pontos comprando nas mais diversas empresas participantes — são mais de 400 parceiros — e trocar por inúmeros benefícios. Assim, mesmo nas atividades do dia a dia, como academia e até mesmo o cafezinho depois do almoço, é possível obter pontos para posteriormente trocar por milhas.

Por ter parceiros dos mais diferentes segmentos, o Multiplus é uma excelente opção para acumular mais pontos e obter maior variedade de benefícios.

Smiles

O Smiles é o programa de relacionamento da Gol Linhas Aéreas. Com sua expansão, ele hoje contempla uma série de outras empresas. Com o cartão de crédito Smiles você paga a fatura e suas milhas caem imediatamente na sua conta Smiles. Juntando milhas, você pode não só viajar e obter produtos e serviços, como também ganhar dinheiro em espécie com elas.

O Smiles é conhecido como o programa de fidelidade que oferece a maior quantidade de promoções. Isso acontece até mesmo diariamente. Esse é um diferencial importante em relação aos outros programas, pois se o consumidor ficar atento, ele pode obter ofertas realmente interessantes.

Tudo Azul

É o programa de fidelidade criado pela Azul Linhas Aéreas. Com mais de 5 milhões de membros atualmente, ele oferece um cartão virtual que rende pontos de acordo com as compras realizadas. Composto por uma variada rede de parceiros, permite a transferência de pontos para a rede Tudo Azul de praticamente todos os cartões de crédito disponíveis no país.

Um diferencial é que atingindo uma pontuação alta você se qualifica para novas categorias e passa a obter vantagens como franquia extra de bagagem e cortesias de voo, além de direito a embarque prioritário.

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