Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

18 abr 2017

O que significa milha virtual?

Milha é uma unidade de medida que é bastante conhecida pelas pessoas que fazem viagens aéreas ou marítimas. Atualmente, é também muito frequente o conceito de milha virtual, resultado da evolução proporcionada pela era digital.

A milha virtual integra os programas de fidelização das companhias aéreas e outras empresas. Por meio do acúmulo de milhas, o cliente pode trocá-las por passagens aéreas ou até vendê-las para receber dinheiro em espécie e gastar da forma como achar melhor.

Veja mais sobre essa ideia, lendo o post a seguir:

A milha virtual e os programas de fidelização

O sistema de milhagem aérea é chamado de frequent-flyer program, ou melhor: um programa de fidelização, de fidelidade ou programa para “voadores” frequentes. Trata-se de um sistema desenvolvido pelas companhias aéreas para obter a fidelização de passageiros mais assíduos, estimulando-os a manterem-se clientes da mesma companhia.

O sistema de milha virtual segue com o mesmo princípio em todas as empresas: a cada milha percorrida, o cliente recebe uma milha em sua conta. Dessa forma, ele vai acumulando milhas até que, ao atingir uma quantidade específica, pode trocá-las por uma passagem aérea na mesma companhia ou em companhias parceiras, sem mais custos.

Vale dizer que cada milha corresponde a aproximadamente 1,6 km. E quanto mais viagens o passageiro fizer, mais ele acumulará milhas e poderá trocá-las por passagens.

Uma passagem entre São Paulo e Recife, por exemplo, dá ao passageiro um total de 2.624 milhas (ida e volta). Essas poderão ser acumuladas e, posteriormente, serem trocadas por uma passagem aérea.

É possível trocar milha virtual por upgrades de classe

Uma boa vantagem da milha virtual é que o cliente não precisa trocar somente por passagens aéreas: há outras opções.

Uma delas é trocar as milhas acumuladas por upgrades de classe. Isso quer dizer que o passageiro pode comprar uma passagem aérea na classe econômica e, com um total específico de milhas, viajar na classe executiva — ou seja, ele conseguiu um upgrade de classe sem ter que gastar mais.

As vantagens oferecidas pelo acúmulo de milhas variam de acordo com a empresa e a classe, mas sempre integram um programa de fidelização específico.

Podem-se comprar milhas e trocar em empresas de outro segmento

compra de milhas é uma estratégia que o cliente utiliza para adquirir mais milhas. É possível comprar milha virtual nos programas de fidelidade mais importantes do país, como Tudo Azul, Smiles, Multiplus.

Essa estratégia, contudo, gera custos para os clientes dos programas de fidelidade, já que eles precisam aplicar dinheiro.

Outra vantagem proporcionada pelo sistema de milhagem aérea é que as milhas acumuladas podem ser obtidas em empresas de outro segmento, ou seja, não são somente companhias aéreas que desenvolvem esses programas de fidelidade.

Os postos de combustível e supermercados, por exemplo, oferecem programas de fidelização baseados na oferta de diferentes prêmios e bônus, inclusive milhas aéreas.

Trata-se de uma parceria entre companhias aéreas e empresas diferentes de forma que umas e outras consigam a fidelização de seus clientes, por meio de benefícios especiais oferecidos a eles.

A rede de postos Ipiranga, por exemplo, oferece aos seus clientes quilômetros que podem ser trocados por prêmios, descontos em mercadorias, leilões, compras coletivas e milhas aéreas. Outros postos de combustível que oferecem programas de fidelização são: Petrobrás, Shell e Esso.

Vender milhas é uma boa opção para o cliente

venda de milhas é legalizada. O cliente recebe o pagamento em dinheiro, para usá-lo da forma que achar melhor. O primeiro passo é fazer uma cotação no site de uma empresa que compra milhas. Assim, terá uma ideia precisa de quanto elas valem.

Depois, pode efetuar o cadastro no mesmo site e esperar que a empresa verifique seus dados e entre em contato para confirmar sua solicitação de venda. Sendo aprovado o pedido de venda, a empresa realiza o pagamento antecipado das milhas por meio de depósito em conta bancária.

O processo é executado com total segurança para o cliente, mantendo-se o sigilo dos dados. É importante ficar atento aos prazos de vencimento das milhas (geralmente, as empresas só compram milhas com prazo de vencimento mínimo superior a 20 dias).

As melhores dicas para acumular milha virtual

Vamos citar agora algumas dicas para o passageiro acumular milha virtual com eficiência.

Inscreva-se nos programas de fidelidade

Para participar e pontuar suas milhas, você deve inscrever-se em programas de fidelidade por meio dos sites das companhias aéreas ou de formulários disponíveis nos aviões ou guichês das empresas nos aeroportos.

No Brasil, os mais relevantes programas de milhagem aérea pertencem a GOL, TAM, AVIANCA e AZUL.

Aproveite um cartão de crédito com acúmulo de pontos

Escolha o cartão de crédito que dispõe do melhor bônus de aquisição, que oferece validade satisfatória para os pontos e que ofereça também bons múltiplos por dólar contabilizado. Verifique se o cartão possibilita a troca de pontos por milhas nos programas de fidelidade mais famosos.

É admissível até acumular pontos no cartão para viajar por uma companhia na qual o cliente nunca fez compras de passagens.

Faça todas as suas compras com o cartão de crédito (desde compras em supermercados até viagens ao exterior). Você poderá transferir as contas diárias para a fatura do cartão de crédito (como telefone, luz, seguro saúde e outras).

Operadoras de cartão também podem oferecer promoções para duplicação de milhas.

Compre somente nas empresas que oferecem o benefício e seja fiel à sua companhia aérea

Se você deseja acumular milha virtual, é importante fazer suas compras somente em lojas que proporcionam o benefício da milhagem aérea.

É importante também viajar somente pela mesma companhia aérea. Quando você acumula milha virtual em diferentes companhias e em distintos programas de fidelidade, acaba não chegando a lugar nenhum.

Se você se concentrar em somente uma empresa aérea, pode elevar seu status no programa e até acumular 100% de milhas a mais em um único voo.

Use as conexões de voo

Caso o programa de fidelização no qual você está inscrito contabilize milhas voadas, é bom optar, sempre que possível, por conexões.

As conexões aumentam os ganhos quando comparadas aos voos diretos.

Planeje bem suas viagens e escolha a companhia aérea ideal

Outra boa dica é fazer um planejamento bem estruturado de suas viagens dentro e fora do país. Considere os seguintes cenários:

  • viagens preferencialmente pelo Brasil (raramente faz voos internacionais e raramente realiza voos regionais): TAM e GOL são empresas que oferecem as mesmas condições em seus programas de milhagem, pois esses voos são considerados “normais”;
  • viagens internacionais com relativa frequência (especialmente para os Estados Unidos e a Europa) e também pelo Brasil: fique atento às alianças entre as companhias (as empresas aéreas que você usa para essas viagens integram quais parcerias?);
  • viagens internacionais frequentes, mas somente na América do Sul: considerando a malha que atende essa região atualmente, a GOL pode ser a melhor opção (mas nada impede de usar outra companhia).

Já acumula milha virtual? Qual empresa aérea mais utiliza? Se você se interessou pelo tema, é válido aprender a fazer a venda de suas milhas de forma segura.

Posts relacionados

Comentários

*