Bem vindo!

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
E descubra como lucrar mais.

Nenhum comentário

Veja dicas de como economizar dinheiro no dia a dia


Com a crise financeira que afetou nosso país, ficou mais difícil controlar os gastos. Com as despesas mais elevadas e sem condições de guardar um dinheirinho, muitos brasileiros se viram sem a quantia necessária para realizar sonhos, como viagens e aquisição de novos bens. porém, existem estratégias básicas de como economizar dinheiro no dia a dia que ajudam não só na hora de fechar as contas mensais no positivo, como também na garantia de um futuro financeiro mais tranquilo!
Para aprender como economizar sem perder qualidade de vida e ver seu dinheiro render mais, confira as nossas dicas de hoje!

Organize suas finanças

O primeiro passo na hora de economizar é organizar as contas. Tenha consciência de quanto você ganha e gasta mensalmente. A melhor forma de fazer isso é utilizando uma planilha ou algum software de gestão financeira, que ajuda no acompanhamento dos gastos.
Principalmente nos primeiros meses de planejamento financeiro, é importante que você anote todos os gastos, até o do cafezinho na esquina. São esses pequenos valores que fazem a diferença no balanço final.

Corte despesas

Agora que você já sabe de onde vem e para onde vai seu dinheiro, é hora de cortar as despesas. Serviços como academia, assinaturas de revistas e TV a cabo, que, muitas vezes, não são utilizados, podem ser cortados. Caso não queira ser tão radical, pode optar por planos ou opções mais baratas, o que já auxilia na economia mensal. Por isso, verifique tudo o que pode ser cortado e o que pode ser substituído por algo mais em conta.

Faça reservas

Todo bom planejamento financeiro familiar deve contar com um valor destinado é poupança. O valor não pode ser apenas a quantia que sobra no final do mês ou aquele dinheirinho que você conseguiu economizar. O dinheiro que vai para a poupança deve ser estipulado de acordo com a renda mensal e deve ser guardado religiosamente. Trabalhe com uma porcentagem que se adequá à sua realidade econômica. Geralmente, recomenda-se que sejam poupados 10% da renda mensal.
A poupança é essencial em momentos de emergência ou na concretização de sonhos, como a compra do carro novo, por exemplo.

Envolva toda a família

Para que a economia do dia a dia funcione, a família toda precisa estar envolvida, inclusive os filhos. Todos devem saber que é preciso economizar! Assim, fica mais fácil negociar com as crianças na hora das compras. Quando engajadas, elas se tornam as maiores aliadas para gastar menos!

Economize no lar

Mudar pequenos hábitos no dia a dia representa bons rendimentos no final do mês! Apagar as luzes de ambientes vazios, desligar na tomada aparelhos que não estão sendo utilizados, não demorar no banho e evitar desperdício de comidas são algumas das dicas de economia doméstica no cotidiano.
Também é possível economizar na faxina. Se você tem tempo para arrumar a casa, faça você mesmo o serviço, ou pelo menos parte dele, diminuindo a periodicidade com a qual contrata uma faxineira.

Compare preços

Essa é uma regra de ouro para todos que querem economizar! Comparar preços de produtos e serviços é fundamental para não pagar um preço mais alto do que deveria. Com a internet, ficou ainda mais fácil comparar, já que é mais simples ir de um site a outro avaliando os preços do mesmo produto.
O mesmo vale na hora de ir às compras. Sempre visite mais de uma loja para conferir a diferença nos valores.

Tenha cuidado nas compras e no supermercado

Por falar em compras, cuidado para não extrapolar! Quem quer economizar precisa cortar todo tipo de impulso consumista. Isso não quer dizer parar de comprar, mas parar de comprar coisas que você não vai usar ou que não terão utilidade. Os shoppings são uma tentação, por isso, não caia nas armadilhas das vitrines bonitas!
O cuidado vale também na hora de ir ao supermercado. Leve sempre uma lista e tente comprar apenas o que estiver nela. Na hora de escolher os produtos, opte por aqueles que possuem um preço mais em conta. Todo mundo sabe que a marca influencia mais do que a qualidade na hora de determinar os preços dos produtos.

Escolha a melhor forma de pagamento

Além das compras, a forma de pagamento também interfere na quantia que você vai desembolsar. Os pagamentos é vista são os mais indicados quando são oferecidos descontos, que geralmente giram em torno de 10% do valor do produto ou serviço.
Quando não há desconto e o parcelamento não tem juros, opte pelo cartão de crédito, que oferece pontos e vantagens para quem participa dos seus programas de fidelidade.

Aproveite os programas de fidelização

Aliás, os programas de fidelização dos cartões de crédito e das companhias áreas são ótimas formas de ajudar na economia e na realização de sonhos. Os clientes cadastrados ganham pontos toda vez que usam o cartão de crédito, compram passagens aéreas ou adquirem produtos da rede de parceiros do programa.
Dessa forma, toda vez que você gasta, você ganha pontos que, posteriormente, poderão ser convertidos por inúmeros produtos, descontos, bilhetes aéreos ou até vendidos e convertidos em dinheiro. Se você ainda não é cadastrado, saiba mais sobre os programas de milhagem e comece a desfrutar dos benefícios que eles oferecerem!

Trabalhe com metas

O que atrapalha muita gente na hora de economizar é a falta de foco. Ter uma meta faz toda a diferença, já que você saberá exatamente por que está abrindo mão de algumas coisas e economizando diariamente.
A meta pode ser financeira, como estipular quantias a serem conquistadas em curto, médio e longo prazo. Ou podem ser mais concretas, como por exemplo, economizar para a próxima viagem de verão da família.
Viu como economizar dinheiro no dia a dia não é tão difícil quanto parece? A partir de um bom planejamento, mudanças de hábito e foco, você consegue fazer seu dinheiro render mais e evita problemas na hora de pagar as contas. Com a economia, você consegue se prevenir das surpresas desagradáveis e realizar seus objetivos.
Continue aprendendo mais sobre economia de forma simples! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações.

Posts relacionados

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito

Poucas pessoas sabem que existe a possibilidade de ganhar dinheiro com o cartão de crédito e conseguir renda extra aproveitando todos os benefícios que a…

Como ganhar milhas, 9 atividades que vão te colocar neste mundo

Saiba como ganhar milhas conferindo 9 dicas que vão te ajudar a cair de cabeça nesse universo extraordinário Entra ano e sai ano, milhões de…

Smiles muda regras de acúmulo de milhas em voos da GOL

Entenda quais serão as mudanças de regras de acúmulo de milhas que o Smiles considerará a partir do dia 29 de março de 2021 A…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
COTAR AGORA