Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

31 jan 2018

Cartão Fidelidade TAM — Novas categorias com a oneworld

 

A aliança oneworld é uma das mais interessantes para quem faz uso de sua participação em programas de fidelidade para acumular milhas e vendê-las, devido à alta pontuação que as viagens costumam render.

Assim, viajando para o exterior é possível percorrer grandes distâncias em pouco tempo e, dessa forma, ter como negociar valores maiores na comercialização dessas milhas.

Com a fusão entre a TAM e a LAN e consequente criação da LATAM, algumas regras foram modificadas em relação à parceria LATAM e oneworld. Para saber como ela fica a partir de agora, acompanhe este texto até o final.

A LATAM

Em 2012, a TAM se fundiu com a companhia chilena LAN para dar origem ao que hoje é a LATAM Airlines, a maior empresa aérea da América Latina e uma das maiores do mundo.

Essa fusão, que unificou as marcas em uma única identidade, trouxe inúmeras mudanças para os clientes das empresas, entre elas, alterações no funcionamento dos programas de fidelidade.

Assim, o TAM Fidelidade se tornou o LATAM Fidelidade, o programa de recompensas da nova companhia, que passou a vigorar a partir de abril de 2016.

Para o cliente, as novidades foram o surgimento de novas categorias, a criação de uma nova plataforma, a possibilidade de upgrades cortesia para acompanhantes e para categorias que até então não tinham esse benefício, entre outros.

A oneworld

A oneworld é uma aliança entre companhias aéreas de diferentes países do mundo, contemplando empresas como a American Airlines dos Estados Unidos, a Ibéria da Espanha e a japonesa Japan Airlines. Reunindo 15 grandes companhias, essa rede permite que seus passageiros associados ganhem e resgatem pontos em voos e tenham acesso aos benefícios maiores do que pontuando dentro de um único programa de fidelidade.

A LATAM também faz parte dessa lista de participantes, assim como acontecia com a TAM, o que significa que o passageiro associado tem acesso a essa grande quantidade de benefícios que o programa oferece.

É como se todos os benefícios e vantagens oferecidos pela LATAM fossem multiplicados por 15 com a associação com a oneworld, o que representa algo significativo para quem acumula milhas.

As mudanças

Com a fusão que transformou TAM e LAN em LATAM, os passageiros da TAM que participavam do programa de fidelidade da oneworld tiveram que se adaptar a algumas mudanças nas regras que davam acesso aos benefícios do programa.

A primeira delas diz respeito às categorias dentro do próprio LATAM Fidelidade. Agora, elas ficam assim:

  • o cartão Black passa a ser o BLACK SIGNATURE;
  • o cartão Vermelho Plus passa a ser o BLACK;
  • o cartão Vermelho passa a ser o PLATINUM;
  • o cartão Azul passa a ser o GOLD;
  • o cartão Branco passa a ser o LATAM.

Com a mudança, o número LATAM Fidelidade passou a ser o próprio CPF do cliente. Além disso, houve uma redução do número de pontos necessários para a promoção entre categorias. Agora:

  • com 10.000 pontos ou 10 trechos é possível migrar do LATAM para o GOLD;
  • com 40.000 pontos ou 10 trechos, do GOLD para o PLATINUM;
  • com 60.000 pontos em voos LATAM e oneworld, incluindo 6 trechos em cabine superior (Premium Economy ou Premium Business) em voos LATAM, é possível migrar do PLATINUM para o BLACK;
  • com 120.000 pontos em voos LATAM, incluindo 12 trechos em cabine superior (Premium Economy ou Premium Business) em voos LATAM, é possível migrar do BLACK para o BLACK SIGNATURE.

O cartão oneworld

A oneworld possui três tipos de cartão para a participação em seu programa. São eles o Emerald, o Sapphire e o Ruby. Cada opção oferece seus benefícios próprios. Assim, é preciso ir até o site da oneworld e conferir o status do cartão oneworld.

Cada companhia aérea que faz parte da oneworld pode modificar as regras de sua participação no programa de passageiros frequentes, bem como os prêmios por viagens e as ofertas apresentadas. Também pode encerrar o programa, sempre de acordo com as regras de seu próprio programa de fidelidade.

Por isso, vale estar sempre de olho na política da LATAM em relação a essa parceria, pois como aconteceu diante da fusão entre TAM e LAN, as regras foram modificadas em função dos interesses da companhia aérea.

Os benefícios

Ao fazer um voo qualificado, enquanto associado do programa de passageiro frequente da oneworld, você acumula milhas e pontos no seu cartão. Isso traz diferentes benefícios dependendo do tipo de cartão que você possui. Entre eles estão o check-in preferencial, a passagem mais rápida pela segurança, o acesso às salas VIP e o embarque preferencial.

Existe uma hierarquia entre os cartões oneworld, sendo o Emerald o mais valorizado deles, seguido pelo Sapphire e, por fim, o Ruby.

Para o cliente LATAM, basta verificar a correspondência entre o seu cartão LATAM Fidelidade e a respectiva opção no oneworld. Confira como fazer em seguida.

A correspondência com a oneworld

Como acontecia antes da fusão, cada cartão no LATAM Fidelidade corresponde a uma categoria no programa da oneworld, que traz ao cliente os benefícios da aliança de acordo com a opção em que se enquadra.

Confira as novas categorias do cartão fidelidade LATAM:

Black Signature e Black

A categoria equivalente ao Black Signature e o Black na oneworld é a top Emerald. Nessa categoria, o cliente tem direito de usar junto com um acompanhante todas as salas VIPs da Aliança aérea, e até salas de Primeira Classe (caso estejam disponíveis) independentemente da classe em que vai voar.

Podem também fazer check-in nos balcões de primeira classe mesmo que estejam viajando de classe econômica, e irem para o avião na hora que preferirem, desde que seja antes do fechamento do portão de embarque.

Além de tudo isso, cliente Emerald também tem uma franquia adicional de bagagem e acesso a uma fast track, serviço que acelera as verificações de segurança, como raio x.

Platinum

Portadores do cartão fidelidade LATAM Platinum serão clientes Sapphire na oneworld. Entre os benefícios para essa categoria estão o acesso a qualquer sala VIP de classe executiva, o direito a um acompanhante, independentemente da classe do bilhete e poder fazer o check-in no balcão de Classe Executiva, independentemente da classe do bilhete.

Assim como o cliente Emerald, o Sapphire pode se dirigir para o avião na hora que preferir, desde que seja antes do fechamento do portão de embarque.

Gold

Equivalente a categoria Ruby na oneworld. Clientes com esse benefícios têm direito à check-in preferencial para Classe Executiva, além de assento preferencial, quando for oferecido e à lista de espera preferencial.

Não existe o benefício de acesso à sala VIP da oneworld para membros equivalentes à categoria Ruby, entretanto, sempre que o passageiro viaja em um voo qualificado da oneworld, ele acumula pontos para o status Sapphire ou Emerald, que permitem acesso às salas premium da oneworld ao redor do mundo.

Transferência de pontos entre oneworld e Multiplus

Como a LATAM é parceira da Multiplus, os participantes do programa de fidelidade Multiplus também podem resgatar passagens aéreas e acumular pontos no programa viajando nas companhias aéreas da oneworld.

Sendo assim, empresas como a Airberlin, a maior companhia aérea da Alemanha, a Malaysia Airlines, uma das poucas empresas aéreas a ser classificada como cinco estrelas pela Skytrax e a Qatar Airlines, tida como a companhia aérea do ano seguidamente pela Skytrax, são excelentes opções para o acúmulo de milhas de clientes Multiplus.

Basta solicitar os seus pontos no momento do check-in ou, então, acessar o site da LATAM e entrar em contato com a central de atendimento. É bom lembrar que o cliente Multiplus não precisa solicitar pontos viajando com a LATAM, pois nesse caso, seus pontos são acumulados diretamente na conta Multiplus.

Acumule milhas para vender

Faça uso inteligente de suas milhas. Seja convertendo os pontos obtidos em compras no Multiplus, seja usando as milhas recebidas em viagens aéreas, você pode vendê-las para empresas autorizadas. Esse processo é totalmente legal, não havendo qualquer impedimento em relação a essa comercialização de bens pessoais.

É preciso considerar a venda de milhas como uma maneira de gerar economia no seu dia a dia. Quando você acumula suas milhas e as vende, em vez de trocá-las por passagens aéreas, consegue preços mais vantajosos, dependendo da cotação.

Sendo assim, se você procurar uma empresa autorizada na compra e venda de milhas, numa época de grande procura por passagens, você pode obter um lucro maior por estar trabalhando com a lógica da oferta e da procura.

Do ponto de vista financeiro, isso pode ser um diferencial na sua vida, garantindo assim desde a possibilidade de criar uma fonte de renda extra até o acesso a qualquer outro benefício que não faz parte do seu programa de fidelidade.

É bom lembrar que uma das grandes desvantagens de programas de relacionamento é que eles restringem os benefícios a produtos e serviços de seus parceiros. Sendo assim, a venda de milhas é também uma alternativa válida para ampliar essas possibilidades e dar a você uma melhor condição financeira.

Gostou? Então compartilhe o texto nas redes sociais para que seus amigos também se beneficiem das vantagens da oneworld.

Posts relacionados

Comentários

*