Bem vindo!

Entenda tudo sobre o mundo das milhas
E descubra como lucrar mais.

Nenhum comentário

11 dicas para pagar a faculdade com tranquilidade

Dicas para pagar a faculdade

Pagar a faculdade com tranquilidade é meta de todo estudante que é responsável financeiramente pelos seus estudos. Mais do que um gasto, o pagamento do curso superior é um investimento, mas, verdade seja dita, arcar com uma mensalidade todo mês pode ser complicado.
Por isso, neste post, vamos dar dicas incríveis para planejar seus gastos com os seus estudos e tornar sua missão mais fácil. Entre elas, verificar planos de financiamento junto ao governo e bancos, tentar adiantar parcelas e pagar com o cartão de crédito para ter benefícios, como ganhar milhas. Criar uma reserva de emergência, complementar a renda ou tentar um aumento no trabalho também pode ajudar a quitar suas mensalidades sem dor de cabeça.
Confira 11 dicas para pagar a faculdade com tranquilidade:

1. Procure planos de financiamento

Uma das dicas mais preciosas para quem quer pagar a faculdade com tranquilidade é buscar opções de financiamento estudantil. Comece sua pesquisa pelas alternativas com juros mais baixos, como Prouni e Fies. Em seguida, estenda sua busca para instituições financeiras. Veja os produtos oferecidos e detalhes importantes, como juros e prazo de pagamento.
Há, ainda, a possibilidade de checar diretamente com as instituições de ensino nas quais você tem interesse em estudar (ou na instituição que já estuda). Antes de bater o martelo, coloque no papel o valor total do financiamento, prazo, condições, juros cobrados e exigências para, assim, escolher a melhor opção para você.

2. Se possível, adiante parcelas

Tem uma grana sobrando e não quer arcar com possíveis reajustes na mensalidade? Procure a secretaria financeira da sua instituição de ensino e cheque a possibilidade de adiantar parcelas.
Só um ponto requer atenção: não vale a pena fazer essa proposta e ficar sem dinheiro nenhum na reserva. Caso aconteça um imprevisto você pode ter problemas.

3. Use o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito, muitas vezes, é visto como vilão do controle financeiro. Isso não é regra. Na verdade, quando bem utilizado, o dinheiro de plástico pode trazer diversos benefícios para sua vida financeira. Use essa modalidade a seu favor.
Faça os pagamentos das suas mensalidades com cartões de crédito e aproveite vantagens como acúmulo de pontos e milhas.

4. Tenha uma reserva de emergência

Criar um fundo para gastos que não foram previstos é uma forma de se prevenir caso tenha alguma despesa inesperada ao longo do ano e, principalmente, evita recorrer a empréstimos. Quem tem uma reserva para emergências não é pego de surpresa por problemas como uma doença ou um carro quebrado, por exemplo.
O ideal é criar um fundo equivalente a cerca de três meses de despesas e colocar em um investimento que ofereça liquidez, como a poupança.

5. Complemente sua renda com vendas

Se está difícil pagar a faculdade com tranquilidade, complementar sua renda pode ser uma saída para conseguir dinheiro. Uma forma de fazer isso é apostar na venda de produtos ou serviços no campus. Tem talento para cozinhar? Docinhos, biscoitos integrais e afins são pedidas perfeitas para comer no intervalo das aulas.
Quem sabe diagramar pode oferecer serviços do tipo para pessoas que precisam de ajuda nos seus trabalhos acadêmicos. O importante é usar suas habilidades para ajudar a custear seus estudos.

6. Faça freelas

Não tem exatamente talento para vendas? Investir em freelas ou trabalhos temporários também pode ser uma saída para não ter dor de cabeça na hora de pagar a faculdade.
Mesmo quem tem emprego pode considerar a possibilidade de usar o mês de férias no trabalho oficial para conseguir uma oportunidade temporária que ofereça boa recompensa financeira. Com um bom gerenciamento do tempo, dá para dar conta de tudo sem abrir mão da diversão.

7. Aposte em iniciações científicas

A oportunidade que você busca para pagar seus estudos com tranquilidade pode estar dentro da própria faculdade. Converse com professores e colegas e veja quais são as iniciações científicas disponíveis.
Analise, claro, o aspecto financeiro, mas dá preferência para os temas que tem afinidade e/ou que, no futuro, possam oferecer possibilidades acadêmicas interessantes.

8. Tente bolsas a cada semestre

Nem só iniciações científicas oferecem bolsas para estudantes. O Governo e, até mesmo, instituições privadas oferecem auxílio financeiro para alunos de curso superior. Use a internet a seu favor para procurar as melhores oportunidades.
Não deixe, ainda, de consultar o mural de vagas da sua instituição de ensino. A oferta de bolsas é vasta, no entanto, é importante ter em mente que grande parte delas exige um CR mínimo. Mantenha suas notas lá em cima para aumentar suas chances!

9. Controle seus gastos

Não adianta nada conseguir boas oportunidades para complementar a renda se seu consumo for desenfreado. Nesse sentido, vale a pena analisar com cuidado suas finanças para ver em que área s é possível economizar e cortar custos.
Defina metas de economia para cada mês e não esqueça de controlar seus gastos para garantir que está conseguindo se manter dentro do planejamento.

10. Tente um aumento

Se você já está no mercado de trabalho não deixe de considerar a possibilidade de pedir um aumento e ter mais renda para custear seus estudos.
Caso seu curso superior tenha alguma relação com a atividade que exerce na empresa use esse argumento para mostrar para a liderança que o aumento de salário é, na verdade, um investimento em você como profissional.

11. Corte supérfluos

Controlar os gastos e aumentar sua renda são passos essenciais, mas é preciso ir além. Para pagar a faculdade com tranquilidade, abra mão dos gastos supérfluos para usar seu dinheiro para o que realmente importa.
Não é necessário deixar de se divertir, viajar e comprar coisas que precisa, mas sim de saber avaliar o que é urgente, o que pode esperar. Fazer algumas mudanças na rotina também pode ser importante. Por que não trocar o chopp de cada dia por apenas uma saída por semana? Priorizar é preciso!
Planejamento é a chave para manter as finanças em dia e evitar cometer algum dos maiores erros dos brasileiros. Siga essas 11 dicas para pagar a faculdade com tranquilidade e poder focar no que realmente importa: seus estudos e sua evolução profissional!
Conhece mais alguém que precisa de dicas para pagar a faculdade? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

O que são milhas aéreas e como você pode se beneficiar dos programas de fidelidade

Saiba tudo sobre milhas aéreas e como elas podem ser acumuladas e utilizadas em prol do seu bolso Muitas pessoas ainda não sabem o que…

Como não ter problema com o comércio das milhas aéreas

Descubra como não ter problemas com milhas e aproveitar ao máximo essa maneira de ganhar renda extra com segurança e comodidade A venda de milhas…

Bônus na transferência de pontos para os programas de fidelidade vale a pena?

Saiba o que é bônus de milhas e aprenda a calcular se essa é uma boa opção para multiplicar seu saldo e conseguir uma renda…

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
COTAR AGORA