Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

18 abr 2016

Como são os programas de milhas da TAM, Gol, Azul e Avianca?

Certamente você já ouviu falar nas vantagens dos programas de milhas Gol, LATAM, Azul e Avianca, principalmente para quem quer economizar na próxima viagem. A cada voo realizado com as companhias aéreas são acumulados pontos que depois podem ser resgatados em passagens aéreas, diárias em hotéis e outros benefícios.

O objetivo dos programas de milhagem é garantir a fidelidade dos consumidores. Afinal, quanto mais se viaja com determinada companhia, mais milhas são acumuladas. Porém, para começar a acumular pontos é necessário se inscrever no programa de fidelidade pelo site oficial da companhia escolhida, sem pagamento de taxas.

As companhias aéreas que voam no Brasil oferecem programas de milhas com vantagens exclusivas, logo, o primeiro passo é definir qual programa é mais adequado e oferece melhores vantagens de acordo com o perfil e as expectativas de cada consumidor.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos explicar como funcionam os programas de milhagem de cada companhia. Continue com a gente e descubra qual o mais vantajoso para você e, então, comece a acumular pontos nas suas próximas viagens — garantindo ainda mais voos no futuro!

Programa de milhas LATAM: LATAM Fidelidade

A LATAM, empresa que nasceu da fusão da brasileira TAM com a Chilena LAM, oferece o programa de fidelidade LATAM Fidelidade, que faz parte do programa Multiplusaqui no Brasil. Esse programa permite que os usuários acumulem pontos nos voos realizados pela companhia, gerando milhas que podem ser usadas para viajar com companhias aéreas parceiras, como a Air Canada, Air China, Copa Airlines e outros membros da Oneworld — uma rede de aliança entre várias companhias aéreas em todo o mundo.

O resgate dos pontos não se restringe às passagens aéreas. Graças à participação no programa Multiplus, quem voa pela LATAM também pode optar por trocar seus pontos por produtos ou serviços em estabelecimentos licenciados, no prazo de 2 anos.

Pontos Multiplus e Pontos Elite

A chegada da LATAM mudou um pouco as regras de pontuação nos programas de milhagens que anteriormente era da empresa TAM. Para tornar mais fácil a identificação de pontos acumulados em voos e que valem para milhagens, a LATAM criou os pontos Elite, que são diferentes dos pontos Multiplus (que podem ser acumulados em voos e lojas parceiras da Multiplus).

Para saber quantos pontos Elite seu voo vai acumular, é preciso calcular a distância do voo em milhas, mas agora multiplicar por um percentual de cada categoria de voo(que pode variar de acordo com trechos nacionais e internacionais e com a escolha do tipo de tarifa que você vai voar).

Categorias do programa LATAM Fidelidade

O programa de milhas da LATAM conta com diferentes categorias, que varia de acordo com a frequência que os passageiros e participantes do programa voam com a empresa ou companhias aliadas.

Para cada classe existem diferentes tarifas e benefícios que vão para além da viagem. Hoje a LATAM trabalha com cinco categorias:

Black Signature

Para ser Black Signature é necessário atender a uma das três regras:

  • ter 150.000 pontos Elite acumulados em voos LATAM;
  • estar voando mais de 125 trechos diferentes pela LATAM;
  • ter 120.000 pontos Elite em voos LATAM ou OneWorld, incluindo 12 trechos em cabine superior.
Black

Para ser Black, é necessário atender a uma das três regras abaixo:

  • ter 100.000 pontos Elite em voos da LATAM ou OneWorld;
  • estar voando 100 trechos LATAM;
  • ter 60.000 pontos Elite em voos LATAM ou OneWorld, incluindo 12 trechos em cabine superior.
Platinum

Passageiros Platinum precisam atender a pelo menos uma das duas regras abaixo:

  • ter 40.000 pontos Elite em voos LATAM ou OneWorld;
  • estar voando 40 trechos LATAM.
Gold

Os clientes Gold LATAM atende também a uma das duas regras abaixo:

  • ter 10.000 pontos Elite acumulados em voos LATAM ou OneWorld;
  • estar voando 10 trechos LATAM.

Voando com pontos Multiplus

O programa da LATAM também permite que os pontos Multiplus sejam usados para comprar passagens. Essa possibilidade é interessante, visto é que é possível acumular pontos não só viajando com a companhia, mas também pela utilização do cartão de crédito de bancos afiliados ao programa e em compras do dia a dia com os parceiros da Multiplus. Isso quer dizer que você sempre poderá encontrar maneiras de acumular pontos.

O programa LATAM Fidelidade visa premiar a fidelidade de seus clientes. O Multiplus, por sua vez, apresenta como grande vantagem poder trocar os pontos não só por passagens aéreas, mas também por produtos ou serviços de empresas parceiras. Por outro lado, alguns serviços, como o Km de vantagem, por exemplo, que permite a troca de pontos por tanque de combustível cobram taxas de transferência. E, nesse ponto, é preciso estar atento e avaliar se o valor da taxa não vai tornar a troca desvantajosa.

Vale lembrar que, para quem não consegue usar todas as milhas acumuladas em voos da LATAM, a possibilidade de vendê-las e ganhar dinheiro com isso existe. Dessa maneira, quando você precisar voar, pode ser mais interessante comprar as passagens em dinheiro e revender as milhas acumuladas para empresas especializadas. Dessa forma, você lucra e, ainda, ganha mais milhas ao comprar passagens com dinheiro.

Programa de milhas Gol: Smiles

Smiles é o programa de fidelidade da Gol e dá a possibilidade de acumular milhas para voar com a companhia ou com outras participantes do programa Star Alliance (Air France, Delta Airlines e KLM). À medida que o usuário acumula pontos, evolui de categoria no cartão fidelidade e passa a ter a acesso a cada vez mais benefícios, assim como acontece nos programas das empresas concorrentes. O prazo para a utilização das milhas é de 3 anos.

Acumule milhas de maneiras diferentes

O programa de milhas da Gol também permite o acúmulo de pontos de outras maneiras, que não apenas com a realização de um voo com a empresa. Hoje é possível acumular milhas:

  • fazendo voos pela Gol ou por suas companhias aéreas parceiras, que fazem parte do Star Alliance;
  • com a utilização do cartão de crédito de bancos parceiros (transferindo pontos acumulados do cartão para o programa de milhagem);
  • na compra de produtos e serviços de empresas parceiras do programa, como hospedagem em hotéis, estacionamentos, locadoras de veículos, serviços de táxi, lojas virtuais e até casas de câmbio;
  • fazendo compras com o Cartão de Crédito Smiles, que lhe ajuda a acumular ainda mais milhas.

Categorias do programa Gol Smiles

A Gol oferece quatro categorias para clientes Smiles, com diferentes benefícios:

Smiles: categoria básica
  • milhas valem por até 3 anos após sua pontuação;
  • o cliente Smiles sempre pontua quando voar pela Gol ou empresas parceiras.
Smiles Prata: 10.000 milhas acumuladas/ano
  • obtém bônus de 25% no valor das milhas acumuladas por voo;
  • pode despachar uma bagagem de até 23kg em qualquer voo Gol;
  • milhas valem por até 3 anos após sua pontuação.
Smiles Ouro: 20.000 milhas acumuladas/ano
  • pode despachar até duas bagagens de 23kg em qualquer voo Gol;
  • acesso ao GOL Premium Lounge;
  • compra do assento Gol Conforto com 50% de desconto;
  • check-in prioritário e embarque preferencial;
  • obtém bônus de 50% no valor das milhas acumuladas por voo;
  • garante acúmulo mínimo de 500 milhas por voo;
  • milhas com 4 anos de validade;
  • prioridade ao receber bagagens no desembarque.
Smiles Diamante: 35.000 milhas acumuladas/ano
  • milhas válidas por até 10 anos;
  • possibilidade de emitir um bilhete gratuito por ano para um acompanhante;
  • antecipação gratuita de voo para passageiro e acompanhante;
  • garante assentos Gol conforto para passageiro e acompanhante;
  • pode despachar até três malas de 23kg gratuitamente;
  • check-in e embarque prioritário;
  • acesso ao Gol Premium Lounge;
  • acesso às salas VIP internacionais de empresas da Star Alliance;
  • prioridade ao receber bagagens no desembarque;
  • obtém bônus de 100% no valor das milhas acumuladas por voo;
  • garante acúmulo mínimo de 1000 milhas por voo.

Use suas milhas e dinheiro para completar a viagem

Muitas pessoas deixam de usar as milhas para realizar uma viagem por não conseguirem comprar uma passagem com o volume de pontos que tem acumulado. O Smiles garante para esses passageiros a possibilidade de combinar milhas e dinheiro na hora de comprar bilhetes de quaisquer companhias aéreas, nacionais ou internacionais, que adotam o programa.

Assim, se o número de milhas não for suficiente para a compra da passagem, é possível pagar a diferença em dinheiro — e essa é uma grande vantagem para quem não voa com muita frequência.

Vale lembrar que a possibilidade de vender as milhas, para fazer dinheiro e pagar sua passagem, também é válida nesse programa.

Clube Smiles acelera o acúmulo de milhas (e aumenta sua validade)

Para acelerar o acúmulo de milhas, o Smiles oferece ainda o Clube Smiles, em que os afiliados recebem determinada quantidade de milhas todo mês, de acordo com o plano escolhido, além de aumentar seu tempo de validade (por até 10 anos). Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios e a promoção de adesão utilizando as milhas bônus.

Programas de milhas Azul: Tudo Azul

TudoAzul é o programa de fidelidade da companhia Azul que funciona com o acúmulo de crédito, a cada compra 5% do valor é creditado no cartão fidelidade. A partir de R$ 50 (cinquenta reais) acumulados, o crédito pode ser utilizado como desconto nas compras. Com as passagens aéreas são acumulados pontos, sendo que cada R$ 1 (um real) pode valer até 4 pontos.

Faça o cadastro no programa e já ganhe milhas

Um dos diferenciais do programa de milhagens da Azul é a possibilidade de já ganhar 1000 pontos ao realizar o cadastro no site. Para cadastros no balcão ou central de atendimento, você ganha 500 pontos.

Parceiros que garantem a transferência de pontos

Os cartões parceiros do programa Tudo Azul são vários. Os principais e mais utilizados são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • Caixa;
  • Porto Seguro;
  • Itaucard;
  • Credicard Sicoob;
  • Banco Votorantim;
  • Magazine Luiza.

Resgate sua primeira passagem com 5000 pontos

Na hora de resgatar seus pontos, as passagens aéreas, inclusive com destinos internacionais, custam a partir de 5.000 pontos, ou 500 pontos com o pagamento da diferença em dinheiro. O prazo para utilização dos pontos é de 2 anos, sem restrições de datas e assentos. Afinal, você precisa ter tempo para acumular seus pontos e planejar a sua viagem, não é verdade?

Você pode também aproveitar os primeiros 5000 pontos para fazer mais dinheiro vendendo suas milhas e aproveitando o valor em outras passagens!

Conte com os parceiros para acumular mais pontos

Assim como os demais programas, é possível acumular e gastar pontos com o cartão fidelidade, comprando produtos ou contratando serviços com as empresas parceiras do TudoAzul. A dica é ficar atento às taxas cobradas para os cartões de crédito e para participar do Clube TudoAzul que oferece 1.000 pontos por mês, assim como avaliar a relação custo-benefício.

Programa de milhas Avianca: Amigo

O programa de milhas Amigo funciona com acúmulo de pontos da mesma forma que os demais programas: com a compra de passagens aéreas ou utilizando o cartão de crédito para comprar com os parceiros não aéreos. As milhas acumuladas podem ser utilizadas para comprar passagens aéreas da Avianca ou toda a rede de parceiros que fazem parte da Star Alliance (a mesma da Gol). É possível também usar os pontos para adquirir produtos e serviços de empresas parceiras. A validade dos pontos é de 2 anos.

Acumulando pontos pelo programa Amigo

A principal maneira de acumular pontos no programa Amigo é realizando voos pela Avianca, tanto em trechos internos, como internacionais realizados pela companhia. A quantidade de pontos acumulados pode variar de acordo com o trecho voado e a categoria de passagem adquirida.

Para quem possui cartões do Bradesco, Santander, American Express, Banco do Brasil e Porto Seguro, é possível também acumular pontos em compras realizadas com eles. Basta transferi-los para seu perfil no programa Amigo.

Compras online em lojas como Apple, Fnac, Nike, Walmart e Polishop também garantem pontos para o programa. São mais de 50 lojas cadastradas para fornecer esse benefício.

Categorias e benefícios do programa Amigo

O programa Amigo oferece quatro categorias para seus participantes:

  • Bronze (inicial);
  • Silver (para quem tem 15.000 pontos);
  • Gold (para quem tem 45.000 pontos);
  • Diamond (para quem tem 90.000 pontos).

O programa também conta como o sistema de categorias de cartões, em que quanto mais você viaja, mais benefícios terá. O interessante no programa de milhas Amigo é que o passageiro pode cadastrar sua família, facilitando o acúmulo de pontos para o programa de fidelidade. Na hora de resgatar os pontos em passagens aéreas, é possível emitir o bilhete em nome de terceira pessoa, no entanto, se for emitido em nome próprio torna-se intransferível e não endossável.

A desvantagem desse programa é que oferece poucas opções de viagens internacionais, quando comparado aos demais programas de milhas, com apenas um destino internacional operado pela empresa (Bogotá, América do Sul) para quem alcançar a pontuação de 20 mil a 100 mil pontos.

 

E, então, pronto para começar a acumular milhas Gol, LATAM, Azul e Avianca e aproveitar os benefícios do programa de fidelidade? Para quem está precisando fazer uma grana extra — ou não está planejando viajar — vender as milhas é sempre uma boa opção para torná-las um investimento!

O que você pretende fazer com suas próximas milhas? Compartilhe com a gente sua dúvida, deixe seu comentário no post!

Posts relacionados

Comentários (2)

Escreva seu comentário

*