Entenda tudo sobre o mundo das Milhas e Viagens.

Na Hot Milhas a segurança está em primeiro lugar, mais de 1.000.000 pessoas aprovam no Facebook.

Blog

18 set 2017

Saiba como pagar a pós-graduação sem abrir mão do orçamento

Fazer sua pós-graduação não precisa representar um problema sob o ponto de vista financeiro. Existem meios para garantir o pagamento do curso e que podem ser acessados de maneira até mais fácil do que você imagina.

Com boa organização e entendimento das possibilidades que se apresentam, você pode criar alternativas para tornar viável a realização do seu curso, seja conseguindo mais tempo para quitar sua dívida, seja encontrando soluções mais econômicas.

Quer saber como fazer? Então não perca tempo. Confira como pagar a pós-graduação.

Comece se educando financeiramente

O mais importante é que você mude seus hábitos financeiros para conquistar o objetivo da pós-graduação. É isso o que fará com que o seu dinheiro renda e você não precise fazer cortes mais radicais que podem comprometer sua qualidade de vida.

Comece a se educar em função das oportunidades que o mercado financeiro oferece e das práticas mais recomendadas. Com uma boa gestão das entradas e, principalmente, das saídas, seus resultados financeiros tendem a melhorar.

Além disso, sem uma educação financeira você fica sem recursos para agir pensando num investimento de médio prazo como a pós-graduação.

Planeje-se

Independentemente da alternativa que você encontrar para bancar o seu curso, você precisará se programar para ela, mesmo que encontre opções gratuitas como passar numa faculdade pública ou conseguir uma bolsa de estudos. Nesse caso, é preciso considerar os processos de seleção e outras exigências como as notas mínimas.

Caso sua opção seja pagar, saiba que você não precisa começar o curso de uma hora para outra. Ainda mais se não tiver dinheiro para tanto. Por isso, use o tempo ocioso para planejar suas ações futuras.

Considere suas possibilidades de acordo com as condições de pagamento do curso. Começando cedo, você pode, por exemplo, aplicar esse dinheiro na Poupança para que ele renda e você tenha um montante maior para pagar as parcelas. É possível também procurar prazos maiores junto às instituições para pagar o curso.

Mude seu mindset

É importante que você não pense na pós-graduação como somente mais um gasto, mas sim como um investimento fundamental para o seu futuro. Um gasto é algo que não pode ser recuperado, já o investimento tem como marca o retorno que pode trazer.

Nesse caso, a escolha do curso de pós-graduação precisa ser vista como um grande investimento que você pode fazer pensando na sua capacitação profissional. Isso se dará nos benefícios como melhor colocação no mercado de trabalho e a possibilidade de salários maiores.

Por isso, pesquise, analise as possibilidades e considere aquilo que pode tornar real esse seu sonho.

Encontre o melhor jeito de poupar

Usar a Poupança é um caminho válido para fazer o seu dinheiro render. Entretanto, é importante considerar opções com rendimento maior.

Quando você investe em títulos de renda fixa, por exemplo, um diferencial que tem em relação à Poupança é que tem sua rentabilidade evoluindo sob juros compostos, ou seja, diariamente, os valores são atualizados em relação ao resultado anterior. Consequência: quanto mais dinheiro você juntar e mais tempo deixar rendendo, maior progresso conseguirá.

Estude sobre as aplicações de renda fixa. Opções como os CDBs, as LCI’s e o Tesouro Direto merecem sua atenção. É possível estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos para investir seu dinheiro e ter resultados melhores. Considerando a pós-graduação como um investimento de médio prazo, você pode levar entre três e cinco anos para alcançar sua meta, um tempo razoável.

Tenha uma fonte de renda extra

Caso você não consiga espaço no seu orçamento para investir, uma maneira de ganhar dinheiro em um tempo relativamente curto é fazendo um trabalho extra.

Opções para isso não faltam. Você pode usar o seu carro para lucrar dirigindo (Uber, BlaBlaCar, 99Taxis), sua própria casa alugando quartos (AirBnb) e prestando uma série de outros serviços para as pessoas.

Você pode alugar sua garagem (Parkify), cozinhar (Dinner) e realizar uma série de ações. É possível ganhar dinheiro até mesmo cuidando de animais das pessoas com o DogHero.

Assim como pode vender as suas milhas obtidas num programa de fidelidade, você pode conseguir renda extra ao longo dos meses para tornar viável o seu curso de pós-graduação.

Conheça os programas de financiamento estudantil

Não deixe de procurar junto a órgãos que incentivam a educação, as melhores possibilidades de financiamento. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), é o programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) voltado para cursos de Ensino Superior.

A maioria desses programas funciona de maneira similar: uma vez aprovado, o aluno tem seu curso financiado, parcial ou integralmente, e poderá quitar suas dívidas quando se formar.

Além do FIES, é possível encontrar financiamento nas próprias faculdades e junto a instituições particulares. Considere as condições oferecidas e faça a sua escolha.

Tente uma bolsa

No Brasil, existe a possibilidade de se obter bolsas de estudo junto a instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, como a FAPESP.

É uma excelente oportunidade para fazer seu curso gratuitamente caso você tenha como se dedicar a ele de maneira integral.

É bom lembrar que cada uma dessas instituições possui regras próprias para bolsistas. Sendo assim, procure se informar sobre o funcionamento de cada uma delas e se inscreva.

Trabalhe em empresas que paguem o seu curso

Um diferencial que muitas empresas têm oferecido é o programa de retenção de talentos. Dentre eles existem os casos em que ao menos uma parte do curso do funcionário é paga pela companhia.

Essa é uma opção interessante para quem já se encontra no mercado de trabalho. Você pode procurar junto ao seu empregador informações sobre políticas de incentivo.

Tem sido cada vez mais comum ver organizações oferecendo soluções que alinham os interesses do colaborador com os objetivos estratégicos da companhia. Nessa lógica, investir no aperfeiçoamento profissional é uma maneira de investir no próprio futuro da organização.

Gostou das dicas? Agora que você sabe como pagar a pós-graduação, saiba o que é preciso para ensinar os filhos em termos de educação financeira.

Posts relacionados

Comentários

*